Ação Social

Ciente das desigualdades sociais no Brasil e da centralização da Produção do Audiovisual Brasileiro no eixo Rio-São Paulo, a ABC Cursos de Cinema, teve, desde sua fundação, em Janeiro de 2020, a Ação Social, como um de seus principais objetivos, também com a solidariedade de nosso Corpo Docente.

No escopo de nosso Edital do CTAV/ANCINE/FSA/BRDE, em 2019, nossa proposta já continha a distribuição de Bolsas Integrais de Estudo. Instalada nas Casas Casadas, sede da RioFilme, no Rio de Janeiro, a ABC Cursos de Cinema assumiu contratualmente a responsabilidade de distribuição de Bolsas Integrais no âmbito municipal.

Já com o reconhecimento operacional instalado nessa área, a ABC Cursos de Cinema recebeu a adesão de outras entidades como o LATC – Latin American Training Center, Instituto Querô, Casa Roberto Freire da Secretaria de Ação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, DEGASE – Departamento Geral de Ações Socioducativas do Estado do Rio de Janeiro, Conspiração – Produções Cinematográficas e ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, parceiros permanentes em nossas ações.

Inclusão Social

Em sintonia com as políticas de Inserção Social da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, a ABC Cursos de Cinema se integrou a seu Grupo de Trabalho de Inclusão Social e passou a coordenar a distribuição também de Bolsas Integrais, com os critérios de seleção levando em conta: Renda, Diversidade de Gênero, Diversidade Racial, Descentralização Geográfica, Vulnerabilidade Social e Territorial e Interesse Específico Demonstrado.

Exibição dos filmes de alunos da Casa Paulo Freire, um dos abrigos da Prefeitura do Rio de Janeiro

Bolsas

RioFilme – 19
CTAV – 2
ANCINE – 12
Instituto QUERÔ – 7
CAI-BAIXADA/ DEGASE / RJ – 14
CASA ROBERTO FREIRE da Prefeitura do Rio de Janeiro – 39
ABC – Associação Brasileira de Cinematografia – 58

ABC Cursos de Cinema – 33

Até 14.04.22, 395 bolsas distribuídas, sendo 37% de todas matrículas da ABCCC

Inclusão Geográfica

Acessibilidade

Além disso, promovemos o Curso de Acessibilidade e Audiodescrição, Online ao Vivo, com a mentoria de Georgea Rodrigues e Cida Leite, experientes profissionais de Acessibilidade em Audiodescrição, Libras e Closed Caption.

O resultado desse trabalho está demonstrado, na prática, na Audiodescrição dos curtas ESCAPE e O DESPERTAR DE ANITA, realizados pelos estudantes das turmas de 2020, com a supervisão dos Instrutores da ABC Cursos de Cinema.

ESCAPE

O DESPERTAR DE ANITA

Parceiros

Rua Leite Leal, 45    Laranjeiras    Rio de Janeiro   RJ    22240-100      Whatsapp +55 21 97381-3466     e-mail: secretaria@abcinecursos.org.br