TÉCNICA E ARTE NA EDIÇÃO CINEMATOGRÁFICA

por Tainá Menezes

Este curso está desenhado para editores, estudantes, cineastas e videoastas independentes, que desejam aprender técnicas e conceitos de edição criativa, aplicáveis a qualquer programa de edição.

O curso irá combinar teoria e prática para que os alunos adquiram as habilidades necessárias para editar tanto documentários quanto filmes de ficção.

Os alunos serão guiados através dos diferentes estágios da edição: organização e seleção do material bruto; estrutura narrativa; edição de diálogos e edição de som.

Também  serão trabalhadas questões relacionadas ao tempo e ao ritmo cinematográficos, a construção do espaço fílmico e a edição de material de arquivo.  

CONTEÚDO DO CURSO

 A ARTE DA EDIÇÃO CINEMATOGRÁFICATainá Menezesh
1Fundamentos Históricos e Teóricos da Montagem Cinematográfica: Ética da Montagem e Construção do Espaço Fílmico 2
 Ética da Montagem e Construção do Espaço Fílmico  
2Categorias Estéticas da Montagem 2
3Começando a edição: organização e seleção do material bruto 2
4Primeiro corte: estrutura narrativa e construção de arcos sequenciais (documentais e dramáticos) 2
5Tempo e ritmo cinematográficos 2
6Montagem de Material de Arquivo: Reciclagem e Expressividade 2
7Exercício prático 1: Edição de um curta documentário utilizando a técnica de reapropriação de material de arquivo 2
8Técnicas e conceitos para a Edição de filmes de ficção 2
9Exercício Prático 2: Edição curta-metragem de ficção: Leitura e decupagem do roteiro, organização e seleção do material. 2
10Edição do Curta 1 – Primeiro corte 2
11Edição do Curta 2 – Corte fino e edição de som 2
12Apresentação dos filmes e comentários finais  2
  horas do curso24
foto Taina

Tainá Menezes

Editora de Cinema e Televisão

Mestre em cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema (PPGCINE – UFF, 2018). Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade PARIS 8, França (2005). Possui Especialização em Montagem Cinematográfica (curso regular) – EICTV, Cuba (2008) e Especialização em Cinema Documentário – ENS Louis Lumière, França (2009). Trabalha profissionalmente como editora de cinema e televisão no Brasil desde 2009. Editou diversos programas para a televisão, entre eles, as séries documentais: Amores Livres, dirigida por João Jardim para o GNT; Viver para Contar para o Discovery Channel. Chegadas e Partidas, Apartamento 302 e Apartamento 502, para o Canal Brasil. Ainda para o GNT editou a série dramatúrgica Os Homens São de Marte e é para Lá que Eu Vou e os programas de culinária Tempero de Família e Perto do Fogo. Para o Cine Brasil, editou a série documental Amores Cubanos, dirigida por Alice de Andrade. Para o cinema, editou os documentários Brasil vs Brasil, de Marcos Prado e Memória Cubana, de Alice de Andrade. Como diretora dirigiu o documentário Circo Voador – A Nave.

FORMATO

Online ao Vivo –  12 sessões de 2 horas – 24h

Horário Segundas, Quartas e Sextas das 18:30 às 20:30

Número máximo de participantes : 20

Início : 18 de Janeiro de 2021

INVESTIMENTO

À Vista:  R$ 720,00

Parcelado:  3 x R$ 240,00 

Teams2

Plataforma Microsoft Teams Educacional

Nossos Cursos Online Ao Vivo são realizados na plataforma Microsoft TEAMS Educacional totalmente gratuita, que combina videoconferências e organiza arquivos e outros recursos como numa sala de aula.
O Microsoft TEAMS Educacional é hoje usado em cerca 138mil instituições de ensino no mundo e seu uso aumentou em 894% de janeiro para junho de 2020.
Ao se matricular você receberá instruções para o download e login e senha para seu uso. Nosso suporte técnico estará disponível para você desde a instalação do Microsoft TEAMS até sua entrada em seu curso escolhido.