Editando a Imagem no Audiovisual

por Tainá Menezes

Este curso está desenhado para editores, estudantes, cineastas e videomakers independentes que desejam aprender técnicas e conceitos de edição criativa, aplicáveis a qualquer programa de edição.

O curso irá combinar teoria e prática para que os alunos adquiram as habilidades necessárias para editar qualquer produto audiovisual.

Os alunos serão guiados através dos diferentes estágios da edição: organização e seleção do material bruto; estrutura narrativa; edição de diálogos e edição da imagem e do som.

Também serão trabalhadas questões relacionadas ao tempo e ao ritmo cinematográficos, a construção do espaço fílmico e a edição de material de arquivo.

As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

por Mari Porlan

O estudante matriculado no Curso completo participará da edição de curtas-metragens, no módulo prático.

Os curtas serão dirigidos por estudantes do Curso de Direção e filmados e colorizados pelas equipes das outras turmas do Programa Modular. 

Pré-requisito: ter um computador onde possa ser instalado programa grátis DaVinci Resolve

 As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

Conteúdo dos Módulos

módulo teórico                                                                               EDITANDO A IMAGEM NO AUDIOVISUALTainá Menezesh
DaVinci Resolve IMari Porlan2
História / Teoria da Montagem I 2
Linguagem CinematográficaJ,C. Oliveira2
História / Teoria da Montagem II 2
DaVinci Resolve IIMari Porlan2
Linguagem Cinematográfica IIJ,C. Oliveira2
   
módulo prático                                                                              EDITANDO A IMAGEM NO AUDIOVISUAL  
Assistência de Edição I Liana Riente2
Assistência de Edição II Liana Riente2
Mentoria DaVinci ResolveMarí Porlan2
Teoria da Montagem III / Mentoria  – Edição I 2
Linguagem Cinematográfica III / Mentoria EdiçãoJ,C. Oliveira2
Teoria da Montagem IV / Mentoria edição II (Picture lock) 2
 horas do curso24

FORMATO

24h – 12 sessões de 2 horas

HORÁRIO

 Segundas e Quartas – 18:00 às 20:00

INÍCIO

JANEIRO 2023

INVESTIMENTO

À vista:  R$ 960,00 ou 6 x R$ 160,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito 

MATRÍCULAS

CERTIFICADO

Tainá Menezes - Editora

Tainá Menezes

Editora de Cinema e Televisão

Mestre em cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema (PPGCINE – UFF, 2018). Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade PARIS 8, França (2005). Possui Especialização em Montagem Cinematográfica (curso regular) – EICTV, Cuba (2008) e Especialização em Cinema Documentário – ENS Louis Lumière, França (2009). Trabalha profissionalmente como editora de Cinema e Televisão no Brasil, desde 2009. Editou diversos programas para a Televisão, entre eles, as séries documentais: Amores Livres, dirigida por João Jardim para o GNT; Viver para Contar para o Discovery Channel. Chegadas e Partidas, Apartamento 302 e Apartamento 502, para o Canal Brasil. Ainda para o GNT editou a série dramatúrgica Os Homens São de Marte e É para Lá que Eu Vou e os programas de culinária Tempero de Família e Perto do Fogo. Para o Cine Brasil, editou a série documental Amores Cubanos, dirigida por Alice de Andrade. Para o Cinema, editou os documentários Brasil vs Brasil, de Marcos Prado e Memória Cubana, de Alice de Andrade. Como diretora, dirigiu o documentário Circo Voador – A Nave.

J.C. Oliveira

Editor de Audiovisual

J.C. Oliveira é editor audiovisual, com experiência na pós-produção de projetos de cinema, TV, internet e realidade virtual. Formado em Cinema na UFF, Mestre em Mídias Criativas na ECO-UFRJ. Trabalhou na como editor de diversos projetos, em canais como Globo, GNT, Multishow, TV Brasil, MTV, Futura e outros. Já deu aula de edição nos cursos de Cinema da UFF e Rádio e TV da UFRJ, além de Pro-Class e na AIC.

Racquel Fontenele

Editora de Vídeo

Formada em Artes Visuais pela UERJ. Ex-aluna do curso Editando a Imagem no Audiovisual pela ABC. Trabalha editando vídeos para redes sociais, YouTube e curta-metragem.

Liana Riente

Assistente de Edição

Formada em Publicidade e Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Iniciou sua carreira em pós-produção como estagiária de edição na Manjubinha Filmes, em 2011. Desde então, trabalhou em diversas produtoras do mercado carioca como TvZero, Conspiração Filmes e A Fábrica como assistente de edição. Dentre os projetos que trabalhou, destacam-se as séries “Me Chama de Bruna” da Fox, “Os Homens são de Marte e É Pra Lá Que Eu Vou” do GNT e o filme “Atravessa a Vida” de João Jardim.