Cenografia para o Audiovisual

por Emily Pirmez

O curso propõe um olhar apaixonado e que salienta a prática da cenografia na produção audiovisual brasileiro. Enfatizando o viés experimental priorizando exercícios como: expressão gestual, conceito e relação com a forma aplicada, análise técnica, leitura comentada de roteiro, apuro do olhar e treino da observação, conhecimento multidisciplinar e realização simplificada de maquetes físicas.

Estrutura-se em 06 módulos que mesclam teoria, portfólio do docente e experimentação de fundamentos importantes para o conhecimento cênico como: grafia, superfície, cor, forma, dinâmica, tecnologia. Alguns substantivos nortearão as etapas do aprendizado segundo a sequência de ações do trabalho: reflexão Ideia, expressão, produção/custo, confecção, utilização /conclusão.

O curso visa apresentar os fundamentos da Cenografia através do reconhecimento das etapas e das dinâmicas de atuação do cenógrafo, visualizando filmes do currículo do docente nos quais a concepção formal se destaca e discorrendo sobre as habilidades e o desenvolvimento do trabalho. Em paralelo, vivenciar a Cenografia atrelada aos outros departamentos da produção áudio visual como roteiro, direção, produção de arte, figurino, efeitos especiais assim como também aos segmentos do próprio departamento cênico como: cenotécnica, pintura, adereços, produção de objetos, produção gráfica.

GRADE CURRICULAR

 CENOGRAFIA PARA O AUDIOVISUALEmily Pirmezh
    
1Teoria: REFLEXÃO – Introdução – Elementos básicos 2
 Prática: Leitura de Roteiro e desenvolvimento da grafia com desenhos de observação  
    
2Teoria: IDEIA – Ferramentas – Cores 2
 Prática: Análise Técnica e desenvolvimento da grafia com desenhos de observação  
    
3Teoria: EXPRESSÃO – Apresentação de materiais e superficies 2
 Prática: Destacar Glossários e termos técnicos. Começo da maquete. (volumetria, escala, retas,  
 curvas, ângulos)  
    
4Teoria: PRODUÇÃO/ CUSTO – Espaço, lugar e locação e aplicações da forma, da transformação e das aparências 2
 Prática: As áreas afins, as fábricas de cenários e atividades de estudo do movimento. Pesquisa de  
 similares, a seleção e escolhas pontuais.  
    
5Teoria: CONFECÇÃO – Fábricas de cenários e as equipes 2
 Prática: Mapear equipes, prazos e desenvolvimento.  
    
6Teoria: UTILIZAÇÃO/ CONCLUSÃO – Reconhecimento dos sistemas de reprodução cênica e inovação pessoal
 2
  Prática: Desdobramentos, registros e finalização.  
    
  horas do curso12

Emily Pirmez

Diretora de Arte e Cenógrafa

Emily Pirmez é artista plástica, cenógrafa e diretora de arte. Atuou no teatro como cenógrafa e também com pintura de arte e adereços. Desde 2011 faz parte do ponto de cultura Palco Escola do Armazém Cultural das Artes. Desde 2011 faz parte do ponto de cultura Palco Escola do Armazém Cultural das Artes. 

Trabalhou em documentários como o Rio de Janeiro de Ho Chi Minh, Porto da Pequena África, Últimas Conversas, Missão 115, nas séries Baile de Máscaras, Bandidos na TV e participou de filmes como VENDO OU ALUGO, FLORES RARAS, TAINÁ A ORIGEM, 180 GRAUS, MAUÁ O IMPERADOR E O REI, MEM’RIAS DO CÁRCERE entre outros.

FORMATO

Online ao Vivo  12h – 6 sessões de 2h

Quintas das 19:00 às 21:00

Em breve

Receba seu  Certificado de Conclusão

PROMOÇÕES

Valor do Curso – R$ 360,00 ou 3 x R$ 120,00

Sócio da ABC com 25% de Desconto*

Ex-Aluno da ABC Cursos de Cinema com 10% de Desconto*

* Descontos não cumulativos

Teams2

Plataforma Microsoft Teams Educacional

Nossos Cursos Online Ao Vivo serão realizados na plataforma Microsoft TEAMS Educacional totalmente gratuita, que combina videoconferências e organiza arquivos e outros recursos como numa sala de aula.
O Microsoft TEAMS Educacional é hoje usado em cerca 138mil instituições de ensino no mundo e seu uso aumentou em 894% de janeiro para junho de 2020.
Ao se matricular você receberá instruções para o download e login e senha para seu uso.Nosso suporte técnico estará disponível para você desde a instalação do Microsoft TEAMS até sua entrada em seu curso escolhido.