Nascido em Taiwan, em 1967, vive no Brasil, no Rio de Janeiro, desde 1970. Se formou em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Começou como Assistente de Direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 70 longa-metragens como Assistente de Cineastas de sucesso, entre eles: Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo Salles, Rosane Svarztman e Roberto Santucci.
Hsu Chien dirigiu mais de 8 curtas-metragens, recebendo mais de 20 prêmios em Festivais brasileiros e internacionais. Entre os prêmios, destaque para Melhor curta de ficção em 2015 por “Flerte”, no Grande Prêmio da Academia de Cinema Brasileiro, e melhor curta no LABRF 2015.
Em 2014, foi convidado para dirigir uma série no Multishow, “Por isso eu sou Vingativa”. No mesmo ano, foi convidado por Miguel Falabella e a diretora geral Cininha de Paula para dirigir na Rede Globo, dois seriados: ‘Sexo e as negas” e “Pé na cova”.
Em 2017 dirigiu seu primeiro longa-metragem: “Ninguém entra ninguém sai”, baseado em conto de Luis Fernando Veríssimo e distribuído pela Imagem Filmes.
Em 2019 dirigiu seu segundo longa-metragem, “Quem vai ficar com Mario?”, com distribuição da Paris Filmes e Warner, com lançamento previsto para 2020.