

SESSÕES GRATIS

Sessão CAVÍDEO
Homenagem ao diretor Sérgio Ricardo e ao diretor de fotografia Dib Lufti, com a presença de Marina Luftti, produtora e filha de Sérgio Ricardo e Daniel Paes – coordenador do Núcleo Audiovisul SÉRGIO RICARDO MEMÓRIA VIVA e Caví Borges produtor e distribudor da obra.
realização




O CINECLUBE CASAS CASADAS é uma união de esforços de várias organizações que existem em torno de um sentimento em comum:
O AMOR PELO CINEMA
O CINECLUBE CASAS CASADAS é constituido de Sessões Diversas e Inclusivas, apresentando:
– Sessão ABCCC dedicada à apresentação do Cinema Estudantil Brasileiro, com projeção e discussão com os autores Online ao Vivo.
– Sessão RIOFILME apresentando e discutindo os títulos de suas Co-Produções.
– Sessão CINECLUBE CAVÍDEO dedicada ao Cinema Brasileiro Hístórico.
– Sessão CINECLUBE HSU CHEIN dedicado a discussão de Filmes Conteporaneos.
– Sessão CINECLUBE CULTNE apresentando obras ao Cinema Brasileiro Negro.
– Sessão CINE ACADEMIA coordenado pelo acadêmico e diretor cinematográfico Carlos Diegues para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
– Sessão ELAS POR ELAS dedicado a discussão de Filmes feitos por Mulheres, organizados por Silvia Gangemi, ABC e Bia Marques.
O CINECLUBE CASAS CASADAS é totalamente GRATUITO, acontecerá às Segunda-Feiras de forma híbrida, com uma reunião presencial ( quando possível )numa sala da ABC Cursos de Cinema, acoplado com um encontro que será transmitido Online ao Vivo para todos os amantes de Cinema que se inscreverem.
As Sessões são programadas e divulgadas por todos esses grupos de forma conjunta e apresentadas às Segunda-Feiras e transmitidas Online ao Vivo por nossa plataforma TEAMS.
Ao se inscrever você receberá o link dos filmes e o link dos Debates todo Sábado às 12:00
Não é necessáro se inscrever mais que uma vez.no Cineclube
Quem somos

CAVÍDEO - Locadora e Produtora
Locadora especializada em filmes de arte que depois virou tambem produtora e distribuidora. Já organizou mais de 450 mostras de filmes nesses ultimos 15 anos e ajudou a fundar cerca de 30 cineclubes no Rio de Janeiro. Como produtora já fez cerca de 300 filmes entre curtas, medias e longas. Acabou de inaugurar nas CASAS CASADAS o ESPAÇO CULTURAL CAVIDEO que disponibiliza seu acervo em dvd gratuitamente.

Caví Borges
Diretor e Produtor Cinematográfico
Fundador da Cavideo locadora, referencia dos cinéfilos cariocas que depois se tornou tambem produtora e distribuidora.
Como diretor já realizou 15 longas, 52 curtas, 5 webséries e 7 séries de tv ganhando 178 premios em festivais nacionais e internacionais.
Como produtor já realizou 72 longas, 154 curtas, 9 webséries, 12 séries de TV e varios clipes, videodanças e videoartes.
Seu longa CIDADE DE DEUS 10 ANOS DEPOIS foi exibido em mais de 60 festivais internacionais e hoje se encontra disponivel na NETFLIX em 130 países.

Ricardo Cota
Coordenador e Curador de Conteúdo
Ricardo Cota atua na Crítica Cinematográfica há mais de 30 anos. Membro da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) foi jurado e correspondente em festivais no Brasil e no exterior, como Cuba, Miami, México, Cannes e Berlim. De 2015 a 2020 ocupou o cargo de Curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna, sendo responsável pela revitalização do espaço com uma programação voltada prioritariamente para o cinema brasiliero, mas que também realizou eventos internacionais, como a vinda do Diretor de Fotografia Vittorio Storaro ao Brasil, em 2018. Junto com o cineasta Silvio Tendler, foi Curador do 53 Festival de Brasília do Cinema Brasilero. Atualmente, é Curador do Festival do Rio.

Hsu Chien
Diretor Cinematográfico
Nascido em Taiwan, em 1967, vive no Brasil, no Rio de Janeiro, desde 1970. Se formou em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Começou como Assistente de Direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 70 longa-metragens como Assistente de Cineastas de sucesso, entre eles: Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo Salles, Rosane Svarztman e Roberto Santucci.
Hsu Chien dirigiu mais de 8 curtas-metragens, recebendo mais de 20 prêmios em Festivais brasileiros e internacionais. Entre os prêmios, destaque para Melhor curta de ficção em 2015 por “Flerte”, no Grande Prêmio da Academia de Cinema Brasileiro, e melhor curta no LABRF 2015.
Em 2014, foi convidado para dirigir uma série no Multishow, “Por isso eu sou Vingativa”. No mesmo ano, foi convidado por Miguel Falabella e a diretora geral Cininha de Paula para dirigir na Rede Globo, dois seriados: ‘Sexo e as negas” e “Pé na cova”.
Em 2017 dirigiu seu primeiro longa-metragem: “Ninguém entra ninguém sai”, baseado em conto de Luis Fernando Veríssimo e distribuído pela Imagem Filmes.
Em 2019 dirigiu seu segundo longa-metragem, “Quem vai ficar com Mario?”, com distribuição da Paris Filmes e Warner, com lançamento previsto para 2020.

Silvia Gangemi, ABC
Diretora de Fotografia
Me formei em Design Gráfico pela Puc-Rio. Trabalhei com artes plásticas, fiz cursos de pintura, inclusive em Londres.
Trabalho com cinema há mais de 20 anos, sempre no departamento de fotografia. Fui foquista por 17 anos, quando tive a oportunidade de trabalhar com Diretores de Fotografia consagrados, como Jacques Cheuiche, Walter Carvalho, Affonso Beato, ASC, ABC, Adrian Teijido, ABC ,Nonato Estrela, ABC, Zé Bob, ABC , Pedro Farkas,ABC entre muitos outros.
Hoje trabalho como Diretora de Fotografia e Operadora de Câmera. Fiz mais de 60 longas/séries. Muitos se encontram no meu IMDB.
Entre os trabalhos como Diretora de Fotografia, destaco “OBS-Orquestra Brasileira de Sapateado”, em que ganhamos o prêmio “Hollywood International Independent Documentary Awards” em Hollywood, 2018, e “Enfim, Júlia”, Premio Melhor Promo Júri Popular no Festival Internacional de Televisão,
Sou socia da ABC desde 2001, e atualmente faço parte de seu Conselho.
Também faço parte do Grupo de Trabalho (GT) da ABC Rio contribuindo para as Master Classes que ocorreram no Rio no MAM, incluindo a do Vitorio Storaro.
