

Diferenciais de Qualidade na Imagem Cinematográfica
por Carlos Ebert, ABC
Esse curso trata de cinco tópicos que se entendidos e colocados em prática, podem mudar a qualidade das suas imagens. São eles:
Definição e resolução espacial: Aproximar a nitidez das imagens captadas daquelas percebidas pelo olhar
Latitude (dynamic range) ou quantidade de níveis de luminância (brilho), que a sua imagem deve apresentar para reproduzir todas as nuances de luz e contraste presentes na cena
Extensão do espaço de cor: Aproximar as cores captadas em tonalidade e saturação daquelas percebidas pelo olhar, e poder manipula-las de forma expressiva para adequá-las à narrativa audiovisual da história que está sendo contada
Ajustes na resolução temporal das imagens (cadência ou quadros por segundo), para apresentar todos os detalhes dos movimentos presentes na cena
As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h, para quem perdê-las.
Conteúdo do Curso
CINEMATOGRAFIA – DIFERENCIAIS DE QUALIDADE | Carlos Ebert, ABC | h | |
1 | Acuidade visual e resolução espacial. Função de transferência de modulação (MTF) | 2 | |
2 | Da cena ao sensor através da objetiva. Montagem do sinal de vídeo e digitalização | 2 | |
3 | O contraste como principal diferencial na visão. Contraste e resolução espacial | 2 | |
4 | Reproduzindo o contraste da cena na latitude da câmera. Resolução radiométrica e profundidade de bit | 2 | |
5 | Cor: aditiva (luz) e subtrativa (pigmento). Espaço de cor da visão humana e espaços de cor dos formatos de imagem digital | 2 | |
6 | Resolução temporal: fps (quadros por segundo) na captura e na reprodução das imagens cinematográficas digitais | 2 | |
7 | RAW x CODECS. Compressão (descarte de redundância) DCT e wavelets | 2 | |
8 | Revisão, perguntas e respostas, resolução de dúvidas, encerramento. | 2 | |
horas do curso | 16 |
FORMATO
16h – 8 sessões de 2 horas
Horários :
Terças e Quintas das 18:00h às 20:00h
Número máximo de participantes : 20
Início: NOVA DATA EM MAIO
INVESTIMENTO
À vista: R$ 640,00 ou 3x R$213,30
ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
Sócio da ABC com 25% de Desconto*
Ex-Aluno da ABC Cursos de Cinema com 10% de Desconto*
CERTIFICADO


Carlos Ebert, ABC
Diretor de Fotografia
Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade.
No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.
Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias. Mais recentemente fotografou as séries O Colorido Mundo de Dalton e Superfamília, além do longa Passagem Secreta de Rodrigo Grota.
Vem se dedicando ao ensino da cinematografia nos últimos 15 anos, tendo lecionado na Academia Internacional de Cinema SP, na Pós graduação em documentário da FGV, ECA-USP e em cursos livres na Quanta SP.