
Continuidade para Cinema, TV e Streaming
por Mara Cecília e Mari Macedo

A principal característica do profissional de Continuidade é supervisionar o roteiro, aprofundando o entendimento da narrativa, da linguagem e das necessidades da direção, para realização do projeto e posterior montagem. Este profissional organiza as diversas informações, antes e durante a realização do set, de forma criativa e eficiente. Transfere à montagem as indicações de como cada plano foi executado e as decisões da direção sobre cada um deles.
Neste sentido, pretendemos, com este curso, elencar as características de um profissional de continuidade, que supervisiona o roteiro desde a leitura até a montagem, garantindo que a narrativa seja contada sem sobressaltos, na tentativa de evitar erros para o público espectador e organizar, de maneira prática, as informações técnicas e de produção para a finalização do projeto.
É também característica desta profissão passar por várias etapas da produção, desde a pré-produção até a desprodução do material filmado. São de sua responsabilidade diversas atividades além daquelas ligadas ao figurino ou à direção de arte, onde, em geral, os erros são identificados pelo público. Revendo essas atividades, pretendemos distanciar o estudante da ideia de que o “erro” é uma responsabilidade apenas deste profissional.
Para o estudo das etapas de trabalho, utilizaremos as ferramentas necessárias para que o/a aspirante a profissional de continuidade possa desenvolver esta função do departamento de direção, que visa, principalmente, o armazenamento e distribuição de toda informação gerada desde o roteiro, preparação e filmagem, para montagem e finalização de um projeto.
As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

As aulas práticas consistirão no acompanhamento das filmagens dos curtas-metragens que serão realizados pelos alunos dos diversos cursos da ABC Cursos de Cinema no presente trimestre. Os estudantes matriculados no curso de Continuidade poderão ser selecionados para a posição de continuísta ou assistente de continuidade em nossos curtas-metragens.
Conteúdo do Curso
módulo téorico CONTINUIDADE PARA CINEMA, TV E STREAMING | Mara Cecília | h | |
e Mari Macedo | |||
1 | Apresentando os departamentos de uma equipe através de seus profissionais | 2 | |
2 | A Pré-produção – decupagem do roteiro | 2 | |
3 | A pré-produção – Formulários, softwares, o workflow | 2 | |
4 | O Set: equipamentos de Som e Câmera. Informações para a montagem | 2 | |
5 | O Set: racord e as posições de câmera | 2 | |
6 | A desprodução do projeto: formulários | 2 | |
horas do módulo | 12 | ||
módulo prático CONTINUIDADE PARA CINEMA, TV E STREAMING | Mara Cecília | h | |
e Mari Macedo | |||
7 | Aula prática na filmagem de Curta da ABCCC | 6 | |
8 | Aula prática na filmagem de Curta da ABCCC | 6 | |
horas do módulo | 12 |
FORMATO
Online ao Vivo 12h – 6 sessões de 2 horas
Presencial 12h – 2 sessões de 6 horas
HORÁRIO
Quartas e Sextas das 19:00 às 21:00
INÍCIO
Segunda 11 de Julho de 2022
INVESTIMENTO
À vista: R$ 960,00 ou 6 x R$ 160,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
MATRÍCULAS
CERTIFICADO


Mara Cecília
Continuísta
Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ, em 2015, e graduada em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), em 2009, é profissional da área de Comunicação desde 1984, trabalhando em produções para Cinema, TV aberta e fechada.
Trabalhou em documentários e filmes de ficção de curta, média e longa-metragem, em seriados e novelas para TV Globo, TV Manchete e Bandeirantes, além de produções audiovisuais independentes. Paralelamente,
desenvolve pesquisa em Teoria da Informação.
Atuou e atua em filmes de longa, média e curta-metragem, brasileiros e estrangeiros, destacando os longas: TANGA, DEU NO NEW YORK TIMES (1985), do Henfil; PRISONER OF RIO (1987), de Lech Majewski; PURE JUICE (1989), de Stefano Rolla; GÊMEAS (1999), de Andrucha Waddington; A GRANDE FAMÍLIA – O FILME (2007), de Maurício Farias; QUASE MEMÓRIA (2014), de Ruy Guerra, VAI QUE DÁ CERTO 2 (2015), de Maurício Farias, UM TIO QUASE PERFEITO (2016), de Pedro Antônio; MINHA VIDA EM MARTE (2018) e MINHA MÃE É UMA PEÇA 3 (2019), ambos de Susana Garcia.
Também atuou e atua em séries, minisséries e telenovelas para todas as mídias, como para a extinta Rede Manchete, em A MARQUESA DE SANTOS (1984), AMAZÔNIA (1991) e XICA DA SILVA (1996). Na TV Globo, onde trabalhou de 2000 a 2012, fez parte das equipes de vários núcleos de gêneros distintos, como em LINHA DIRETA, CARGA PESADA, UM SÓ CORAÇÃO, A GRANDE FAMÍLIA (durante 8 anos), ALINE e TAPAS E BEIJOS.
Para players, em séries como A DIVISÃO (2017), para o Multishow e Globoplay, IMPUROS (2019), para Fox Premium, e no longa PAI EM DOBRO (2020), para a Netflix.

Mari Macedo
Assistente de Direção e Continuísta
Trabalha há doze anos com produções audiovisuais e soma mais de trinta longas-metragens, curtas e séries.
Atua na equipe de Direção em diferentes perfis de produções. Destaque para sua participação como primeira assistente de direção em TEMPORADA e NO CORAÇÃO DO MUNDO (ambos produção da Filmes de Plástico) e MORMAÇO.
Como Continuísta, atuou em produções de destaque como UM CONTRA TODOS (todas as quatro temporadas), para FOX Premium, e DOM, para Amazon Prime.
Desde 2013, ministra aulas e oficinas de Assistência de Direção e Continuidade.
Link IMDB
https://www.imdb.com/name/nm3531520/?ref_=nv_sr_srsg_0