

Conversações sobre a História do Cinema Brasileiro
por Hernani Heffner, ABC
O Cinema Brasileiro é uma expressão artística que tem ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional. Seus diretores e atores estão entre os mais renomados do mundo. Mesmo com toda a qualidade dos filmes produzidos no Brasil, o público ainda pouco conhece a História do Cinema Brasileiro.
Por isso, é muito importante que os estudantes conheçam a História dessa Arte. Só assim eles poderão apreciar ainda mais os filmes que são produzidos atualmente. Além disso, conhecer a História do Cinema Brasileiro é também conhecer a História do nosso país.
Então, se você é estudante, não deixe de conhecer a História do Cinema Brasileiro. É um assunto muito interessante e que vai te ajudar a compreender melhor a nossa Cultura.
E se você é professor, incentive seus alunos a estudarem essa arte. É fundamental que eles entendam a importância do Cinema Brasileiro para o nosso país.
As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h, para quem perdê-las.
Conteúdo do Curso
CONVERSAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA BRSILEIRO | Hernani Heffner, ABC | h | |
1 | LIMITE – o começo | 2 | |
2 | Humberto Mauro – Cinema Mineiro | 2 | |
3 | Vera Cruz – importando modelos | 2 | |
4 | Nelson Pereira dos Santos – se libertando do Colonialismo | 2 | |
5 | O Cinema Novo – enfim o modernismo | 2 | |
6 | Seca financeira – Retomada – Pós retomada | 2 | |
horas do curso | 12 |
FORMATO
12h – 6 sessões de 2 horas
HORÁRIO
Sábados às 10:00h
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
De R$858,00 por R$ 600,00 por tempo limitado ou 3 x R$ 200,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
MATRÍCULAS
CERTIFICADO


Hernani Heffner, ABC
Pesquisador e atual Gerente da Cinemateca do MAM
Graduado em Comunicação Social/Cinema pela UFF.
Começou a carreira profissional na Cinédia em 1986, onde trabalhou com levantamento de fontes e dados e coordenou a restauração de filmes como “Ébrio”, “Alô! Alô! Carnaval!” e “Bonequinha de Seda”. Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ em 1983 como voluntário, virando funcionário em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo em 1999 o cargo de Conservador-Chefe. No ano seguinte passa também a lecionar em diversas universidades e cursos livres como a UFF, Fundação Getúlio Vargas, Fundação de Artes do Paraná, Usina João Donato, Vila das Artes e Puc-Rio, onde está licenciado. Atuou como pesquisador audiovisual em filmes como “Vala Comum” e “O Contestado – Restos mortais”. É autor da pesquisa e do roteiro do vídeo “A lógica do Silêncio”, sobre a atuação da censura durante a ditadura civil-militar. Escreveu mais de 100 verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro, assim como dezenas de artigos e textos para catálogos, revistas e livros. Foi Curador do Festival Cine Música, de 2007 a 2014, e da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto – CineOP, de 2012 a 2016, assim como de inúmeras mostras para instituições como o CCBB, Caixa Cultural e Fundação Clóvis Salgado. Assinou a curadoria das exposições “4 x 3: A Arte do Cartaz de Cinema”, “Esboço de Cinema – A Arte do Storyboard”, “Galáxias do Cinema: máquinas, engrenagens, movimentos ou this strange little thing called love”, “O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi” e “Rostos Fellinianos”, todas para o MAMRio.