

Conversações sobre a História do Cinema
por Hernani Heffner, ABC
Apresentação lacunar de uma possível narrativa histórica para o cinema de longa metragem ficcional a partir da proposição de Serge Daney quanto a “estados” da expressão cinematográfica e relacionando-os ao chamado pós-cinema contemporâneo. Sem pretender uma linha do tempo evolutiva e acrescentando mais dois “estados” além dos indicados pelo autor (clássico, moderno e maneirista), “atração” e “fluxo”, o curso irá explorar conexões entre tempos históricos e contextos geo-culturais diferenciados, procurando estabelecer pontes para a atualidade audiovisual.
OBJETIVO: Desenvolver a percepção das estruturas que organizam a expressão cinematográfica, a partir de filmes, movimentos e cinematografias específicas em meio à história do cinema. As conexões podem partir tanto de paradigmas científicos, quanto de instrumentos tecnológicos, ou ainda ideias, sensações, conceitos de trabalho no campo artístico. A abordagem privilegiará a composição estética dos filmes em termos de dinâmicas narrativas, de composição visual e sonora e de realização material.
As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h, para quem perdê-las.
Conteúdo do Curso
CONVERSAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DE CINEMA | Hernani Heffner, ABC | h | |
1 | Alguns princípios: verdade (lógica), rasa (emoção), hēdonē (satisfação/prazer) | 2 | |
Primeiro cinema: quadro, luz, personagem. | |||
2 | A noção de cena: Lumière, Paradjanov, Hsiao-Hsien | 2 | |
Formação e desobediência ao cânone | |||
3 | A noção de mise-en-scène: Eisenstein, Pontecorvo, De Palma | 2 | |
Ponto de vista sonoro: Renoir, Ophüls e Coens | |||
4 | A noção de tempo (corte): Peixoto, Hitchcock, Chahine | 2 | |
A noção de tempo (movimento de câmara): Sturges, Kalatazov, Rocha, | |||
5 | A noção de tempo (duração): Welles, Dreyer, Martel | 2 | |
Fluxo: Gance, Kubrick, Weerasethakul | |||
6 | Vídeo-arte, Cinema Expandido, Slow Cinema | 2 | |
Cinema Africano. | |||
Tendências do Cinema Contemporâneo | |||
horas do curso | 12 |
FORMATO
12h – 6 sessões de 2 horas
HORÁRIO
Sábados às 10:00h
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
À vista: R$ 600,00 ou 3 x R$ 200,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
MATRÍCULAS
CERTIFICADO


Hernani Heffner, ABC
Pesquisador e atual Gerente da Cinemateca do MAM
Graduado em Comunicação Social/Cinema pela UFF.
Começou a carreira profissional na Cinédia em 1986, onde trabalhou com levantamento de fontes e dados e coordenou a restauração de filmes como “Ébrio”, “Alô! Alô! Carnaval!” e “Bonequinha de Seda”. Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ em 1983 como voluntário, virando funcionário em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo em 1999 o cargo de Conservador-Chefe. No ano seguinte passa também a lecionar em diversas universidades e cursos livres como a UFF, Fundação Getúlio Vargas, Fundação de Artes do Paraná, Usina João Donato, Vila das Artes e Puc-Rio, onde está licenciado. Atuou como pesquisador audiovisual em filmes como “Vala Comum” e “O Contestado – Restos mortais”. É autor da pesquisa e do roteiro do vídeo “A lógica do Silêncio”, sobre a atuação da censura durante a ditadura civil-militar. Escreveu mais de 100 verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro, assim como dezenas de artigos e textos para catálogos, revistas e livros. Foi Curador do Festival Cine Música, de 2007 a 2014, e da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto – CineOP, de 2012 a 2016, assim como de inúmeras mostras para instituições como o CCBB, Caixa Cultural e Fundação Clóvis Salgado. Assinou a curadoria das exposições “4 x 3: A Arte do Cartaz de Cinema”, “Esboço de Cinema – A Arte do Storyboard”, “Galáxias do Cinema: máquinas, engrenagens, movimentos ou this strange little thing called love”, “O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi” e “Rostos Fellinianos”, todas para o MAMRio.