Direção de Atores

por Giovanna Siqueira

O curso abordará estratégias e ferramentas da direção de atores, proporcionando ao estudante conhecer o percurso histórico e os pilares teóricos da técnica de atuação hegemônica no Cinema Ocidental: o Sistema Stanislávski e seus desdobramentos. Abordará também a história do surgimento do preparador de elenco no audiovisual brasileiro, permitindo ao estudante familiarizar-se com as discussões éticas e estéticas sobre a preparação e o trabalho com não-atores.

Sendo a direção de atores um dos eixos fundamentais da direção cinematográfica, esse curso tem o objetivo de capacitar aqueles que desejam seguir carreira como diretores e auxiliar na ampliação do conhecimento daqueles que já atuam na área.

As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

Conteúdo do Curso

 DIREÇÃO DE ATORESGiovanna Siqueirah
1Pilares teóricos do Sistema Stanislávski; 3
 Percurso histórico do Sistema Stanislávski ao Method Acting;  
 A turnê estadunidense do Teatro de Arte de Moscou em 1923/24;  
 A criação do American Laboratory Theatre por Richard Boleslavski;  
 Início, apogeu e encerramento do Group Theatre;  
 Fundação do Actors Studio e a chegada do Method Acting ao cinema por meio da obra fílmica de Elia Kazan.  
    
2Lee Strasberg, Stella Adler e Sanford Meisner; 3
 Memória afetiva x Imaginação x Análise Ativa (Método das Ações Físicas);  
 “Primeiro Stanislávski” e “Último Stanislávski”;  
 Chegada das ideias de Stanislávski ao Brasil: Augusto Boal e Eugênio Kusnet.  
    
3Princípios da análise de texto stanislavskiana; 3
 Circunstâncias, objetivo, necessidade (superobjetivo), evento, unidades de ação (beats),  
 verbos de ação, atividades, personalizações e substituições;  
   
4Judith Weston: o que é a chamada “direção de resultado” e quais são as alternativas a ela;  3
 Relacionamento com o elenco e ambiente de set: como criar um ambiente seguro para os atores e fazer o elenco confiar na direção.  
    
5Análise Ativa: estratégias de ensaio; Leitura de mesa
 3
 Exercícios para estabelecer relações entre os atores; Entrevista com o ator/personagem;
  
 Improvisações para levantamento de cena;  
 Construção de personagem – estratégias para composição física/vocal.  
    
6Preparação de elenco: panorama histórico da chegada do preparador no audiovisual brasileiro. 3
 A que necessidades o preparador veio atender? O preparador diminui a autonomia do diretor ou terceiriza seu trabalho?  
 Debate sobre os limites éticos da preparação de elenco e análise das críticas, polêmicas e denúncias que envolvem a função;  
 Reflexão sobre as possibilidades e responsabilidades do trabalho com não-atores.  
 horas do curso18

FORMATO

18h – 6 sessões de 3 horas

HORÁRIO

 Segundas e Quartas – 19:00 às 22:00

INÍCIO

Segunda, 15 de Agosto de 2022

INVESTIMENTO

À vista:  R$ 720,00 ou 3 x R$ 240,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito 

MATRÍCULAS

CERTIFICADO

Giovanna Siqueira - Direção de atores

Giovanna Siqueira

Mestra em Artes da Cena

 

Giovanna Siqueira é formada atriz pelo Centro Superior de Artes Célia Helena (2011) e em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (2015). Mestra e Doutoranda em Artes da Cena, na UFRJ, com pesquisa sobre preparação de atores para audiovisual. Fez parte do NAC 2017, Núcleo de Artes Cênicas dirigido por Lee Taylor. Tem cursos de extensão em Método Lee Strasberg/Actors Studio (2015-2020) com Estrela Straus, em Técnica Meisner, e na Escola de Atores Wolf Maya. Estudou também com os preparadores de elenco Fátima Toledo, Christian Duurvoort, Sergio Penna, Luiz Mario Vicente, Tomás Rezende, Frederico Foroni e Adriana Pires, e com os diretores José Eduardo Belmonte, Marco Antônio Rodrigues, Fernando Leal e Luciana Canton. No teatro, foi dirigida por Lee Taylor, Dagoberto Feliz, Juliana Sanches, Daves Otani e Fernando Nitsch. É protagonista da série “A3”, lançada na Amazon Prime Video e no Now, direção de Beto Ribeiro (2021). Como cineasta, atuou nas áreas de direção, assistência de direção, produção executiva, produção de elenco, roteiro e direção de arte de curtas-metragens independentes e universitários. Desde 2021, dá aulas sobre a história do Sistema Stanislávski/Method Acting e direção de atores.