Direção Cinematográfica
por Hsu Chien

Muitas vezes, no Cinema e na TV, vemos cenas de grande impacto. Em alguns momentos, temos a impressão de estar vendo a vida real passar diante dos nossos olhos. Essa sensação é resultado da direção competente dos profissionais envolvidos.
A Direção de Cinema e TV é uma das artes mais complexas e requer muita técnica e criatividade. É responsável por guiar os atores e equipe técnica para que a produção alcance o resultado esperado.
Além de ser uma arte, a Direção de Cinema e TV é uma ciência. Os profissionais que atuam nessa área devem estudar muito para dominar as técnicas de direção.
Para se tornar um(a) Diretor(a) de Cinema ou TV, é preciso ter paixão pelo que faz, dedicação, criatividade e, acima de tudo, respeito pelo espectador.
Os estudantes matriculados nos dois módulos deste curso poderão ser selecionados para a posição de Diretor(a) e/ou uma posição na equipe de Direção/Produção de um dos curtas-metragens que serão realizados neste trimestre na ABC Cursos de Cinema.
Os estudantes discutirão os roteiros com os roteiristas, elaborarão listas de planos em visita às locações e participarão das filmagens.
O módulo teórico poderá ser adquirido separadamente para quem não puder estar presente nas filmagens.
Bônus – apesar do módulo prático ser de 24h, os estudantes poderão ser requisitados para a participação em outras filmagens, aumentando gratuitamente seu treinamento.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.
módulo teórico DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA | Hsu Chien | h | |
1 | Assuntos gerais: descobrindo a individualidade de um Diretor | 2 | |
Bibliografia básica. Documentos importantes em uma produção de um filme | |||
2 | Importância da História do Cinema mundial e os movimentos cinematográficos | 2 | |
3 | Decupando uma Análise técnica. O que é o programa Movie Magic. | 2 | |
Analisando um Plano de filmagem | |||
4 | Recebendo e Discutindo os Roteiros 1/2/3/4 | 6 | |
5 | Relação do Diretor com a Equipe. Visita Técnica às locações | 2 | |
6 | Direção de atores | 2 | |
6 | Realizando a shot list e a planta baixa com posicionamento de câmeras | 6 | |
8 | Leitura e Ensaios com Elenco | 2 | |
horas do módulo | 24 | ||
módulo prático FILMANDO O CURTA-METRAGEM | Hsu Chien | h | |
1 | Visita a Locação, Decupagem e TechScout / Pré montagem / Teste de Elenco | 12 | |
2 | Filmagem | 12 | |
horas do módulo | 24 | ||
horas do curso | 48 |
FORMATO
Módulo Teórico – 24h
Módulo Prático – 24h
HORÁRIO
Módulo Teórico – Online ao Vivo
Terças e Quintas, de 19:00 às 21:00
Módulo Prático – Presencial
Sábados, conforme a agenda de filmagem dos curtas
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
Curso Completo – 48h
R$3.429,00 ou em 6x R$571,50 ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
Módulo Teórico – 24h
R$1.716,00 ou em 6x R$286,00 ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
descontos não cumulativos
CERTIFICADO

meidante 75% de presença

Hsu Chien
Diretor Cinematográfico
Nascido em Taiwan, em 1967, vive no Brasil, no Rio de Janeiro, desde 1970. Se formou em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Começou como Assistente de Direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 70 longas-metragens como Assistente de Cineastas de sucesso, entre eles: Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo Salles, Rosane Svarztman e Roberto Santucci.
Hsu Chien dirigiu mais de 8 curtas-metragens, recebendo mais de 20 prêmios em Festivais brasileiros e internacionais. Entre os prêmios, destaque para Melhor curta de ficção em 2015 por “Flerte”, no Grande Prêmio da Academia de Cinema Brasileiro, e melhor curta no LABRF 2015.
Em 2014, foi convidado para dirigir uma série no Multishow, “Por isso eu sou Vingativa”. No mesmo ano, foi convidado por Miguel Falabella e a diretora geral Cininha de Paula para dirigir, na Rede Globo, dois seriados: “Sexo e as Negas” e “Pé na Cova”.
Em 2017, dirigiu seu primeiro longa-metragem: “Ninguém entra Ninguém Sai”, baseado em conto de Luis Fernando Veríssimo e distribuído pela Imagem Filmes.
Em 2019, dirigiu seu segundo longa-metragem, “Quem vai ficar com Mário?”, com distribuição da Paris Filmes e Warner.