
Dirigindo Cinema e TV
por Walter Lima Jr.

Com a popularização da internet, cada vez mais pessoas têm acesso a conteúdos audiovisuais. Seja para assistir a um filme ou série, ou para aprender como fazer um vídeo, o audiovisual está presente em nossas vidas.
Para quem quer trabalhar com Cinema e TV, é importante ter conhecimento técnico e criativo. O curso Dirigindo Cinema e TV ensina os alunos a desenvolver um olhar crítico sobre os filmes e séries que assistem.
O curso completo (módulos teórico e prático) abordará todo o Processo de Produção de um filme, desde a análise do Roteiro até a Filmagem, Edição e Colorização. Além disso, os estudantes terão aulas com dois experientes profissionais da área para compreender melhor o mercado de trabalho. Ao final do curso, estarão aptos a desenvolver seus próprios projetos audiovisuais.
Os estudantes matriculados nos dois módulos poderão ser selecionados para a posição de Diretor(a) e/ou uma posição na equipe de Direção/Produção de um dos curtas-metragens que serão realizados neste trimestre na ABC Cursos de Cinema.
Os estudantes discutirão os roteiros com os roteiristas, elaborarão listas de planos em visita às locações e participarão das filmagens.
O módulo teórico poderá ser adquirido separadamente para quem não puder estar presente nas filmagens.
As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

por Hamsa Wood
Os Roteiros apresentados durante o curso serão filmados em conjunto com estudantes de outras áreas (Cinematografia, Arte e Edição), usando as Casas Casadas, no Rio de Janeiro, como locação, em cenas internas e externas.
módulo teórico DIRIGINDO CINEMA E TV | Walter Lima Jr. | h | |
1 | Recebendo e discutindo o Roteiro 1 e 2 | 4 |
|
2 | Recebendo e discutindo o Roteiro 3 e 4 | 4 |
|
3 | Interpretando e decupando um Roteiro | 4 | |
4 | Entendendo personagens e Escolhendo Atores | 4 | |
5 | Dirigindo Atores | 4 | |
6 | A Relação com a Produção – A Assistência de Direção | Hamsa Wood | 2 |
7 | Escolha e fazer do Assistente de Direção | 2 | |
8 | A Relação com a Direção de Arte | 2 | |
9 | A Relação com a Direção de Fotografia | 2 | |
10 | A Importância do Som e Mixagem | 2 | |
11 | A Importância da Edição da Imagem e Colorização | 2 | |
12 | Formação das equipes dos curtas | 2 | |
horas do módulo | 34 | ||
módulo prático DIRIGINDO O CURTA-METRAGEM | Hamsa Wood | h | |
1 | Visita de decupagem à locação e Visita Técnica | 2 | |
2 | Filmagem | 12 | |
horas do módulo | 14 | ||
horas do curso | 48 |
FORMATO
módulo teórico – 34h – Online ao Vivo
módulo prático – 14h – Presencial
HORÁRIO
módulo teórico: Terças e Quintas, de 19:00 às 22:00
módulo prático: nos fins de semana a partir da agenda de filmagem de cada curta
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
Curso completo:
Por R$3.429,00
ou 6x R$ 571,50 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
Módulo teórico:
Por R$ 2.429,00
ou 6x R$405,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
CERTIFICADO


Sou muito grato por ter participado do curso, ser instruído por profissionais atuantes no mercado e a forma dinâmica das aulas que nos fazem passar por todos os processos de criação e produção de um filme é sem dúvida encantador, o curso é imprescindível para quem quer atuar no mercado de trabalho! – Rafael Ritto

Participar deste processo me trouxe uma experiência única que nunca tinha vivido. A ABCCC dá todo o suporte para que possamos vivenciar a construção de um filme desde a ideia até à pós-produção. A prática de um set de filmagem profissional é um ponto singular no processo bem enriquecedor. Sou muito grato a todos os professores e profissionais da escola, pessoas já consagradas no mercado profissional, pela generosidade e paciência. – Luan de Almeida

O curso de Direção Cinematográfica foi de suma importância, principalmente pela questão da profissionalização. Vim de projetos “caseiros” e entender todas as etapas de produção e direção de cena foi muito importante para o mercado. – Lucas Youne

Walter Lima Jr.
Diretor Cinematográfico
Jornalista, crítico, cineasta, roteirista, professor, diretor teatral, começou sua carreira no Cinema como assistente de Adolfo Celi (no inacabado MARAFA) e Glauber Rocha em DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, onde também foi corroteirista.
Estreou como diretor cinematográfico em 1965, com MENINO DE ENGENHO, baseado em José Lins do Rego, ganhando todos os prêmios para um filme brasileiro. Nesse mesmo ano, e logo em seguida, realizou BRASIL ANO 2000 (Urso de Prata no Festival de Berlim). Em cinco décadas, dividiu seus trabalhos entre o jornalismo televisivo (Globo Repórter) e o Cinema (NA BOCA DA NOITE, A LÍRA DO DELÍRIO, JOANA ANGÉLICA, piloto para a série de televisão, nunca realizada, O GESTO HISTÓRICO, CHICO REI, INOCÊNCIA, ELE, O BOTO, O MONGE E A FILHA DO CARRASCO, A OSTRA E O VENTO, UM CRIME NOBRE, OS DESAFINADOS, e ATRAVÉS DA SOMBRA, entre outros).
É um dos mais premiados diretores cinematográficos brasileiros.

Hamsa Wood
Diretor e Produtor Cinematográfico
IMDb: www.imdb.com/name/nm3433368
Linkedin: www.linkedin.com/in/hamsawood/