


A Estética na Cinematografia
por Affonso Beato, ASC, ABC
O Diretor de Fotografia como artista, vive num constante dilema em seu trabalho operacional entre a criação estética e as aplicações tecnológicas.
Em meu Curso CINEMATOGRAFIA AVANÇADA, tenho tratado a Tecnologia como matéria importante para a garantia do resultado técnico dos trabalhos.
Neste Curso abordo a matéria Estética e o método de criação artística na História da Cinematografia, tanto Mundial quanto Brasileira, através da análise de seus autores.
Apresento também um método prático que chamo Elementos de Cinematografia, usado tanto para a criação de imagens quanto para a interpretação de trabalhos existentes.
As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h para quem perdê-las. PDFs fornecidos após cada aula.
CONTEÚDO DO CURSO
A ESTÉTICA NA CINEMATOGRAFIA
|
Affonso Beato, ASC, ABC | hs |
|
0 | Encontro e Apresentação do Programa do Curso | ||
Dilema ? Estética x Tecnologia | |||
1 | Como vemos os filmes – forma sintética – Gestalt e forma anaítica com os 13 Elementos de Cinematografia | 2 | |
Filmes relacionados com os 13 Elementos de Cinematografia | |||
Percepção Humana x Percepção das Camêras – Estética e Arte – deifnições filosóficas | |||
2 | No Começo, o fascínio pelo movimento | 2 | |
Camera Obscura nas cavernas – as primeiras imagens virtuais projetadas | |||
Irmãos Lumiére | |||
ENCOURAÇADO POTENKIM | |||
O Nascimento de uma Nação | |||
Chaplin | |||
THE JAZZ SINGER – 16 para 24 fps | |||
3 | Primeira Guerra Mundial, Expressionismo Alemão para o Film Noir | 2 | |
do FALCÃO MALTEZ a A MARCADA DA MALDADE – CIDADÃO KANE | |||
4 | O Apolgeo do Cinema Americano – Musicais – o Artificialismo – A Televisão | 2 | |
5 | A Nouvelle Vague | 2 | |
ACOSSADO – Raul Coutard | |||
2 | |||
6 | A Influência da Pintura Impressionista Européia | ||
Giuseppe Rotuno, ASC, AIC | |||
Bernardo Bertolucci e Vittorio Storaro, ASC, AIC | |||
DAYS OF HAVEN – Nestor Almendros, ASC e Haskell Wexler, ASC | |||
7 | O Noir Moderno | 2 | |
BLADE RUNNER – Jordan Cronenweth, ASC | |||
SEVEN – Darius Khondji, ASC, AFC | |||
THE MAN WHO WASN'T THERE – Roger Deakins, ASC, BSC | |||
8 | O Hiper Realismo – queremos ver mais? | 2 | |
3D | |||
IMAX | |||
A Passagem do Foto-quimico ao Digital | |||
9 | O fenomeno do Streaming – SHOWTIME – HBO – NETFLIX e as Séries de TV | 2 | |
OS SOPRANOS | |||
10 | A Cinematografia Conteporânea – Rodger Deakins – Emmanuel Lubelski – | 2 | |
Roger Deakins, ASC,BSC | |||
Emmanuel Lubelski, ASC, AMC | |||
Hoyte Van Hoitman, ASC, | |||
11 | A Cinematografia Brasileira de onde viemos | 2 | |
De Edgar Brasil à Chic Fowle | |||
12 | A Cinematografia Brasileira e para onde vamos | 2 | |
O Cinema Novo e a Retomada | |||
De José Rosa à Adriano Goldman, ASC. ABC, BSC | |||
horas do curso | 24 |

Affonso Beato, ASC, ABC
Diretor de Fotografia
Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences ( Oscars ), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, a qual foi Fundador e Presidente e nos ultimos 10 anos vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa. Em 2018 foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA.
Como Diretor de Fotografia, trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodovar – TUDO SOBRE MINHA MÃE – Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Stephen Frears – A RAINHA , Mike Newell, AMOR EM TEMPO DE COLERA , Walter Salles Jr. – AGUA NEGRA, Carlos Diegues – DEUS É BRASILEIRO e Glauber Rocha – O DRAGÀO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, entre outros 50 longa metragens.
FORMATO
Online ao Vivo – 12 sessões de 2 horas – 24h
Horário : Terças e Quintas das 18:00h às 20:00h
Número máximo de participantes : 20
Em breve
INVESTIMENTO
valor à vista: R$ 720,00 ou 3 x R$ 240,00
Sócio da ABC com 25% de Desconto*
Ex-Aluno da ABC Cursos de Cinema com 10% de Desconto*
* Descontos não cumulativos