
A Estética na Cinematografia
por Affonso Beato, ASC, ABC


O Diretor de Fotografia como artista, vive num constante dilema em seu trabalho operacional entre a criação estética e as aplicações tecnológicas. Este curso se concentra na primeira.
Apresento como guia de conteúdo, o método Análise da Imagem Cinematográfica, desenvolvido por mim, nos meus 15 anos de Ensino no ArtCenter Collge of Design, usado tanto para a criação de imagens quanto para a interpretação de trabalhos existentes. Para tal usaremos como exemplo, uma seleção de 24 títulos de longa-metragens cujas cinematografias foram consagradas. Usaremos esses títulos para os estudantes exercitarem o método de Análise.
As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h para quem perdê-las. PDFs fornecidos após cada aula.




A ESTÉTICA NA CINEMATOGRAFIA | Affonso Beato, ASC, ABC | h | |
0 | Encontro e Apresentação do Programa do Curso | ||
Dilema ? Estética x Tecnologia | |||
1 | Apresentação do Método de Análise da Imagem Cinematográfica | ||
Como vemos os filmes – forma sintética – Gestalt e forma anaítica com os 13 Elementos de Cinematografia | 2 | ||
24 Filmes relacionados com os 13 Elementos de Cinematografia | |||
Percepção Humana x Percepção das Camêras – Estética e Arte – deifnições filosóficas | |||
2 | FORMATO DA TELA – LAWRENCE OF ARABIA | 2 | |
3 | O PLANO – ENTER THE VOID | 2 | |
ENQUADRAMENTO – THE INNOCENTS – THE HAUTING | |||
4 | ILUMINAÇÃO – BLADER RUNNER | 2 | |
CONTRASTE – SEVEN | |||
5 | COR – IN THE MOOD OF LOVE – AMELIE | 2 | |
6 | FOCO – PROFUNDIDADE DE FOCO – CITZEN KANE | 2 | |
7 | LENTES – BARRY LYNDON | 2 | |
8 | EFEITOS VISUAIS VFX – 2001 A SPACE ODISSEY | 2 | |
9 | ÂNGULOS – REQUIEM FOR A DREAM | 2 | |
10 | MOVIMENTO – 1917 | 2 | |
11 | LOOK – A Cinematografia Conteporânea – Rodger Deakins – Emmanuel Lubelski – | 2 | |
Roger Deakins, ASC,BSC – THE MAN WHO WASN’T THERE – O BROTHER ART O – 1917 | |||
Emmanuel Lubelski, ASC, AMC – Y TU MAMA TAMBIEM – CHILDREN OF MEN – GRAVITY – THE REVENANT | |||
Hoyte Van Hoitman, ASC, NSC – THINKER TAYLOR SOLDIER SPY – HER – DUNKIRK | |||
12 | A Cinematografia Brasileira e para onde vamos | 2 | |
O começo – Edgar Brasil – LIMITE | |||
O Cinema Novo – Affonso Beato, ASC, ABC – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO | |||
A Retomada – Walter Carvalho, ABC – MADAME SATÃ | |||
Presente – Lula Carvalho, ASC, ABC – TROPA DE ELITE Adrian Tejido, ABC – MARIGHELA Adriano Goldman, ASC, ABC – XINGÚ | |||
horas do curso | 24 |
FORMATO
24h – 12 sessões de 2 horas
HORÁRIO
Terças – 16:00 às 18:00
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
Por R$ 1.716,00 ou 6x R$ 286,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
descontos fixos não cumulativos
CERTIFICADO


Affonso Beato, ASC, ABC
Diretor de Fotografia
Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Oscars), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, da qual foi Fundador e Presidente e, nos últimos 13 anos, vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA, onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa.
Em 2018, foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA.
https://variety.com/gallery/best-teachers-in-entertainment-film-tv/beato/
Foi Diretor de Assuntos Culturais da extinta EMBRAFILME e primeiro Presidente da extinta Fundação do Cinema Brasileiro.
Como Diretor de Fotografia, trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodóvar – TUDO SOBRE MINHA MÃE, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Stephen Frears – A RAINHA , Mike Newell, AMOR EM TEMPO DE CÓLERA , Walter Salles Jr. – ÁGUA NEGRA, Carlos Diegues – DEUS É BRASILEIRO e Glauber Rocha – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, entre outros 53 longas-metragens.