Estruturando uma Produção Audiovisual

por Marcus Ligocki Jr.

Compreender o todo é fundamental para que cada um dos departamentos de uma produção audiovisual promova a melhor experiência.  

Este curso tem o objetivo de ajudar o realizador audiovisual a estruturar projetos com o máximo de efetividade a partir de uma análise detalhada de cada uma das etapas de uma produção e de seus interlocutores, apresentando uma radiografia do processo, da criação do roteiro à distribuição.

As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

Conteúdo do Curso

 módulo prático                                         ESTRUTURANDO UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUALMarcus Ligocki Jr.h
    
1Apresentação do curso, seus objetivos, dinâmica das aulas e materiais necessários 2
    
2Ideia  – Refletiremos sobre o perfil dos participantes e seus projetos de carreira no audiovisual. Analisaremos o perfil dos conteúdos exibidos em algumas das principais janelas de exibição e discutiremos sobre os processos de geração de ideias para produtos audiovisuais 2
    
3Desenvolvimento – Abordaremos a construção do roteiro, desde seu conceito, passando pelo perfil e pelos interesses específicos de seus leitores, formatação, processos de pesquisa, estrutura e processos de escrita 2
    
4Empacotamento – Discutiremos sobre a escolha das locações, dos talentos e das parcerias técnicas e artísticas para a realização de um projeto audiovisual, analisaremos diferentes estratégias para diferentes objetivos com a obra a ser realizada  2
    
5Captação de Recursos – Apresentaremos algumas das principais fontes de recursos para produções audiovisuais, seus impactos para a realização da obra e para a empresa produtora no curto, médio e longo prazo, a adequação das fontes de captação ao perfil do realizador e aos objetivos da obra, as características de um bom projeto de captação, além de algumas estratégias para melhorar os resultados na captação de recursos
 2
    
6Pré-Produção  – Serão apresentados os pilares a serem erguidos na etapa de pré-produção de uma obra, apresentados os problemas mais comuns e discutidas possíveis estratégias para superá-los 
 2
    
7Produção – Uma produção audiovisual resume-se a centenas, às vezes milhares de eventos acontecendo simultaneamente para resultar num filme. Nesta aula falaremos sobre todos os departamentos e suas dinâmicas de interação, sempre comentando sobre possíveis problemas e suas possíveis soluções 2
    
8Pós-Produção – O planejamento adequado de uma pós-produção ajudará o realizador a chegar ao melhor resultado. Trataremos de apresentar os pontos críticos sobre os quais o realizador precisará se dedicar para que a obra cumpra plenamente com sua missão 2
    
9Distribuição – Apresentaremos algumas das principais distribuidoras do mercado brasileiro e analisaremos o perfil das obras com as quais costumam trabalhar. Após uma explicação dos acordos de distribuição mais comuns e suas principais cláusulas contratuais, abordaremos estratégias capazes de aumentar a probabilidade da conquista de uma boa distribuição da obra 2
    
10Lançamento – Esta aula será dedicada ao estudo de diferentes cases de lançamento e à análise dos pontos críticos a serem enfrentados para que o realizador consiga disponibilizar a obra para seu público. Revisaremos também todos os aspectos da ideia à Pós-produção capazes de aumentar a probabilidade de um lançamento vencedor 2
    
11Exibição – Apresentaremos alguns dos principais canais de exibição, os princípios essenciais de seus negócios e qual a lógica que garante o melhor retorno financeiro na hora de exibir o produto audiovisual 2
    
12Gestão dos produtos realizados  – Nesse momento, já estaremos com uma ampla visão do funcionamento do mercado e das estratégias que podem garantir uma carreira bem-sucedida à obra e aos seus realizadores. O filme pronto é um patrimônio que não deve ficar parado. Refletiremos sobre algumas iniciativas capazes de manter as obras circulando e gerando receita 2
    
  horas do curso24

FORMATO

Online ao Vivo 24h – 12 sessões de 2h

HORÁRIO

 Segundas e Sextas das 18:00 às 20:00

INÍCIO

 Segunda, 17 de Outubro 2022

INVESTIMENTO

À vista:  R$ 960,00 ou 6 x R$ 160,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito 

MATRÍCULAS

CERTIFICADO

Marcus Ligocki Jr.

Diretor, Produtor, Roteirista

Diretor, produtor e roteirista, tendo produzido sete longas-metragens, premiados nacional e internacionalmente. São eles: “As Vidas de Maria” (2005) e “Félix Varela” (2007) de Renato Barbieri; “Rock Brasília – Era de Ouro” (2011) de Vladimir Carvalho; “O Último Cine Drive-In” (2015) de Iberê Carvalho; “Candango – Memórias do Festival” (2021) de Lino Meireles; “Uma Loucura de Mulher” (2016), dirigido pelo próprio Ligocki e “Pureza” (2022) de Renato Barbieri.

Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, em 1991, com especialização em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, em 2003, Ligocki é sócio-fundador da produtora de filmes Ligocki Entretenimento.

Em sua atuação para o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro, coordenou a criação do curso de graduação em Cinema e Mídias Digitais do IESB (2007), em Brasília, foi consultor Sênior das duas edições do projeto “Brasília Cinematográfica” (2009 e 2010) do Ministério do Turismo, conselheiro da “incubadora de empresas culturais” do CDT – UnB, membro do Comitê Gestor do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual (2015 – 2016), membro da Câmara Técnica da ANCINE e consultor de mercado da diretoria da CONNE   – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (2018).  Foi diretor da APROCINE – Associação dos Produtores e Realizadores de Longas Metragens do Distrito Federal (2010 – 2016), representante regional da BRAVI – Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (2015) e curador do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2019).