FAZENDO CINEMA COM CELULAR

por Carlos Ebert, ABC

“Celulares são dispositivos multifuncionais que servem inclusive para realizar chamadas telefônicas.” Essa poderia ser uma definição bem humorada para esse aparato, há muito onipresente em nossas vidas.

 De todas as funcionalidades que apresenta, iremos nos fixar na capacidade de captar imagens em movimento, com alta qualidade de imagem e de som. Trocando em miúdos: fazer cinema. Isso mesmo. O celular, captura, edita e finaliza imagens cinematográficas de excelente qualidade, e com recursos semelhantes aos utilizado pelos grandes estúdios.

Entretanto, eles ainda (felizmente), não gravam sozinhos ou por conta própria. O dispositivo mais importante ainda é (e sempre será), o olhar de quem grava as imagens: O operador do celular. E o que ele precisa saber para gravar ótimas imagens, que não sejam cópias dos maneirismos em voga nas redes sociais? Muita coisa, de muitas áreas distintas do conhecimento e da tecnologia.

Fazendo Cinema com Celular se propõe a elencar e explicar todo esse entorno de conhecimento, para que você realize filmes originais com qualidade técnica e artística superior. Venha conosco nessa jornada de conhecimento e realização,

Venha Fazer Cinema com Celular.

As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h, para quem perdê-las.

CONTEÚDO DO CURSO


FAZENDO CINEMA COM O CELULAR
Carlos Ebert, ABC h
1 O que é “Fazer Cinema”?
2




2 O que estamos captando?
2




3 Os aparatos de captação e exibição de imagens em movimento
2




4 Como contamos histórias com imagens e sons?
2




5 Achando o ponto de vista e enquadrando
2




6 O que as luzes revelam, ocultam e sugerem?
2




7 Iluminando um set
2




8 Câmera parada ou em movimento?
2




9 Filmando closes
2




10 O que é a continuidade, e como ela (ou a sua ausência) influenciam na narrativa cinematográfica?
2




11 Perspectivas presentes e futuras
2




12 Avaliação do curso
2


horas do curso 24

FORMATO

Online ao Vivo –  12 sessões de 2 horas – 24h

Horário  Terças e Quintas das 19:00h às 21:00h

Número máximo de participantes : 20

NOVA DATA > início 11 de Maio

Receba seu  Certificado de Conclusão

INVESTIMENTO

 valor à Vista: R$ 720,00   3 x R$ 240,00

Sócio da ABC com 25% de Desconto*

Ex-Aluno da ABC Cursos de Cinema com 10% de Desconto*

* Descontos não cumulativos

Carlos Ebert, ABC

Diretor de Fotografia

Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade.

No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.

Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias. Mais recentemente fotografou as séries O Colorido Mundo de Dalton e  Superfamília, além do longa Passagem Secreta de Rodrigo Grota.

Vem se dedicando ao ensino da cinematografia  nos últimos 15 anos, tendo lecionado na Academia Internacional de Cinema SP, na Pós graduação em documentário da FGV, ECA-USP e em cursos livres na Quanta SP.

Teams2

Plataforma Microsoft Teams Educacional

Nossos Cursos Online Ao Vivo serão realizados na plataforma Microsoft TEAMS Educacional totalmente gratuita, que combina videoconferências e organiza arquivos e outros recursos como numa sala de aula.
O Microsoft TEAMS Educacional é hoje usado em cerca 138mil instituições de ensino no mundo e seu uso aumentou em 894% de janeiro para junho de 2020.
Ao se matricular você receberá instruções para o download e login e senha para seu uso.Nosso suporte técnico estará disponível para você desde a instalação do Microsoft TEAMS até sua entrada em seu curso escolhido.