Fazendo Diferença em Cinematografia

por Carlos Ebert, ABC

Você já grava com qualidade, em foco, com a exposição correta, a  câmera estável etc.

O que falta para  seu trabalho se destacar dos demais?

A produção de imagens em movimento é uma longa cadeia de ações onde a precisão obtida em cada uma das etapas, determina em algum grau a qualidade final. Aperfeiçoar cada uma dessas etapas é um caminho pra criar um diferencial de qualidade.

Cinematografia é uma área de atuação altamente diferenciada em termos de informação e conhecimento. Arte, Ciência, Estética, Equilíbrio e Precisão – entre muitos fatores,  se conjugam, e o resultado se afigura sempre  maior do que a simples soma das partes parecia sugerir.

Venha entender e praticar conosco a longa cadeia da cinematografia, preenchendo lacunas de conhecimento e acrescentando controle de qualidade a cada passo.

O resultado vai valer a pena!

As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h, para quem perdê-las.

CONTEÚDO DO CURSO

 
FAZENDO DIFERENÇA EM CINEMTOGRAFIA
Carlos Ebert, ABC 
1Características da visão humana 2
    
2Que fatores determinam a qualidade de uma imagem cinematográfica? 2
 O controle de qualidade na cadeia produtiva da imagem cinematográfica  
    
3Resolução espacial: O que é, e como implementa-la. Acuidade visual. 2
 A estrutura da retina.  
    
4Função de Transferência de Modulação (MTF). Contraste X Frequência Espacial 2
    
5Características das objetivas. Focalização da imagem. Distância focal e ângulo de visão. Aberrações ópticas. Testando objetivas. 2
    
6Sensores. Efeito foto-elétrico. Sinal/Ruído. Eficiência quântica. Monitoração da imagem 2
    
7Latitude (dynamic range) e resolução radiométrica (profundidade de bit). Medidas de luz 2
    
8Gamma. Curva de resposta do sensor/processamento à luz. Latitude e índice de exposição 2
    
9Exposição = sensibilidade + diafragma + tempo de exposição. Considerações sobre as aberturas da íris e sobre os tipos de 2
 obturador. Interferências de luzes espúrias.  
    
10Cor. Temperatura de cor. Visão cromática. Sensibilidade cromática. Aditivo e Subtrativo (luz e pigmento). Espaços de cor 2
    
11Resolução temporal. Cadência (fps). Digitalização da imagem. Amostragem do sinal. Compressão. CODECs. 2
    
12Procedimentos na gravação. Equipe, funções e hierarquias. Revisão do conteúdo do curso. 2
  horas do curso24

FORMATO

Online ao Vivo –  12 sessões de 2 horas – 24h

Horário  : Terças e Sextas das 19:00h às 21:00h

Número máximo de participantes : 20

Início : indefinido

INVESTIMENTO

 valor à Vista: R$ 720,00   3 x R$ 240,00 

Carlos Ebert, ABC

Diretor de Fotografia

Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade.

No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.

Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias. Mais recentemente fotografou as séries O Colorido Mundo de Dalton e  Superfamília, além do longa Passagem Secreta de Rodrigo Grota.

Vem se dedicando ao ensino da cinematografia  nos últimos 15 anos, tendo lecionado na Academia Internacional de Cinema SP, na Pós graduação em documentário da FGV, ECA-USP e em cursos livres na Quanta SP.

Teams2

Plataforma Microsoft Teams Educacional

Nossos Cursos Online Ao Vivo serão realizados na plataforma Microsoft TEAMS Educacional totalmente gratuita, que combina videoconferências e organiza arquivos e outros recursos como numa sala de aula.
O Microsoft TEAMS Educacional é hoje usado em cerca 138mil instituições de ensino no mundo e seu uso aumentou em 894% de janeiro para junho de 2020.
Ao se matricular você receberá instruções para o download e login e senha para seu uso.Nosso suporte técnico estará disponível para você desde a instalação do Microsoft TEAMS até sua entrada em seu curso escolhido.