Figurino de Época para Cinema e TV

por Isabel Paranhos e Heloisa Stockler

O figurino é peça fundamental na construção das personagens. Ele é como uma “carteira de identidade visual”, uma segunda pele que o ator irá vestir no momento de incorporá-las.

A imagem é a matéria-prima do figurinista e referências históricas, pictóricas e artísticas em geral são o suporte para a composição dessa-matéria prima.

No caso do figurino de época, soma-se a isso um corpo e um tempo históricos, que devem ser pesquisados e desenvolvidos pelo figurinista para que seu trabalho seja crível.

OBJETIVO

Possibilitar aos alunos a vivência das etapas que compõem o processo de criação e execução de um figurino de época, desde a leitura do roteiro até o projeto pronto.

Tendo como exemplos figurinos icônicos no Brasil e no mundo, iremos analisar o processo de criação e desenvolvimento de um figurino de época, com ênfase em questões como estrutura, envelhecimento, tingimento e pesquisa de materiais adequados ao projeto e ao orçamento.


As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição
por 48 horas para quem perdê-las.

Conteúdo do Curso

 

                                    FIGURINO DE ÉPOCA PARA CINEMA E TVIsabel Paranhos e Heloisa Stocklerh
1Apresentação da turma e das professoras, objetivo do curso e método de trabalho 2
2Introdução ao figurino e sua relação com o tripé fundamental de criação de um projeto: direção/direção de fotografia/direção de arte.  2
3O diferencial do figurino de época, o contexto histórico, a história da moda e dos costumes. 2
4O figurino de época no mundo. Exemplos, estudos de caso, a relação com a história da arte e suas referências. 2
5O figurino de época no mundo. Trechos de filmes, depoimentos e making of. 2
6O figurino de época no mundo. Exemplos, comentários e debate sobre o conteúdo trabalhado até então. 2
7O figurino de época no Brasil. Exemplos e estudos de caso. 2
8O figurino de época no Brasil. Trechos de filmes e depoimento de diretores, figurinistas, diretores de arte e fotógrafos. 2
9Exposição de trabalhos realizados pelas professoras, seguida de debate. 2
10A importância do envelhecimento e tingimento para a veracidade do figurino de época.  2
 Como fazer: dicas e recomendações. Proposta de desenvolvimento de um projeto de figurino.  
11Aula prática de desenvolvimento de um projeto de figurino. 2
12Apresentação dos projetos dos alunos. 2
  horas do curso24

FORMATO


Online ao Vivo 12h 

HORÁRIO

Segundas e Sextas das 19:00 às 21:00

INÍCIO

Segunda, 6 de Fevereiro  2023

INVESTIMENTO

De R$ 1.716,00 por R4 1.200,00 por tempo limitado ou 6x R$ 200,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito 

descontos fixos não cumulativos

MATRÍCULAS

CERTIFICAÇÃO

NETWORKING

isabel

Isabel Paranhos

Diretora de Arte e Figurinista

Isabel Paranhos tem no currículo filmes como O HOMEM DA CAPA PRETA (Sergio Rezende), JORGE, UM BRASILEIRO (Paulo Thiago), INQUILINOS (Sergio Bianchi), O QUATRILHO (Fabio Barreto), filme que concorreu ao Oscar. As séries CONFISSÕES DE ADOLESCENTE I e II (Daniel Filho), MEU MARIDO (Walter Lima Jr.) e videoclipes de Coldplay, Gal, Simone, Gil, entre outros.

Possui Mestrado em Design pela PUC-RJ (2016). Atua profissionalmente na área de Cinema, TV e Publicidade, em Direção de Arte, Cenografia e Figurino, desde 1983. Também é ilustradora e artista plástica. Desde 2010, é professora da PUC – Rio, onde ministra a matéria de Direção de Arte para Cinema e Estudos de Mídia, no Departamento de Comunicação e cursos de Direção de Arte, Figurino e outros no CCE PUC-RJ.

Stockler

Heloisa Stockler

Figurinista

Premiada figurinista carioca, amplamente reconhecida por imprimir as marcas do tempo nos figurinos, com seu trabalho de envelhecimento e tingimento. Junto com Kika Lopes, conquistou em 2017 os prêmios Shell, APTR, Cesgranrio e Botequim Cultural de melhor figurino pelo espetáculo musical SUASSUNA, O AUTO DO REINO DO SOL e indicações nos prêmios Reverência e Bibi Ferreira.

Colaborou com figurinos de novelas da Rede Globo de Televisão, como DEUS SALVE O REI, VELHO CHICO, CORDEL ENCANTADO e a recente releitura da novela PANTANAL, para a qual confeccionou a capa do personagem Velho do Rio, por meio do envelhecimento das peças de couro do figurino.

No Cinema, também contribuiu com figurinos de filmes como VENENO DA MADRUGADA, COBRADOR, ENTRE IRMÃS, JOAQUIM, vencedor de melhor figurino no Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix, DOUTOR GAMA e, em produção, A REVOLTA DOS MALÊS.