
Formatando Projetos para Editais do Audiovisual
por Beto Rodrigues

Objetivos:
Contribuir com a capacitação e aperfeiçoamentos das produtoras de cinema e audiovisual em suas jornadas de montagem de planos financeiros e busca de recursos para a produção de filmes e séries.
Compreender a diferente dinâmica existente, entre projetos realizados com plataformas de streaming com dinheiro privado e projetos realizados com recursos públicos, de fundos, editais e a leis de fomento.
As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.
FORMATANDO PROJETOS PARA EDITAIS DO AUDIOVISUAL | Beto Rodrigues | h | |
1 | O Audiovisual como negócio, riscos e oportunidades | 2 | |
2 | Montagem financeira, fontes de financiamento e mitigação de riscos | 2 | |
3 | As leis de fomento e a epopeia em levantar recursos, bem como métodos de cruzar fontes | 2 | |
de financiamento de diferentes origens e naturezas | |||
4 | Lei do Audiovisual (Lei 8.685/93), Leis Estaduais de Fomento – regras, vantagens e limitações do uso dos recursos | 2 | |
5 | Lei Paulo Gustavo e suas especificidades na produção audiovisual | 2 | |
6 | Lei Aldir Blanc 2 – diferentes modos e formatos de produção com potencial de seleção nas linhas desses editais, | 2 | |
em nível municipal e estadual. | |||
7 | O Fundo Setorial do Audiovisual, a revolução que significou a entrada em cena do Fundo em 2008 | 2 | |
– diferentes formatos de projetos e linhas de financiamento que o fundo abriga | |||
8 | Critérios e seus respectivos pesos na pontuação dos projetos – estratégias para apresentação e regras de inscrição para projetos. | 2 | |
9 | Estratégias nas construção e apresentação de projetos: dossiers, bíblias, pitch decks, one sheet | 2 | |
e outros formatos digitais de defesa e “venda” de projetos. | |||
10 | Estratégia de linguagem, o que deve e o que não deve ser dito e escrito – a matriz SOWT nos projetos audiovisuais. | 2 | |
11 | Mecanismos de coprodução em território nacional e internacional – o papel e importância das coproduções legislações | 2 | |
– mecanismos existentes e acessíveis à produtoras brasileiras – vantagens e impasses frentes às diferentes legislações | |||
12 | Principais eventos de mercado a serem buscados e estratégias para ter acesso aos mesmos | 2 | |
a importância da coprodução como estratégia de conquista de outros mercados. | |||
horas do curso | 24 |
FORMATO
Online ao Vivo 24h
HORÁRIO
Terças e Quintas das 19:00 às 21:00
INÍCIO
Terça, 7 de Novembro de 2023
INVESTIMENTO
De R$ 1.716,00 por R$1.200,00 ou 6x R$200,00 sem juros por tempo limitado ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
CERTIFICAÇÃO


Beto Rodrigues
Produtor Cinematográfico
Graduado em Produção Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri. É sócio-diretor da Panda Filmes, produtora e distribuidora audiovisual brasileira. Atua como roteirista, produtor e diretor. Atuou na realização de 21 longas-metragens e sete séries para TV.
Trabalhos mais recentes como produtor estão os longas: Saúde Mental Não Incluída, coproduzido com Argentina e México, em pós-produção; Terra Zero, sci-fi derivado da série “Oxigênio”, em fase de pós-produção; Olha Pra Elas, documentário em pós-produção; Casa Vazia, drama social em pós-produção; Human Persons, thriller em coprodução com Espanha, Panamá e Colômbia, em pré-lançamento no Brasil; Mi Mundial, drama familiar em coprodução com Uruguai e Argentina,; Comboio de Sal e Açúcar, filme de guerra, em coprodução com Portugal, França; África do Sul e Moçambique; Em 97 Era Assim comédia romântica adolescente; Central documentário,
Foi professor de realização audiovisual, produção cinematográfica e economia de produção durante 16 anos na UPF e Unisinos.
Atualmente é presidente da Fundação Cinema RS (Fundacine) e membro do Conselho Superior de Cinema.
Encontra-se preparando 3 séries de TV e 4 novos longas-metragens, envolvendo a coprodução com Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, Chile, Peru e Itália.