

A FOTOGRAFIA DE CENA / STILL NO CINEMA
por Vantoen Pereira Jr.
O curso terá uma abordagem sobre a fotografia de cena no cinema, introduzindo a relação das produções cinematográficas, e o fazer do “clik” através da presença do fotógrafo de cena, também chamado fotógrafo still. Termo utilizado em oposição ao movimento contínuo das imagens do cinema, já que o fotógrafo still vai registrar cada cena isoladamente. Diferente do fotógrafo do filme, que é quem determina o enquadramento e a iluminação registrados pelo cinegrafista (normalmente, a partir da orientação do diretor), o still tanto fotografará as cenas escolhidas pelo fotógrafo como toda a produção para a realização do filme (making off).
Apresentação e análise de fotografias que dialogarão com o acervo do filme e sua aplicação na divulgação, imprensa, cartazes, publicações e novas mídias digitais.
Os principais atributos do fotógrafo still que serão apresentadas como o comportamento no SET, a discrição e agilidade. O equipamento ideal para com o cuidado ao ruído durante a filmagem e o se posicionar na frente da câmera e diante da cena com o elenco.
O conhecer do projeto / filme através do roteiro e o conceito da decupagem na priorização das imagens mais significativas do filme, análise do movimento e posicionamento da câmera, a equipe técnica e suas funções.
Apresentação dos clássicos e dos atuais do cinema nacional e internacional, diretores, diretores de fotografia e cenas a serem analisados em abordagem geral na construção da narrativa do filme.
A FOTOGRAFIA DE CENA/STILL NO CINEMA | Vantoen Pereira Jr. | h | |
1 | O QUE É FOTOGRAFIA DE STILL/CENA? | 2 | |
Aula de abertura apresentando o curso e suas abordagens principais; | |||
Um breve resumo da minha carreira e experiencia; | |||
Um breve histórico. | |||
Referências em geral de filmes e diretores brasileiros e internacionais. | |||
2 | A CENA ATRAVÉS DO STILL | 2 | |
Histórico até aos dias atuais; | |||
Profissionais de referência Cinema Internacional e Nacional; Fotos emblemáticas. | |||
Comentário dos filmes e diretores: Charles Chaplin, Akira Kurosawa, Francis Ford Coppola, Sergio Leone, Woody Allen. | |||
3 | CONHECENDO O PROJETO | 2 | |
Leitura do roteiro; Análise e decupagem do roteiro; plano de filmagem e ordem do dia; | |||
PRÁ FRENTE BRASIL – CAZUZA | |||
CABEÇÃO DO NÊGO – ABOLIÇÃO | |||
4 | DIFERENTES DEMANDAS DA EQUIPE | 2 | |
Interação com a equipe e elenco; | |||
Entendendo a demanda do Diretor(a)/Produtor(a); | |||
MEMÓRIAS DO CÁRCERE | |||
A TERCEIRA MARGEM DO RIO | |||
CORRENDO ATRÁS | |||
5 | ESCOLHA DO EQUIPAMENTO ADEQUADO | 2 | |
Tipos básicos de câmera mais adequados; | |||
Tipos de lente; Filtros; | |||
Os TURISTAS – M8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA | |||
EU, TU , ELES | |||
2 | |||
6 | MOVIMENTOS DA CÂMERA NO SET | ||
Analisando ensaios; | |||
Making Off de cenas; | |||
Análise da iluminação da cena; | |||
CASA DE AREIA – Dir. Andrucha Waddington | |||
O HOMEM DAS ESTRELAS – Dir. Giuseppe Tornatore dentro outros. | |||
7 | COMPORTAMENTO NO SET | 2 | |
A postura do fotógrafo de still; Respeito à dinâmica e ao ritmo da filmagem; | |||
Quando vale a pena pedir desculpas ao operador de som; | |||
O NOVIÇO REBELDE – REDENTOR – NISE – O Coração da Loucura | |||
8 | DIFERENTES PROPOSTAS DE FOTO DE STILL | 2 | |
Fotografia de making off; Fotografia de divulgação (mídia eletrônica) ; | |||
VAI QUE DÁ CERTO 2 | |||
O REDENTOR | |||
9 | A ESCOLHA DA FOTO DO CARTAZ | 2 | |
Quando o fotógrafo sabe que já tem a foto do cartaz; | |||
DOIS FILHOS DE FRANCISCO | |||
CASA DE AREIA | |||
O QUE É ISSO COMPANHEIRO? | |||
horas do curso | 18 |
–
FORMATO
Online ao Vivo – 9 sessões de 2 horas – 19h
Horário : Terças e Quintas das 18:00h às 20:00h
Número máximo de participantes : 20
Início : Registre seu Interesse e lhe comunicaremos no Fechamento de Turma

Vantoen Pereira Jr.
Fotografo de Cena
Fotógrafo a mais de 42 anos. Reconhecido pelo seu trabalho de still de cinema, tendo trabalhado com diretores consagrados e filmagens premiadas, incluindo OQUE É ISSO COMPANHEIRO, MEMÓRIA DO CÁRCERE e DOIS FILHOS DE FRANCISCO e ABOLIÇÃO. E nos mais recentes filmes: M-8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA , OS ESPETACULARES e na direção do clip musical da peça infantil premiada O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO.
Atua ininterruptamente nesse período nas áreas de fotojornalismo para grandes jornais e revistas, de publicidade (último trabalho para a revista Madame Fígaro), direção de iluminação para cinema e teatro, portrait, cobertura de eventos, além de ensaios pessoais.
Realizou diversas exposições coletivas e individuais. Em 1987, foi premiado pelo concurso Marc Ferrez de fotografia com o projeto Velha Guarda… Memória Viva do Samba.
E em 2004, pelo Prêmio Orilaxé – Grupo AfroReggae.
Foi Fotógrafo Convidado da Conferência Mundial Contra o racismo, Discriminação, Xenofobia e Intolerância Correlatas em Durban/R.S.África. -2001
Realizador de oficinas de fotografia com o Projeto 5x Favela por agora por nós mesmos. -2009
Atualmente, além do trabalho de fotógrafo, atua na área da educação, como instrutor de Fotografia no SENAI/FIRJAN, e desenvolve seus projetos pessoais.
Áreas de Interesse
Mapa do Site
localização
se quiser receber nossas informações

Rua Leite Leal, 45 Laranjeiras Rio de Janeiro RJ 22240-100 Whatsapp +55 21 97381-3466 e-mail: secretaria@abcinecursos.org.br