
Fotografia de Cena para o Audiovisual
por Vantoen Pereira Jr., ABC

O curso terá uma abordagem sobre a fotografia de cena no Cinema, introduzindo a relação das produções cinematográficas e o fazer do “click” através da presença do fotógrafo de cena, também chamado fotógrafo still. Termo utilizado em oposição ao movimento contínuo das imagens do Cinema, já que o fotógrafo still vai registrar cada cena isoladamente. Diferente do fotógrafo do filme, que é quem determina o enquadramento e a iluminação registrados pelo cinegrafista (normalmente, a partir da orientação do diretor), o still tanto fotografará as cenas escolhidas pelo fotógrafo como toda a produção para a realização do filme (making off).
Apresentação e análise de fotografias que dialogarão com o acervo do filme e sua aplicação na divulgação, imprensa, cartazes, publicações e novas mídias digitais.
Os principais atributos do fotógrafo still que serão apresentados como o comportamento no SET, a discrição e agilidade. O equipamento ideal para o cuidado com o ruído durante a filmagem e o se posicionar na frente da câmera e diante da cena com o elenco.
O conhecer do projeto/ filme através do roteiro e o conceito da decupagem na priorização das imagens mais significativas do filme. Análise do movimento e posicionamento da câmera, a equipe técnica e suas funções.
Apresentação dos clássicos e dos atuais do Cinema nacional e internacional, diretores, diretores de fotografia e cenas a serem analisados em abordagem geral na construção da narrativa do filme.



módulo teórico A FOTOGRAFIA DE CENA/STILL NO CINEMA | Vantoen Pereira Jr., ABC | h | |
1 | O QUE É FOTOGRAFIA DE STILL/CENA E A CENA ATRAVÉS DO STILL | 2 | |
Aula de abertura apresentando o curso e suas abordagens principais; | |||
Um breve resumo da minha carreira e experiência; | |||
Um breve histórico. | |||
Referências em geral de filmes e diretores brasileiros e internacionais. | |||
Histórico até os dias atuais; | |||
Profissionais de referência do Cinema Internacional e Nacional; Fotos emblemáticas. | |||
Comentário dos filmes e diretores: Charles Chaplin, Akira Kurosawa, Francis Ford Coppola, Sergio Leone, Woody Allen. | |||
2 | CONHECENDO O PROJETO E AS DIFERENTES DEMANDAS DA EQUIPE | 2 | |
Leitura do roteiro; Análise e decupagem do roteiro; plano de filmagem e ordem do dia; | |||
Interação com a equipe e elenco; | |||
Entendendo a demanda do Diretor(a)/Produtor(a); | |||
PRÁ FRENTE BRASIL – CAZUZA | |||
CABEÇÃO DO NÊGO – ABOLIÇÃO | |||
MEMÓRIAS DO CÁRCERE | |||
A TERCEIRA MARGEM DO RIO | |||
CORRENDO ATRÁS | |||
3 | ESCOLHA DO EQUIPAMENTO ADEQUADO | 2 | |
Tipos básicos de câmera mais adequados; | |||
Tipos de lente; Filtros; | |||
Os TURISTAS – M8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA | |||
EU, TU, ELES | |||
4 | MOVIMENTOS DA CÂMERA NO SET | 2 | |
Analisando ensaios; | |||
Making Off de cenas; | |||
Análise da iluminação da cena; | |||
CASA DE AREIA – Dir. Andrucha Waddington | |||
O HOMEM DAS ESTRELAS – Dir. Giuseppe Tornatore dentro outros. | |||
5 | COMPORTAMENTO NO SET | 2 | |
A postura do fotógrafo de still; Respeito à dinâmica e ao ritmo da filmagem; | |||
Quando vale a pena pedir desculpas ao operador de som; | |||
O NOVIÇO REBELDE – REDENTOR – NISE – O Coração da Loucura | |||
6 | DIFERENTES PROPOSTAS DE FOTO DE STILL | 2 | |
Fotografia de making off; Fotografia de divulgação (mídia eletrônica) ; | |||
VAI QUE DÁ CERTO 2 | |||
O REDENTOR | |||
DOIS FILHOS DE FRANCISCO | |||
CASA DE AREIA | |||
O QUE É ISSO COMPANHEIRO? | |||
horas do módulo | 12 | ||
módulo prático A FOTOGRAFIA DE CENA/STILL NO CINEMA | Vantoen Pereira Jr., ABC | h | |
Participação como Fotógrafo de Cena na produção em um dos Curtas da ABCCC | horas do módulo | 12 | |
horas do curso | 24 |
FORMATO
Módulo teórico
12h – 6 sessões de 2 horas
Módulo prático
12h – 1 sessão de 12h
HORÁRIO
Módulo teórico
Terças e Quintas das 18:00 às 20:00
Módulo prático
No final de semana conforme a agenda de filmagens
INÍCIO
Quinta, 21 de Setembro de 2023
INVESTIMENTO
Curso Completo
De R$1.716,00 por R$1.200,00 por tempo limitado ou 6x R$200,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
Módulo teórico
De R$858,00 por R$600,00 por tempo limitado ou 3x R$200,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
CERTIFICADO


Vantoen Pereira Jr., ABC
Fotografo de Cena
Fotógrafo há mais de 42 anos. Reconhecido pelo seu trabalho de still de cinema, tendo trabalhado com diretores consagrados em filmagens premiadas, incluindo O QUE É ISSO COMPANHEIRO, MEMÓRIA DO CÁRCERE, DOIS FILHOS DE FRANCISCO e ABOLIÇÃO e nos mais recentes filmes M-8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA e OS ESPETACULARES e na direção do clip musical da peça infantil premiada O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO.
Atua ininterruptamente, nesse período, nas áreas de Fotojornalismo para grandes jornais e revistas, Publicidade (último trabalho para a revista Madame Fígaro), direção de iluminação para Cinema e Teatro, portrait, cobertura de eventos, além de ensaios pessoais.
Realizou diversas exposições coletivas e individuais. Em 1987, foi premiado pelo concurso Marc Ferrez de fotografia com o projeto Velha Guarda… Memória Viva do Samba e, em 2004, pelo Prêmio Orilaxé – Grupo AfroReggae.
Foi Fotógrafo Convidado da Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação, Xenofobia e Intolerância Correlatas em Durban/R.S.África – 2001.
Realizador de oficinas de fotografia, como o Projeto 5x Favela agora por nós mesmos – 2009.
Atualmente, além do trabalho de fotógrafo, atua na área da Educação, como instrutor de Fotografia no SENAI/FIRJAN e desenvolve seus projetos pessoais.