Introdução à Efeitos Visuais VFX – Houdini

por Lucas Kazakevicius

Apostando na importância profissional dos efeitos visuais, o curso de Introdução à Efeitos Visuais VFX – Houdini é ideal para você que quer se tornar um profissional de destaque no mercado.

Com uma carga horária de 40 horas, você aprenderá os conceitos básicos de Houdini e terá acesso a uma série de demonstrações e exercícios que irão mostrar como é possível criar e desenvolver efeitos especiais incríveis.

Além disso, o curso é ministrado por um renomado especialista no assunto, o que garante um aprendizado de alta qualidade.

Não perca esta oportunidade! Inscreva-se agora mesmo no curso de Introdução à Efeitos Visuais VFX – Houdini.

As Aulas Teóricas são gravadas e ficam à disposição pelo tempo do curso.

Conteúdo do Curso

Semana 1

De onde vem e pra onde vamos?

Teoria

– Qual a função de um artista de efeitos
– O que esperar dos outros departamentos
– Por que o Houdini?
– Exemplos de Efeitos
– Pipeline e Workflow

Prática

– Instalando Houdini
– Interface e atalhos básicos
– Construindo uma cena básica da modelagem ao render
– Formatos, como importar e exportar
– Modelagem básica, principais nodes e técnicas

Mentoria

– Atributos e Copy

Semana 2

Engatinhar > Caminhar > Correr

Teoria

– Determinismo, Proceduralismo e Simulação
– Os 4 tipos de efeitos: Simples Simples, Simples Complexo, Complexo Simples e Complexo Complexo
– Mais exemplos

Prática

– Noise fields
– Pontos vs Partículas – Popnet e atributos básicos
– Nosso primeiro efeito procedural e simulado

Mentoria

– Introdução a Voxels

Semana 3

Legal, mas como eu ponho fogo em alguma coisa?

Teoria

– DOPs, Solvers e Objetos
– O que é densidade, velocidade, temperatura e pressão nesse contexto?

Prática

– Solvers
– Importância da emissão e ambiente
– Controlando a memória e armazenamento

Mentoria

– Advecção de partículas

Semana 4

E a água?

Teoria

– O que quer dizer Mecânica Lagrangiana? Atualmente a forma mais precisa
de descrever nosso universo e outras questões de tirar o sono.

Prática

– Simulando fluidos, colisões e interações

Mentoria

– No fundo é tudo a mesma coisa: Misturando Partículas Pyro e FLIP

Semana 5

Camadas de Efeitos

Teoria

– Exemplos de névoa, poeira, sparks, chuva

Prática

– Adicionado realismo a uma cena comum

Mentoria

– Orçamento (tempo) é o limite.

Semana 6

VEX e Programação, um caminho opcional e sem volta

Teoria

– Exemplos de efeitos criados com programação
– O básico sobre soma, subtração, multiplicação, divisão, exponenciais e vetores

Prática

  • – Atributos, variáveis, funções básicas
    – Integers, Floats, Vectors, Strings, Arrays
    – Ponto, Vértice, Primitiva e Item e como economizar memória
    – Exemplos e códigos que salvam projetos

Mentoria

– Otimizando cenas pela câmera, controlando escala de partículas e subdivisões usando o que aprendemos

Semana 7

OK, mas podemos explodir alguma coisa?

Teoria

– Bullet e Bullets
– Packed Objects e Constraints
– Colisores convexos e côncavos
– Conservação de movimento, spin, fricção e resistência do ar

Prática

  • – Usando atributos para acionar sistemas de destruição
    – Topologia importa, resolvendo intersecções
    – POPs + Atributos + Copy
    – Intro a efeitos secundários como poeira, fumaça e sparks

Mentoria

– Continuando efeitos secundários

Semana 8

Juntando tudo e passando adiante

Teoria

– Render, AOVs, Deeps
– Shaders
– Limpando atributos
– Composição Básica

Prática

  • – Usando atributos para acionar sistemas de destruição
    – Topologia importa, resolvendo intersecções
    – POPs + Atributos + Copy
    – Intro a efeitos secundários como poeira, fumaça e sp- Vamos ver como otimizar e exportar cada tipo de arquivo requerido
    – Técnicas de renderização para todos efeitos criados até aqui. Quando
    renderizar partículas e volumes?
    – Texturas, shaders e AOVs na prática

Mentoria

– Pergunte o que quiser

FORMATO

 Teórico: 16h – 8 sessões gravadas de 2 horas

Mentoria  ao Vivo: 24h – 1 sessão semanal 3 horas

HORÁRIO

Prático: Online ao Vivo 
aos Sábados

INÍCIO

EM JULHO 2023

INVESTIMENTO

De R$2.860,00 por R$2.000,00 por tempo limitado ou em 5x R$ 400,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito

MATRÍCULAS

CERTIFICADO

NETWORKING

Lucas Kazakevicius

Diretor Técnico em VFX e Supervisor de CG

Especializado em entretenimento, atua nos principais segmentos conceituando e fotografando shows, programas de TV, musicais, DVDS e premiações. Expertise em transmissão ao vivo nacional e internacional, estética fotográfica, light design e processo de colorgrading.

Há 13 anos, é diretor de fotografia na Rede Globo, estando a frente de projetos como “No Limite”, “Criança Esperança”, “Domingão com Huck”,  “Domingão do Faustão”, “Caldeirão do Huck”, “Tamanho Família”, “Adnight”, “Esquenta”, além de projetos e transmissões para Globoplay e canais a cabo (GNT, Multishow e Gloob).