Introdução à Efeitos Visuais VFX – Houdini
por Lucas Kazakevicius

Apostando na importância profissional dos efeitos visuais, o curso de Introdução à Efeitos Visuais VFX – Houdini é ideal para você que quer se tornar um profissional de destaque no mercado.
Com uma carga horária de 40 horas, você aprenderá os conceitos básicos de Houdini e terá acesso a uma série de demonstrações e exercícios que irão mostrar como é possível criar e desenvolver efeitos especiais incríveis.
Além disso, o curso é ministrado por um renomado especialista no assunto, o que garante um aprendizado de alta qualidade.
Não perca esta oportunidade! Inscreva-se agora mesmo no curso de Introdução à Efeitos Visuais VFX – Houdini.
As Aulas Teóricas são gravadas e ficam à disposição pelo tempo do curso.
Conteúdo do Curso
Semana 1
De onde vem e pra onde vamos?
Teoria
– Qual a função de um artista de efeitos
– O que esperar dos outros departamentos
– Por que o Houdini?
– Exemplos de Efeitos
– Pipeline e Workflow
Prática
– Instalando Houdini
– Interface e atalhos básicos
– Construindo uma cena básica da modelagem ao render
– Formatos, como importar e exportar
– Modelagem básica, principais nodes e técnicas
Mentoria
– Atributos e Copy
Semana 2
Engatinhar > Caminhar > Correr
Teoria
– Determinismo, Proceduralismo e Simulação
– Os 4 tipos de efeitos: Simples Simples, Simples Complexo, Complexo Simples e Complexo Complexo
– Mais exemplos
Prática
– Noise fields
– Pontos vs Partículas – Popnet e atributos básicos
– Nosso primeiro efeito procedural e simulado
Mentoria
– Introdução a Voxels
Semana 3
Legal, mas como eu ponho fogo em alguma coisa?
Teoria
– DOPs, Solvers e Objetos
– O que é densidade, velocidade, temperatura e pressão nesse contexto?
Prática
– Solvers
– Importância da emissão e ambiente
– Controlando a memória e armazenamento
Mentoria
– Advecção de partículas
Semana 4
E a água?
Teoria
– O que quer dizer Mecânica Lagrangiana? Atualmente a forma mais precisa
de descrever nosso universo e outras questões de tirar o sono.
Prática
– Simulando fluidos, colisões e interações
Mentoria
– No fundo é tudo a mesma coisa: Misturando Partículas Pyro e FLIP
Semana 5
Camadas de Efeitos
Teoria
– Exemplos de névoa, poeira, sparks, chuva
Prática
– Adicionado realismo a uma cena comum
Mentoria
– Orçamento (tempo) é o limite.
Semana 6
VEX e Programação, um caminho opcional e sem volta
Teoria
– Exemplos de efeitos criados com programação
– O básico sobre soma, subtração, multiplicação, divisão, exponenciais e vetores
Prática
- – Atributos, variáveis, funções básicas
– Integers, Floats, Vectors, Strings, Arrays
– Ponto, Vértice, Primitiva e Item e como economizar memória
– Exemplos e códigos que salvam projetos
Mentoria
– Otimizando cenas pela câmera, controlando escala de partículas e subdivisões usando o que aprendemos
Semana 7
OK, mas podemos explodir alguma coisa?
Teoria
– Bullet e Bullets
– Packed Objects e Constraints
– Colisores convexos e côncavos
– Conservação de movimento, spin, fricção e resistência do ar
Prática
- – Usando atributos para acionar sistemas de destruição
– Topologia importa, resolvendo intersecções
– POPs + Atributos + Copy
– Intro a efeitos secundários como poeira, fumaça e sparks
Mentoria
– Continuando efeitos secundários
Semana 8
Juntando tudo e passando adiante
Teoria
– Render, AOVs, Deeps
– Shaders
– Limpando atributos
– Composição Básica
Prática
- – Usando atributos para acionar sistemas de destruição
– Topologia importa, resolvendo intersecções
– POPs + Atributos + Copy
– Intro a efeitos secundários como poeira, fumaça e sp- Vamos ver como otimizar e exportar cada tipo de arquivo requerido
– Técnicas de renderização para todos efeitos criados até aqui. Quando
renderizar partículas e volumes?
– Texturas, shaders e AOVs na prática
Mentoria
– Pergunte o que quiser
FORMATO
Teórico: 16h – 8 sessões gravadas de 2 horas
Mentoria ao Vivo: 24h – 1 sessão semanal 3 horas
HORÁRIO
Prático: Online ao Vivo
aos Sábados
INÍCIO
EM JULHO 2023
INVESTIMENTO
De R$2.860,00 por R$2.000,00 por tempo limitado ou em 5x R$ 400,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
CERTIFICADO


Lucas Kazakevicius
Diretor Técnico em VFX e Supervisor de CG
Especializado em entretenimento, atua nos principais segmentos conceituando e fotografando shows, programas de TV, musicais, DVDS e premiações. Expertise em transmissão ao vivo nacional e internacional, estética fotográfica, light design e processo de colorgrading.
Há 13 anos, é diretor de fotografia na Rede Globo, estando a frente de projetos como “No Limite”, “Criança Esperança”, “Domingão com Huck”, “Domingão do Faustão”, “Caldeirão do Huck”, “Tamanho Família”, “Adnight”, “Esquenta”, além de projetos e transmissões para Globoplay e canais a cabo (GNT, Multishow e Gloob).