LATC SPCINE

Proposta de Programa de Cursos de Qualificação para Profissionais do Audiovisual

O Programa de Cursos de Qualificação para Profissionais do Audiovisual será uma série de 10 cursos Online ao Vivo e/ou Presenciais, sobre as principais etapas da cadeia produtiva audiovisual e ministradas por experientes profissionais da nossa indústria.

Assistência de Direção

Instrutora:  Mari Macedo

Duração: 48 horas

Data:

Conceito e importância do planejamento na produção audiovisual e o papel do Assistente de Direção, suas habilidades e ferramentas, na elaboração e execução deste planejamento para o sucesso da produção.

Conteúdo do Curso

    
Interpretação do Roteiro e Interação com a Direção   
Decupagem do Roteiro para a Análise Técnica e Plano de Filmagem;    
Leituras de Roteiro, Ensaios, Testes de Elenco e Figurino; Preparando Ordens do Dia     
A Equipe de Direção e suas Funções; Interação entre a Direção e a Produção;   
A Função dos Assistentes no Set e na Base de Produção; Funções e    
Básico de MovieMagic (Scheduling);   
Comportamento Profissional     

Mari Macedo

Assistente de Direção e Continuísta

Trabalha há doze anos com produções audiovisuais e soma mais de trinta longas-metragens, curtas e séries.
Atua na equipe de Direção em diferentes perfis de produções. Destaques para sua participação em longas-metragens
como primeira assistente de direção em “Temporada” e “No Coração Do Mundo” (ambos produção da Filmes de Plástico) e “Mormaço”.
Como Continuísta, atuou em produções de destaques como “Um Contra Todos” (todas as quatro temporadas) para
FOX Premium, e “DOM”,  para Amazon Prime.
Desde 2013, ministra aulas e oficinas de Assistência de Direção e Continuidade.

Link IMDB: https://www.imdb.com/name/nm3531520/?ref_=nv_sr_srsg_0

Continuidade

Instrutora:  Mara Cecília Maciel

Duração: 48 horas

Data:

A importância do trabalho do continuísta, a rotina de planejamento e execução da função e os desafios impostos por fluxos que não restringem os dados e informações gerados apenas ao set, levando o trabalho de continuidade até a etapa de efeitos visuais.

Conteúdo do Curso

    
Interpretação do Roteiro e Interação com a Direção   
Pré-produção: decupagem do roteiro   
Formulários, softwares e workflows   
No Set: Equipamentos de som e câmera: Informações para montagem   
Raccord e as posições de câmera   
Desprodução do set   
Comportamento Profissional     

Mara Cecília

Continuísta

Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ, em 2015, e graduada em Jornalismo pela
Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), em 2009, é profissional da área de comunicação
desde 1984, trabalhando em produções para Cinema, TV aberta e fechada. Trabalhou em
documentários e filmes de ficção de curta, média e longa-metragem, em seriados e novelas para TV
Globo, TV Manchete e Bandeirantes, além de produções audiovisuais independentes. Paralelamente,
desenvolve pesquisa em Teoria da Informação.
Atuou e atua em filmes de longa, média e curta-metragem, brasileiros e estrangeiros,
destacando os longas: “Tanga, Deu no New York Times” (1985), do Henfil; “Prisoner of Rio” (1987), de
Lech Majewski; “Pure Juice” (1989) de Stefano Rolla; “Gêmeas” (1999), de Andrucha Waddington; “A
Grande Família” – O filme (2007), de Maurício Farias; “Quase Memória” (2014), de Ruy Guerra, “Vai
Que Dá certo 2″ (2015), de Maurício Farias, “Um Tio Quase Perfeito” ( 2016), de Pedro Antônio; “Minha
Vida em Marte” (2018) e “Minha Mãe é Uma Peça 3” (2019), ambos de Susana Garcia.
Também atuou e atua em séries, minisséries, telenovelas para todas as mídias, como para a
extinta Rede Manchete, em “A Marquesa de Santos ” (1984), Amazônia (1991), Xica da Silva (1996).
Na TV Globo, onde trabalhou de 2000 a 2012, fez parte das equipes em vários núcleos de gêneros
distintos como em “Linha Direta”, “Carga Pesada”, “Um Só Coração”, “A Grande Família” (durante 8
anos), “Aline” e “Tapas e Beijos” .
Para players, em séries como “A Divisão” (2017), para o Multishow, Globoplay, “Impuros”
(2019), para Fox Prêmio e, no longa “Pai em Dobro” (2020), para o Netflix.

Maquiador de efeitos especiais

Instrutora:  Anna Van Steen

Duração: 40 h Online ao Vivo + 8 h Presenciais

Data:

Conteúdo do Curso

 
Interpretação do Roteiro e Interação com a Direção
Técnicas de Maquiagem Profissional para Cinema e Vídeo
Conhecimento de Materiais
Maquiagem de Efeitos: Envelhecimento; Rejuvenescimento, entre outros.
Estética de Maquiagem para Filmagens de Época.
Caracterização. 
Comportamento Profissional  

Anna Van Steen

Maquiadora

Nascida em 1963, em São Paulo.

Formada no curso de maquiagem profissional, com especialização em efeitos especiais na Ècole Overlook de Paris.
Trabalha no mercado nacional e internacional desde 1986 e reúne, no site IMDB, mais de 60 títulos de projetos nos quais assina a caracterização.

Indicada 13 vezes e vencedora de 5 prêmios na categoria “Melhor Maquiagem”.

Atualmente é uma das representantes do Brasil na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Supervisor de Segurança do Trabalho

Instrutor:  Alvaro Brito

Duração: 48 horas

Data:

Coordenador de Efeitos Especiais (SFX)

Instrutor:  Wagner Martão

Duração: 40 h Online ao Vivo + 8 h Presenciais

Data:

Vagner Martão

Técnico em Efeitos Especiais

Vagner Martão é formado pela Escola de Bombeiros da Policia Militar de São Paulo com experiência em Busca, Salvamento, Resgate, Mergulho e Escafandria, atentendo a indústria Audiovisual a mais de 30 anos. Dentre seus trabalhos mais importantes estão os longa-metragens: Carandiru, Bacurau, 3%, Ensaio sobre a Cegueira, Coisa Mais Linda, Bom Dia Veronica, Sintonia, Irmandade, A Névoa, O Cangaço Novo, Cidade Invisível, Todo Dia a Mesma Noite. Atua como coordenador Técnico em Efeitos Especiais para Netflix, HBO, Amazon Prime, O2, Conspiração Filmes, TV Globo, dentro outras grandes produtoras.

Coordenador de Dublê

Instrutor:  Agnaldo Bueno

Duração: 40 h Online ao Vivo + 8 h Presenciais

Data:

Agnaldo Bueno

Coordenador de Ação e Dublê Profissional

Com 50 anos de idade e 25 dedicados ao universo das cenas de ação, Agnaldo soma vasta experiência no mercado, tendo atuado em mais de 300 projetos entre longas, séries, novelas e filmes publicitários. Possui formação em diversas atividades esportivas profissionais, tais como: Paraquedismo, Piloto Graduado CBA, Técnicas Verticais, entre muitas outras atividades. Algumas produções que já trabalhou: Boleiros (Ugo Giorgetti), Carandiru (Hector Babenco), Crô (Bruno Barreto), A Morte de Quincas (Sergio Machado), Batismo de Sangue (Helvécio Ratton), Garotas do Abc (Carlos Reichenbach), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (Vinicius Coimbra), Os Mercenários (Sylvester Stallone), Carga Máxima (Thomaz Portella), Novo Cangaço (Fábio Mendonça).

Inglês Técnico

Instrutor:  TBD

Duração: 48 horas

Data:

Introdução à Produção

Instrutor:  Samantha Queiroz

Duração: 48 horas

Data:

Conteúdo do Curso

    
Do Roteiro ao Orçamento: O Desenho de Produção; Hierarquia das Funções de Produção   
Funcionamento da Base de Produção e do Set de Produção   
Tarefas de Equipe de Produção durante a Pré-Produção, Filmagem/Gravação e Pós   
Básico de MovieMagic (Budgeting)   
Controle da Produção e do Orçamento; Básico de Contratos de Equipes, Fornecedores   
Elenco; Autorizações de filmagem, locações, imagem, etc. A Segurança no Set   
Comportamento Profissional     

Samantha Queiroz

Produtora Executiva

Formada em Comunicação Social – Publicidade & Propaganda pela PUC/RJ em 1998, Samantha Queiroz atua há 25 anos como freelancer no mercado audiovisual, tendo exercido vários cargos de produção (Assistente de Produção, Assistente de Produção Executiva, Coordenadora de Produção e Diretora de Produção) em comerciais, documentários e filmes de longa-metragem brasileiros e internacionais em várias produtoras como: Conspiração Filmes, Zohar International, Ocean Films, Migdal, Morena Filmes, Lereby, Cinética Filmes, entre outras. Mais recentemente vem exercido o cargo de Produtora Executiva de longas-metragens como “Inverno”, “O Porteiro”, “Desapega!”, “A Porta Ao Lado”, e “Ninguém é de Ninguém”, todos com lançamento previsto para 2022.

Elétrica e Maquinária

Instrutor:  Alvaro Brito

Duração: 48 horas

Data:

Conteúdo do Curso

    
Básico de Elétrica e de Maquinária    
Normas Essenciais de Segurança: NR 10 (elétrica) e NR 35 (trabalho em altura)   
Descrição e Funcionamento de equipamentos: luz, refletores, filtros, maquinária, etc.   
Montagem e Operação: trilhos, dolly, gruas, entre outros   
Operação: Básico de câmera, lentes, entre outros; Temperatura de Cor   
Relação com Direção de Fotografia e Assistência de Direção   
Comportamento Profissional     

DIT / Logger

Instrutor:  Bacco Andrade

Duração: 48 horas

Data:

Conteúdo do Curso

       
As funções de Loggers, de DITs (Digital Image Technician) e as Novas Profissões Digitais Audiovisuais      
Mídias e Novos Equipamentos Digitais na Filmagem/Gravação e na Pós; Introdução à Tecnologia NDI      
Equipamentos de Transmissão de Sinais no Set; Gerenciamento de Mídias: Softwares: Silverstack, Shotput Pro e DaVinci Resolve
      
Insert, checagem, transcode, backups; Insert, Codec, Pacotes, Bit Rates, Mbps, Resolução, Pixel, RAID, SSD, entre outros;       
Interface com as Demais Funções da Pós-Produção; Dimensionamento de Equipe, dos Equipamentos       
Elaboração de Orçamentos; Controle e Relatórios do Fluxo de Trabalho Digital; Deliverables e Controle de Qualidade.      
Comportamento Profissional        

Bacco Andrade

Diretor de Fotografia e Operador de Câmera

Há 19 anos no mercado audiovisual brasileiro e internacional com experiência em Cinema, Televisão e Publicidade e sócio da Locadora Lox Camera, desde 2014.

Começou a carreira em Recife e em 2007 mudou para o Rio de Janeiro, onde foi assistente de Jacques Cheuiche, ABC em vários filmes como “Revelando Sebastião Salgado” , “Uma Noite em 67”, incluindo dois longas de Eduardo Coutinho “Moscou” e “As Canções”

Desde 2010, tem trabalhado com Walter Carvalho, ABC em diversos projetos como foquista e operador de câmera entre eles as séries “Amores Roubados” (Globo), “O Canto da Sereia” (Globo), “Narcos” (Netflix) e filmes como “Raul: O Início, o Fim e o Meio” e “O Filme da Minha Vida”,  chegando a dividir a fotografia em alguns documentários como “Quanto Tempo o Tempo Tem” (Netflix) e “À Queima Roupa”.

Já fotografou diversos clipes, institucionais e campanhas e documentários como o “Estrada de Sonhos” (indicado a Melhor Fotografia Documentário Prêmio ABC 2019).

Em 2022,  dirigiu a fotografia do longa-metragem de ficção “Eu sou Maria” ( Globo Filmes). Seus projetos mais recentes como operador de câmera foram o filme “Vai que Cola 2: O Começo” (Globo Filmes), a série “Tudo ou Nada: Seleção Brasileira” (Amazon Prime), a novela “Amor de Mãe” (TV Globo) e o documentário “Meu Amigo Bussunda” (Globoplay)