A Linguagem Cinematográfica 1 1

por Ruy Guerra

O sumário apresentado abaixo é apenas um conceito geral do curso proposto, sendo que a ordem e o aprofundamento dos temas não são rígidos. O interesse dos participantes pode e deve influenciar na dinâmica deste encontro. Um segundo curso nos moldes deste terá como objetivo básico, além de conceitos novos, ir mais fundo nas matérias colocadas no primeiro encontro com ênfase na sua praticidade.

Temas gerais para serem abordados no Curso 2 :

Decupagem e suas técnicas
Ilusionismo e anti-ilusionismo
O salto da palavra para a imagem
A Planta Baixa
O cinema e quem o faz
Aprofundamento dos temas abordados no curso 1

As Aulas Presencias, mas transmitidas também Online ao Vivo, serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

Conteúdo do Curso

 A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICARuy Guerrah
1Apresentação  
 Dos sentidos de imagem da realidade e do movimento.  3
 A escala de Sagan.      
 A força da gravidade na construção das formas da realidade, (incidência na composição e na simetria).  
 O encontro do espaço e do tempo no cérebro humano.  
 O mundo real e o mundo simbólico.  
 A formação dos sistemas perceptivos (relógio biológico) e sua evolução.   
 Formação dos conceitos de espaço e tempo alargados.  
 Realidade, imaginário e simbólico: conceitos.  
    
2Da representação da realidade 3
 Da imagem, do som, do movimento: conceitos. O olhar da câmera.  
 A imagem mental e a imagem concreta.  
    
3O Primeiro Cinema 3
 O corte, a chegada da linguagem cinematográfica.  
    
4Do signo. Semiótica 1.  
 Especificidades do signo lingüístico e do signo fotográfico.     
 Da inexistência de uma língua cinematográfica e conseqüente impossibilidade de uma sintaxe gramatical. 3
 A imaterialidade do movimento, contemporaneidade da imagem cinematográfica, persistência retiniana,  
 o movimento como um consrtuto da mente (efeito PHI).  
 
Diferença entre linguagem e dramaturgia.  
 Matéria de expressão.  
    
5Do Plano  
 Definição 3
 Plano, cena e sequência.   
 Definições: sob o ponto de vista da dramaturgia e da linguagem.      
 Plano-sequência.  
 Montagem e decupagem (montagem virtual), artigo Godard.  
 O quadro: o campo e derivados.  
 Conceitos básicos de Montagem.  
 Mise en scene, plano-sequencia (montagem no espaço) e planos curtos (montagem temporal).  
    
6Mais de Semiótica aplicada ao Cinema 3
 Fílmico, Prófilmico, Diegese  
 A narrativa  
 Breve paisagem das teorias cinematográficas.  
 Uma consideração: Está previsto um segundo curso nos moldes deste.  
  horas do curso16

FORMATO

18h – 6 sessões de 3 horas

Horários 

Terça e Quinta das 17:00 às 20:00

Número máximo de participantes  presenciais : 24

Início: Registre seu Interesse e lhe comunicaremos no Fechamento de Turma

 

INVESTIMENTO

À vista:  R$ 720,00 ou 3 x R$240,00  sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito

MATRÍCULAS

CERTIFICADO

Ruy Guerra

Diretor Cinematográfico

Ruy Guerra é uma cineasta da palavra mas acima de tudo é um realizador de múltiplas capacidades criativas, artista multifacetado que dispõe o seu olhar crítico e pensamento por variadas artes. Fica-nos na memória um realizador incansável que olha para o futuro como se ainda tivesse 30 anos de idade

Rua Leite Leal, 45    Laranjeiras    Rio de Janeiro   RJ    22240-100      Whatsapp +55 21 97381-3466     e-mail: secretaria@abcinecursos.org.br