Doutor Roteiro – Master Class

por Antonio Carlos da Fontoura

Há lições para aprender sobre enredo, estrutura e criação de personagens em roteiros – mas minha mentoria não será voltada para elas. Não me proponho a fazer de você um melhor criador de histórias, só quero fazer que seu roteiro se torne mais fácil de ser lido.

Os softwares de roteiro tornaram a formatação muito fácil, mas os novos roteiristas cometem muitos erros quando utilizam os softwares. Vou identificar em seu roteiro os erros mais comuns e também vou lhe mostrar como evitá-los.

O melhor predicado de um roteirista experiente é a capacidade de transmitir estilo, atmosfera e substância com a mais direta descrição de ação possível e a brevidade também vale para o diálogo.

Menos é mais – esse é o mantra que todo roteirista precisa adotar, porque favorece o roteiro muito mais do que super-escrever atmosferas, direções e emoções, dificultando o esforço do leitor para acompanhar sua história cinematográfica.

Muitas armadilhas que cercam os roteiristas serão apresentadas na minha masterclass inaugural da mentoria. E, se julgar oportuno, você poderá mais tarde encaminhar seu roteiro em andamento para minha mentoria, minha clínica de roteiros – Doutor Roteiro.

Doutor Roteiro não é um curso, é uma oferta de mentoria para seu roteiro em curso ou já finalizado, mediante encontros online em que analisarei seu roteiro e proporei reformas formais, estilísticas e estruturais para tornar a narrativa mais simples e mais direta.

Começando pela página de título, seguindo para o título da cena, chegando á descrição da cena e enfim ao diálogo, sua função enquanto roteirista é transmitir a cena o mais diretamente possível, para o leitor a visualizar imediatamente e passar para a próxima cena.

Não queira dirigir o filme a partir de seu roteiro. O cinema é uma forma de arte colaborativa. Deixe o diretor, o diretor de fotografia, o cenógrafo, o maquiador, o diretor de arte, o diretor musical e o montador também fazerem suas partes.

Quero tornar você um roteirista mais consciente dos parâmetros de sua função na complexa e multifacetada atividade cinematográfica.

Antonio Carlos da Fontoura

Nascido em São Paulo em 20/11/1939, Antonio Carlos da Fontoura vive no Rio de Janeiro desde 1950, onde se diplomou em Geologia em 1960 e iniciou seus estudos cinematográficos em 1962, com o documentarista sueco Arne Sucksdorff.

A partir de 1965 escreveu e dirigiu doze curtas-metragens sobre a cena artística brasileira e oito longas-metragens ficcionais, dedicando-se também, desde 1970, a escrever e dirigir séries ficcionais para redes de televisão brasileiras.

Autor de duas peças teatrais e de um romance literário, lecionou Estrutura do Roteiro na Universidade Estácio de Sá por 10 anos, promove workshops de criação de roteiros desde 1990 e dedica-se atualmente ao desenvolvimento de novos projetos de séries e longas-metragens.