Nossa História

Edital CTAV / FSA 13-2018
Relatório de atividades até 20 de setembro de 2020
1- O Início:
Iniciamos nosso planejamento no início de 2019, quando soubemos da nossa contemplação pelo Edital, publicada em dezembro de 2018.A equipe mobilizada desde o início nesse projeto educacional da Cinemar Ltda. em co-realização com a ABC-Associação Brasileira de Cinematografia é composta por: Affonso Beato, ASC, ABC, Cezar Moraes, ABC e Roberto Faissal, ABC, todos Sócios Fundadores da ABC.
Na primeira etapa, planejamos os cursos e trabalhamos para manter vivas todas as parcerias com Instrutores, Monitores e parceiros para a realização dos cursos.
Em função de negativa do MAM Rio em ceder o espaço no seu Bloco Escola junto a Cinemateca, por questão financeira ( OBS: nosso projeto contemplado foi de 50% do valor originalmente pleiteado), buscamos novo local e encontramos em parceria com a RioFilme um espaço melhor nas Casas Casadas, em local de ótimo acesso, necessitando apenas reforma das instalações elétricas e climatização para receber os ABC Cursos de Cinema.
Paralelamente, trabalhamos na idealização do Portal ABC Cursos de Cinema, com plataforma de comercio eletrônico para simplificar e modernizar as relações administrativas e comerciais com todos os interessados nos cursos: estudantes, professores e administradores.
Construímos também parcerias com vários participantes da atividade audiovisual visando a divulgação: SICAV, BRAVI, VAV, Canal LIKE, dentre outros. Desse trabalho começaram a surgir listas de potenciais interessados para a posterior divulgação dos cursos.
Em outubro de 2019, quando do final da Contratação do fomento pelo BRDE/FSA, e do Convênio coma a RioFilme, intensificamos o planejamento para adequação do espaço
e confirmação do Professores Titulares dos cursos.
Em janeiro de 2020, iniciamos a execução e testes do sistema digital www.abcinecursos.org.br , as reuniões presenciais com os Professores Titulares dos cursos e as instalações nas Casas Casadas, que foram concluídas nos primeiros dias de março de 2020.Nesse período também agregamos uma Secretaria Administrativa e uma Secretaria Pedagógica, para trabalharem nos relacionamentos e tarefas organizacionais com alunos e professores .




2 – Momento de Excepcionalidade: Pandemia Covid 19
Tudo estava pronto e as aulas estavam planejadas para se iniciarem em 16 de março de 2019 e desde novembro de 2019 divulgamos em Redes Sociais e Sites de Busca . A partir de meados de janeiro abrimos as matrículas em nosso site e intensificamos nossa publicidade.
Paralelamente o Covid 19 avançava no hemisfério norte e em fins de fevereiro de 2020 já era dada como certa a Pandemia que se confirmou no início de março, obrigando a todas atividades que reuniam pessoas a serem interrompidas, sem data certa para retorno a normalidade.
Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, constatamos grande tráfego de interessados nos cursos em nosso website , impulsionados também por nosso investimento em posicionamento em site de busca Google que se mostrou de grande assertividade:
Resultados de nossa Presença com a Divulgação:

Links das nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/abccursosdecinema/
Facebook: https://www.facebook.com/abccursosdecinema
Twitter: https://twitter.com/abccursos_
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqj8H98gNbLBlY2-YIhgXAA

Aprendemos também nesse período de comunicação com os potenciais estudantes que o interesse efetivo de matrículas se concretizava para os cursos de: CIN-Cinematografia, DIR-Direção de Cena, ART-Direção de Arte, EDC-Edição e FRM-Formação Básica.
Os Cursos de Preservação e Novas Mídias/VFX e Som, não tiveram matrículas pagas registradas, e apenas 2 bolsistas inscritos, sendo sua realização adiada para quando houvesse turma formada.
3 – Reorganização das datas do Projeto e outras ações:
Refletindo sobre esses dados, concluímos que a manifestação de interesse concretizados nas matrículas efetivadas, a recessão econômica do Rio de Janeiro e pela insegurança que cresceu a partir de fevereiro e março de 2020 por conta da Covid 19, nos indicaram que mudanças deviam ser feitas para otimizar o Fomento e os resultados do Projeto ABC Cursos de Cinema.
No primeiro momento, em função das previsões econômicas e sanitárias apuradas no início de abril de 2020,tomamos iniciativas importantes:
Atividades Extras em abril e maio de 2020.
Promovemos encontros entre os estudantes matriculados com os instrutores através da plataforma TEAMS Educacional da Microsoft. Abaixo encontro com Marcos Flaksman ABC, Diretor de Arte e de Affonso Beato ASC,ABC Diretor de Fotografia com estudantes.


Também foram realizados Encontros Cursos ABC com a Editora Diana Vasconcelos ABC e com o Diretor Cinematográfico Walter Lima Jr, além de convidados como Lucio Kodato, Adrian Teijido, Hsu Chian, Hernani Heffner, entre outros.
Mantivemos contato com o CTAV, Ancine e FSA, no sentido de manter essas instituições informadas sobre nosso andamento e para atualiza-los quanto a dinâmica do momento e de nossas ações que vem sendo executadas para manter ativos os contatos com os estudantes matriculados, nesse momento de excepcionalidade.
Até essa data somente 3 alunos haviam pedido o reembolso de suas inscrições pagas.
As contas do Projeto seguiam executadas conforme a planilha original aprovada pelo FSA/BRDE/ANCINE/CTAV .
Em junho de 2020, início de aulas teóricas Online ao Vivo
Propusemos e obtivemos o De Acordo do CTAV para início dos Cursos de Formação e Qualificação de forma Híbrida: Aulas teóricas Online e práticas presenciais, quando autorizado pelas Autoridades de Saúde do Rio e Janeiro.
Também flexibilizamos os pagamentos e oferecemos descontos aos que desejavam muito cursar e estavam com dificuldades financeira, justificadas pela conjuntura.
Iniciamos conforme o calendário abaixo, e a Proposta Pedagógica original:
Introdução ao Cinema e TV



Edição para Cinema e TV


Neste período iniciamos os testes de Cursos curtos (entre 6 e 30 horas) Online ao Vivo, para entender a demanda e o desejo do púbico alvo, visando o remanejamento dos Cursos itinerantes da Proposta Pedagógica original ,para essa modalidade, expandindo o alcance de estudantes para todo o Brasil ( e também brasileiros residentes no exterior) e reduzindo custos para os estudantes. Estamos confiantes de que esse é um formato aprovado que reúne a comodidade e a economia sem perder a Mentoria e a presença do Mestre.
Julho, agosto e setembro de 2020.
No final de setembro, início de outubro estaremos completando o ciclo de aulas teóricas Online e nos organizamos com a concordância dos estudantes e Monitores, com grupos máximos de 12 pessoas, e esperamos poder fazer as aulas práticas presenciais a partir do final de outubro de 2020. Para isso, estamos aguardando a definição das autoridades sanitárias do Município do Rio de Janeiro. e a concordância de nossos estudantes:
Imagens de aulas teóricas Online , em andamento:



Com Marcos Flaksman,ABC Diretor de Arte, e com Affonso Beato ASC,ABC Diretor de Fotografia


Com Walter Lima Junior, Diretor Cinematográfico e Diana Vasconcelos,ABC , Editora.
No Total, 64 alunos estão cursando as turmas acima, sendo que 8 são bolsistas, do CTAV, ANCINE e 20 através das Bolsa de Inclusão da RioFilmes. Matrículas foram pagas por 36 estudantes somando um montante bruto de R$ 77.354,75.
Em novembro e dezembro devemos concluir a parte prática com os alunos dos 5 Cursos que realizaram 6 filmes de curta-metragem, já em fase de pré-produção com a participação de todos os estudantes e monitores de prática.


Mapa de atividades no TEAMS Aulas Online ao Vivo na semana de 13 a 19 de setembro de 2020.
4- Próximos Passos:
Planejamento para Remanejamento de parte da Proposta Pedagógica:
Readequação da grade de cursos presenciais oferecidos.
Apoiados em um cenário de retorno gradual das atividades produtivas do mundo e do Brasil em 2021, acreditamos ser viável manter os 3 Cursos Trimestrais de 96 h, 100% presenciais no primeiro semestre de 2021 ( a partir de março 2021):
Em função da grande aprovação dos Cursos realizados em 2020 de: CIN-Cinematografia, DIR-Direção de Cena, ART-Direção de Arte, EDC-Edição e FRM-Formação Básica, propomos repetir os 3 que faltam para completar a proposta original de 8 Cursos de 96h, a parir de março de 2021:
Direção para Cinema e TV – Março/2021
Direção de Fotografia – Março/2021
Direção de Arte – Março/2021
Cursos que não tiveram procura de matriculas mínimas:
SOM- Som / titular Carlos de Andrade
VFX- Novas Mídias/ titular Matteo Moriconi
PRE- Preservação / Titular Hernani Heffner
A- Nova programação para realização dos Cursos itinerantes em função de maior alcance de público para 2021:
Realização dos Cursos de 24h que seriam itinerantes de forma Online Ao Vivo, o que amplia muito o alcance , podendo receber estudantes de todo o Brasil e até de outros países , como constatamos em nossa experiência de onlines que contou com participantes residentes na India, Inglaterra e Portugal.
Esses serão os Cursos 24h:
DIR -Direção de Cena / Titular Walter Lima Junior
CIN-Cinematográfia / Titular Affonso Beato ASC , AB;
ART- Direção de Arte / Titular Marcos Flaksman ABC
B- Readequação da estratégia de preços , descontos e bolsas.
1-Estratégia de oferta de descontos decrescente conforme a proximidade da data de início.
2-Estratégia de Bolsas parciais ( de até 50% para todos os inscritos em programas de bolsa e não contemplados com bolsa integral- iniciativa testada nos Cursos de 96h )
5- Remanejamento de rubricas do orçamento em menos de 10%, sem alteração do valor do fomento.