Introdução ao Roteiro de Telenovela

por Valéria Motta

Como é o trabalho de um(a) autor(a)/colaborador(a)?

O que faz uma novela ser sucesso?

Escrevemos para quem? 

Novela é radiofônica, nasceu para vender sabonete, mas ao longo do tempo tornou-se uma paixão nacional. É uma produção potente e com uma dramaturgia muito particular. Esta máquina de construir sonhos coloca o autor num processo de escrita em escala industrial, onde seu poder de fabulação é levado ao limite. Quando uma novela vai ao ar, tudo pode acontecer, afinal é uma escola de samba imensa que é colocada na avenida todos os dias. É escrever colado na produção, entendendo que cada decisão dramatúrgica envolve muito dinheiro, mas também é uma fábrica de ilusões. É apostar em uma história que pode conquistar o público, é a alma do folhetim entrando na casa das pessoas, dialogando com elas e se retroalimentando. Novela é uma crônica do nosso tempo. E como é escrever esta odisseia eletrônica?

No curso “Introdução ao Roteiro de Novela”,  o aluno vai conhecer a engenharia desta obra aberta através da experiência de uma autora/colaboradora que durante quinze anos escreveu nove  novelas – sendo uma delas com dois anos de duração. Foram meses escrevendo diariamente, um capítulo por dia, num prazo de vinte e quatro horas. Serão aulas expositivas onde este cotidiano será compartilhado com os alunos.
É melodrama na veia, é máquina de criar plot, é diversão e responsabilidade social. 
É telenovela.

As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

 INTRODUÇÃO AO ROTEIRO DE TELENOVELAValéria Mottah
    
 Semana 1 – Telenovela brasileira, crônica do nosso tempo.  
1As novelas de ontem e de hoje – a influência das séries e games na construção narrativa. 2
 O que não mudou. A responsabilidade social da telenovela.  
    
2As chaves do folhetim – uma história que se desdobra, o poder da fabulação.  2
 O dilema moral. A engenharia de uma obra aberta que cada vez mais… é menos aberta.  
    
 Semana 2 – Cada autor cabeça, uma sentença.  
3As particularidades deste tipo de trabalho. A criação de uma sinopse: história principal e paralelas. 2
    
4As portas de fuga, o mapa dos núcleos – o quem conhece quem, o perfil das personagens.  2
    
 Semana 3 –   A estrutura do capítulo  
5O primeiro capítulo – quando o autor dá o tom da sua obra. A estrutura da contaminação, como apresentar as personagens para o espectador. 2
    
6A estrutura espinha de peixe – tudo caminha para o gancho. O balanceamento de um capítulo, os alívios cômicos. 2
    
 Semana 4 – Escaleta e 24 horas para escrever  
7A escaleta e suas características – escaleta aberta, escaleta fechada. 2
    
8Os balizadores de produção, montagem e observação de capítulo – levantar as pontas soltas, os erros de continuidade. 2
    
 Semana 5 –   Cena e diálogo  
9Tipos de cena. Cenas coral, cenas de ação, cenas românticas, cenas médicas, jurídicas, históricas e merchandising. O desenho de cena. 2
    
10O que faz um bom diálogo? O poder do bordão, a reiteração da informação e o uso das rubricas. 2
    
 Semana 6 – O inferno e o paraíso de escrever novela.  
11Reescrever a novela no ar – o maior dos infernos. Viramos uma máquina de plots. 2
    
12O prazer de se divertir vendo a novela no ar. O fechamento das tramas e a coerência da história. 2
    
  horas do curso24

FORMATO

24h – 12 sessões de 2 horas

HORÁRIO

Terças e  Quintas  – 19:00 às 21:00

INÍCIO

Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso

INVESTIMENTO

Por R$ 1.716,00  ou 6 x R$ 286,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito 

CERTIFICADO

NETWORKING

Valéria Motta - roteirista

Valéria Motta

Roteirista

Jornalista e roteirista, migrou do mercado editorial – foram 9 anos na Ed. Objetiva, como assistente editorial da área nacional – para a TV Record, em 2006. Durante 15 anos, colaborou em 10 novelas, sendo elas: BICHO DO MATO, de Cristianne Fridman e Bosco Brasil; AMOR E INTRIGAS, de Gisele Joras; CHAMAS DA VIDA, de Cristianne Fridman; BELA, A FEIA, de Gisele Joras; as duas temporadas de REBELDE, de Margareth Boury e Emílio Boechat; DONA XEPA e ESCRAVA MÃE, de Gustavo Reiz e as bíblicas APOCALIPSE, de Vivian de Oliveira e GÊNESIS, de Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro.

É coautora do livro ÚLTIMO DIA DE AULA (Objetiva), junto com Nara Franco e escreveu dois seriados: A SECRETÁRIA DO PRESIDENTE, de Emílio Boechat (Multishow) e CONFISSÕES DE ADOLESCENTE, de Euclydes Marinho e Daniel Filho (TV Bandeirantes e TV 5, França).