


INTRODUÇÃO AOS EFEITOS VISUAIS – VFX
por Eduardo Halfen
Qualquer produção atual de filme, há sempre uma relação grande de profissionais de Efeitos Visuais (VFX) envolvidos. Mesmo quando não há efeitos aparentes, os Efeitos Visuais possibilitam recriar paisagens únicas, complementam o trabalho de cenografia, colaboram com a fotografia, auxiliam todas as áreas envolvidas numa produção de cinema ou série para TV.
Mas como são realizados?
Quais os conceitos sempre utilizados?
Quais conhecimentos são importantes?
Como se realiza um Efeito Visual em uma cena?
Este curso aborda de uma maneira geral e teórica todas as etapas envolvidas em um trabalho de VFX. É destinado a aqueles que querem ingressar na área como também a outros profissionais envolvidos na produção de um filme ou série pois poderão entender melhor como os VFX ajudarão sua especialidade. Melhorará para estes profissionais, a interação com esta área que, cada vez mais, possibilita realizar sonhos que estão na cabeça de um autor ou diretor. Sonhos que antes não eram possíveis de se transformarem em imagem.
CONTEÚDO DO CURSO
Efeitos Visuais – VFX | Eduardo Halfen | h | ||
1 | História e evolução dos Efeitos Visuais (VFX) | 2 | ||
2 | Conceitos e Princípios de animação | 2 | ||
3 | Animação 2D, keyframes | 2 | ||
4 | Espaço 3D, transformações geométricas | 2 | ||
5 | Introdução ao videografismo | 2 | ||
6 | 3D: Modelagem | 2 | ||
7 | 3D: Iluminação | 2 | ||
8 | 3D: Materiais, Texturas e UV | 2 | ||
9 | 3D: Animação de personagens | 2 | ||
10 | Composição: Cor, brilho e contraste | 2 | ||
11 | Composição: Recorte | 2 | ||
12 | Composição: Câmera | 2 | ||
13 | Tracking 2D e 3D | 2 | ||
14 | Introdução a Sistemas de simulação | 2 | ||
15 | Softwares utilizados e tecnologias emergentes | 2 | ||
horas do curso | 30 |
FORMATO
Online ao Vivo – 15 sessões de 2 horas
Horário : Segundas e Quartas das 20:00h às 22:00h
Número máximo de participantes : 15
Início : 14 de Setembro de 2020

Plataforma Microsoft Teams Educacional
Nossos Cursos Online Ao Vivo são realizados na plataforma Microsoft TEAMS Educacional totalmente gratuita, que combina videoconferências e organiza arquivos e outros recursos como numa sala de aula.
O Microsoft TEAMS Educacional é hoje usado em cerca 138mil instituições de ensino no mundo e seu uso aumentou em 894% de janeiro para junho de 2020.
Ao se matricular você receberá instruções para o download e login e senha para seu uso. Nosso suporte técnico estará disponível para você desde a instalação do Microsoft TEAMS até sua entrada em seu curso escolhido.

Eduardo Halfen
Supervisor de Efeitos Visuais
Um dos pioneiros da Computação Gráfica no Brasil, Eduardo Halfen produziu, na década de 80, algumas históricas vinhetas da TV Globo como Tela Quente, Domingo Maior entre outras.
Em 1990, criou sua própria produtora de Computação Gráfica, a Graphium, em parceria com a VideoFilmes, realizando inúmeros trabalhos em publicidade, vinhetas, aberturas de programas para TV e vídeos institucionais.
Em 1992, foi chamado para a TV Globo para viabilizar a minissérie Agosto que estava engavetada, por ser impossível de ser produzida pelos métodos tradicionais. Aliando a Computação Gráfica à cenografia, foi possível recriar várias paisagens do Rio de Janeiro que não existiam mais. Esse trabalho teve muito destaque na época. Fundou o Departamento de Efeitos Visuais da TV Globo.
De 1992 a 2016, na TV Globo, foi o Supervisor de Efeitos Visuais em 19 novelas, 11 minisséries e vários outros produtos, como especiais, seriados e programa de variedades. Alguns exemplos que tiveram muita repercussão: Saramandaia (2013), Cheias de Charme (2012), Hoje é Dia de Maria (2005), O Beijo do Vampiro (2001), Fera Ferida (1993), Agosto (1993) e vários outros sucessos.
A partir de 2012, com o início da era dos smartphones, começa a desenvolver apps para celulares.
Em 2013, foi responsável pelo videografismo do sorteio da Copa do Mundo de 2014, para a FIFA, transmitido ao vivo para mais de 100 países e tendo mais de 500 milhões de telespectadores no mundo inteiro.
De 2016 a 2018, foi responsável pelos Efeitos Visuais de toda a dramaturgia da TV Globo cuidando de inúmeras produções e supervisionando uma numerosa equipe de profissionais.
A partir de 2019, desenvolve projetos, junto a vários empresas, usando tecnologias inovadoras como Realidade Aumentada e Virtual, projeções holográficas e interativas e várias outras novidades que estão surgindo a cada momento.
