
Workflows Digitais para o Audiovisual
por Paulo de Andrade, ABC

Neste curso Workflows Digitais para o Audiovisual, ajudaremos as pequenas e médias produtoras de conteúdo audiovisual a economizar tempo e dinheiro adotando um workflow digital correto, e também obtendo uma melhor visão global das novas técnicas e equipamentos de produção e pós-produção digital.
Temas cobertos neste curso incluem:
- O workflow digital moderno, da filmagem à finalização
- Saiba quando usar ou não 4K e RAW
- A escolha da câmera certa para cada tipo de projeto, independente do orçamento. Porque certas câmeras, embora populares, entregam uma imagem repleta de defeitos que causam não só perda de qualidade, mas também desperdício de tempo na pós para minimizá-los
- O que é latitude e porque ela pode salvar sua produção
- Diferenças entre Log e Rec-709. Quando escolher um dos dois métodos de filmagem
- 8bits, 10bits, e porque é muito importante saber o que esses termos significam
- O processo seguro de armazenamento do material filmado e seus backups
- O que são CODECS, e quais os mais indicados para cada etapa da produção e pós
- Preparação do material para a edição. Só essa etapa economiza horas de trabalho desperdiçadas com renders e exports
- Lidando com materiais de vários formatos, cadências e origens na edição
- O uso de LUTs de visualização
- A importância da monitoração apropriada na produtora
- Cuidados na edição e preparação do material para a finalização
- O envio do material para a sonorização e para o tratamento de cor
- Artes e suas peculiaridades técnicas
- Como saber se o profissional de som é experiente e bem equipado
- Como saber se o colorista é experiente e devidamente equipado, evitando problemas e/ou surpresas com a Engenharia dos canais e com as projeções nas salas de cinema
- Os diversos tipos de Deliverables (entregas) para TV, Cinema e Internet
Com isso, munida das informações disponibilizadas neste curso sobre workflows digitais, a produtora terá mais facilidade em contratar os(as) profissionais mais qualificados(as) e manter com eles(elas) um melhor diálogo, melhorando a qualidade final de seus produtos, trabalhando com mais eficiência e aproveitando melhor o orçamento.
WORKFLOWS DIGITAIS PARA PRODUTORES DE AUDIOVISUAL | h | ||
1 | Workflow Digital Moderno – Da Captação aos Deliverables | 2 | |
2 | Captação – Escolha da câmera certa para cada projeto. Escolha do formato apropriado para cada produção | 2 | |
3 | Armazenamento, backups e conversões para um workflow mais seguro e eficiente. Preparação do material para a edição | 2 | |
4 | Edição – Formatos, monitoração, organização. Preparação para a finalização | 2 | |
5 | Finalização de imagem e som | 2 | |
6 | Monitoração. Deliverables. Prevenindo a obsolescência | 2 | |
horas do curso | 12 |
FORMATO
12h – 4 sessões de 3 horas
HORÁRIO
Terças, 19:00 às 22:00
INÍCIO
Terça, 23 de Janeiro de 2024
INVESTIMENTO
De R$ 900,00 por R$630,00 por tempo limitado ou 3x R$ 210,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
CERTIFICAÇÃO


Paulo de Andrade, ABC
Colorista
Colorista sênior há mais de 20 anos, tendo iniciado seu trabalho com cor muito antes. Estudioso da influência psicológica das cores nas pessoas, pintura, fotografia, e artes relacionadas, Paulo transcende o simples tratamento da imagem, focando na imersão total pelo uso da cor.
Formado em produção de Cinema e Televisão pela Columbia College, em Hollywood, Paulo conquistou uma rica e premiada carreira de mais de 35 anos em TV, Cinema, Publicidade e outras categorias de audiovisual, no Brasil e nos EUA.
Com mais de 700 artigos publicados em revistas internacionais, Paulo também foi sócio do blog VideoGuru, que virou referência no Brasil com seus artigos técnicos, tutorias e resenhas.
É membro efetivo da ABC, como Colorista, tendo ministrado Masterclasses com alguns dos melhores Diretores de Fotografia do Brasil.