Programa de Pós Graduação em Cinematografia

O Curso de Pós-graduação em Cinematografia é um dos mais requisitados nos últimos tempos. Isso se deve pelo fato de que a produção audiovisual está cada vez mais presente na sociedade e, consequentemente, as profissões ligadas à área têm ganhado destaque.

Esse curso visa complementar a formação acadêmica, atualizar os conhecimentos e habilidades dos alunos e desenvolver novos perfis profissionais. Ou seja, ele oferece a oportunidade de adquirir uma sólida base teórica e prática na produção audiovisual.

Essa capacitação é essencial para quem busca uma carreira bem-sucedida nesse setor. Além disso, o mercado de trabalho está em constante expansão, o que representa grandes chances de inserção no mercado para os profissionais qualificados.

O
Curso de Pós-graduação em Cinematografia é uma excelente oportunidade para aqueles que querem se destacar no mercado de trabalho e buscam uma formação completa na produção audiovisual.

O referido curso de Pós-Graduação se vincula aos aspectos legais instituídos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei Federal no 9.394 de 20 de dezembro de 1996; bem como a Resolução nº 1 de 06 de abril de 2018 e o PDI das Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA.

MATÉRIAS

A Estética na Cinematografia

Instrutor:  Affonso Beato, ASC, ABC

Duração: 36h

Início:

Horário:

Direção de Fotografia - Cinema

Instrutor:  Affonso Beato, ASC, ABC

Duração: 36h

Início:

Horário:

A História da Fotografia no Brasil

Instrutor:  Lauro Escorel, ABC

Duração: 24h

Início:

Horário:

Assistência de Câmera na Prática

Instrutor:  Bacco de Andrade

Duração: 24h

Início:

Horário:

A História da Cinematografia no Brasil

Instrutor:  Hernani Heffner, ABC

Duração: 36h

Início:

Horário:

Fotografando o Filme Documentário

Instrutor:  Guy Gonçalves, ABC

Duração: 12h

Início:

Horário:

Técnicas de Operação de Câmera

Instrutor: Fabrício Tadeu

Duração: 12h

Início:

Horário:

Lentes para Cinematografia

Instrutor:  Affonso Beato, ASC, ABC

Duração: 12h

Início:

Horário:

Iluminação na Prática

Instrutor:  Willian Andrade

Duração: 12h

Início:

Horário:

A Fotografia pela História da Arte

Instrutor:  Alexandre Reigada

Duração: 24h

Início:

Horário:

A Cor na Cinematografia

Instrutor:  Edgar Moura, ABC

Duração: 12h

Início:

Horário:

Cinematografia Subaquática

Instrutor:  Roberto Faissal, ABC

Duração: 36h

Início:

Horário:

Logger DIT / GMA

Instrutor:  Bacco de Andrade

Duração: 36h

Início:

Horário:

Dominando a Cor no DaVinci Resolve

Instrutor:  Paulo de Andrade, ABC

Duração: 24h

Início:

Horário:

Direção de Fotografia - TV

Instrutor:  Edgar Moura, ABC

Duração: 12h

Início:

Horário:

Cinematografia Avançada

Instrutor:  Affonso Beato, ASC, ABC

Duração: 36h

Início:

Horário:

Workflows Digitais

Instrutor:  Paulo de Andrade, ABC

Duração: 12h

Início:

Horário:

Qualidade na Cinematografia

Instrutor:  Carlos Ebert, ABC

Duração: 12h

Início:

Horário:

Gerenciando sua Carreira

Instrutor:  Denise Garrido

Duração: 12h

Início:

Horário:

COORDENAÇÃO

Affonso Beato, ASC, ABC - Direção de Fotografia

Affonso Beato, ASC, ABC

Diretor de Fotografia / Diretor de Ensino

Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Oscars), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, da qual foi Fundador e Presidente e, nos últimos 10 anos, vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA, onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa.

Em 2018, foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA.

 

Como Diretor de Fotografia, trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodóvar – “TUDO SOBRE MINHA MÃE”, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; Stephen Frears – “A RAINHA”; Mike Newell — “AMOR EM TEMPO DE CÓLERA”; Walter Salles Jr. – “ÁGUA NEGRA”; Carlos Diegues – “DEUS É BRASILEIRO”; Glauber Rocha – “O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO”, entre outros 50 longas-metragens.

Foi também Diretor de Assuntos Culturais da extinta EMBRAFILME e Primeiro Presidente da extinta Fundação do Cinema Brasileiro.

INSTRUTORES

Lauro Escorel, ABC

Diretor e Diretor de Fotografia

Dirigiu os filmes “FOTOGRAFAÇÃO” e “SONHO SEM FIM” e os curtas-metragens “IMPROVÁVEL ENCONTRO” e “LIBERTÁRIOS”. Dirigiu a série para TV “ITINERÁRIOS DO OLHAR” e foi codiretor do filme “A FERA NA SELVA”. Foi diretor de fotografia, entre outros filmes, de “S. BERNARDO”, “TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA”, “LUCIO FLÁVIO, PASSAGEIRO DA AGONIA”, “BATISMO DE SANGUE”, “BYE BYE BRASIL”, “JOGO SUBTERRÂNEO”, “BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR”, “CHICO – ARTISTA BRASILEIRO”, “O PAI DA RITA” e “KOBRA: AUTO RETRATO”. 

Hernani Heffner, ABC

Pesquisador e atual Gerente da Cinemateca do MAM

Graduado em Comunicação Social/Cinema pela UFF.

Começou a carreira profissional na Cinédia, em 1986, onde trabalhou com levantamento de fontes e dados e coordenou a restauração de filmes como “Ébrio“, “Alô! Alô! Carnaval!” e “Bonequinha de Seda“. Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ em 1983. Lecionou em diversas universidades e cursos livres como a UFF, Fundação Getúlio Vargas, Fundação de Artes do Paraná, Usina João Donato, Vila das Artes e PUC-Rio, onde está licenciado. Atuou como pesquisador audiovisual em filmes como “Vala Comum” e “O Contestado – Restos mortais“. É autor da pesquisa e do roteiro do vídeo “A lógica do Silêncio“, sobre a atuação da censura durante a ditadura civil-militar. Escreveu mais de 100 verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro, assim como dezenas de artigos e textos para catálogos, revistas e livros. Foi Curador do Festival Cine Música, de 2007 a 2014, e da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto – CineOP, de 2012 a 2016, assim como de inúmeras mostras para instituições como o CCBB, Caixa Cultural e Fundação Clóvis Salgado. 

Edgar Moura, ABC

Diretor de Fotografia

Edgar Moura veio do fotojornalismo e começou a carreira no Cinema como diretor de fotografia em “A Queda“, de Ruy Guerra (1976). Foi diretor de fotografia de vários filmes como: “Cabra Marcado para Morrer” (1984); “O Sonho Não Acabou” (1984); “Kuarup” (1989); “Gaijin” (1979); “A Hora da Estrela” (1985); “Se Segura Malandro” (1978); “O Cangaceiro Trapalhão” (1983); “A Passagem da Noite” (2003); “Camarate” (2001), entre outros.

https://www.imdb.com/name/nm0609918/

Formou-se pelo INSAS – Institut National Supérieur des Arts du Spectacle, em Bruxelas. Foi professor coloborador de Cinematografia na UFF – Universidade Federal Fluminense e no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique. É autor dos livros “Câmera na Mão“, 50 Anos Luz: Câmera e Ação” e “Da Cor“.

Carlos Ebert, ABC

Diretor de Fotografia

Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade.

No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.

Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias. Mais recentemente fotografou as séries O Colorido Mundo de Dalton e  Superfamília, além do longa Passagem Secreta de Rodrigo Grota.

Vem se dedicando ao ensino da cinematografia  nos últimos 15 anos, tendo lecionado na Academia Internacional de Cinema SP, na Pós graduação em documentário da FGV, ECA-USP e em cursos livres na Quanta SP.

Guy Gonçalves, ABC

Diretor de Fotografia, Diretor

Diretor de fotografia, carioca, nascido em 1955, estudou (1977) na New England School of Photography em Boston – EUA.

  • Começou a trabalhar em curtas-metragens como:
  •  COM O ANDAR DE ROBERT TAYLOR (1988), de Marco Antônio Simas, premiado no Rio Cine Festival
  •  CHUVAS E TROVOADAS , de Flávia Alfinito, premio Kikito melhor Fotografia no Festival de Gramado (1995).
  •  Em seguida, passou à direção de fotografia em longas como:
  • FOR ALL (1998), de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz –
  •  CAPITÃES DE AREIA (2011), de Cecília Amado ; assinando co-direção e direção de fotografia & câmera – Longa metragem baseado em romance de Jorge Amado
  •  QUASE NADA (2000), de Sérgio Rezende
  •  ONDE ANDA VOCÊ (2003) de Sérgio Rezende
  • JUÍZO (2007), de Maria Augusta Ramos – documentário
  • CONDOR (2005), de Roberto Mader , documentário
  • UM SONHO INTENSO, de José Mariani, documentário
  • MORRO DOS PRAZERES (2013), de Maria Ramos. 
  • Prêmio melhor Fotografia de Documentário Festival de Brasília
  • MINHA FAMA DE MAU de Lui Farias – baseado na biografia de Erasmo Carlos

https://www.imdb.com/name/nm0003984/

Realizou diversos filmes: longas de ficção, documentários, comerciais e vídeo-clipes, desde 1988, como diretor de fotografia.

Lecionou na AIC (Academia Internacional de Cinema – RJ) de 2016 a 2019

Critérios para o Programa


CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO – ELIMINATÓRIOS

1.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO – CLASSIFICATÓRIOS
1.

CAMPOS DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
1. Nome
2. Sobrenome
3. E-mail
4. Cidade
5. UF
6. CEP
7. Telefone com DDD

DOCUMENTOS PARA UPLOAD NA INSCRIÇÃO

Todo documento deve ser em PDF com até 256 Kb de tamanho !!!!!

1. Imagem de RG ou CPF

Em caso de dúvida, escreva para:

secretaria@abcinecursos.org.br – usando no campo assunto:

As inscrições serão abertas aqui