
Formatando Projetos para Editais do Audiovisual
por Beto Rodrigues

Curso para produtores capacitados em uma indústria que não para de crescer
Vivemos uma completa transformação no hábito de consumir produtos audiovisuais. A clássica indústria do cinema, que teve seu ponto de partida há mais de 120 anos e que passou por diferentes tipos de composição no celuloide, não só definitivamente cedeu lugar à era digital, como seus produtos sequer dependem mais de suportes físicos para serem distribuídos.
Nesse novo cenário, mesmo que a exibição em salas de cinema ainda tenha uma importância significativa, a imposição crescente do sistema de streaming vem transformando o perfil do espectador, de receptor passivo a espectador interativo. A gama de produtos oferecidos se torna cada vez mais customizada e marcada pela predominância crescente do VoD.
Quais são os grandes desafios para a produção de conteúdos audiovisuais neste redesenho de sua cadeia produtiva? Onde inclusive uma parte dos então consumidores, se tornam também realizadores de conteúdo? Este curso virtual aborda de maneira sucinta a evolução da indústria cinematográfica e audiovisual, do ponto de vista da produção, até os dias atuais. Mas também aborda de forma prática e objetiva o vasto campo de oportunidades que o mercado nacional e internacional oferecem, com aulas teóricas e exercícios práticos de montagem de planos financeiros e apresentação de projetos, abordando os diferentes formatos de financiamento, fundos e leis de fomento, no Brasil bem como as estratégias de coprodução internacional, que estão ao alcance de quem quer produzir filmes, séries para TV.
As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h para quem perdê-las.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL | Beto Rodrigues | h | |
1 | O Papel e as funções do Produtor Audiovisual – O papel do produtor Criativo | 2 | |
2 | A trajetória de Produção do Cinema e Audiovisual brasileiros; a relação com o estado e a produção privada | 2 | |
3 | O mercado audiovisual no Brasil e no mundo: estratégias de colocação local e global | 2 | |
4 | Leis de fomento e fundos no Brasil e no mundo: estratégias de coprodução | 2 | |
5 | O FSA e seus desafios: exemplos de caso e entrelaçamento com outras fontes de financiamento | 2 | |
6 | O surgimento e a consolidação das plataformas de VoD: linhas de catálogo, modelos de negócio e estudo de casos | 2 | |
Plano de Negócios, plano financeiro, planejamento de desembolso e plano de produção, com exemplo de casos | |||
A apresentação de projetos, Bíblias e decks: modelos e estratégias de apresentação de pitching | |||
horas do curso | 12 |
FORMATO
Online ao Vivo 24h
HORÁRIO
Terças e Quintas das 19:00 às 21:00
INÍCIO
Julho de 2023
INVESTIMENTO
De R$ 1.716,00 por R$1.200,00 por tempo limitado ou 6x R$ 200,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
CERTIFICAÇÃO


Beto Rodrigues
Produtor Cinematográfico
Graduado em Produção Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri. É sócio-diretor da Panda Filmes, produtora e distribuidora audiovisual brasileira. Atua como roteirista, produtor e diretor. Atuou na realização de 21 longas-metragens e sete séries para TV.
Trabalhos mais recentes como produtor estão os longas: Saúde Mental Não Incluída, coproduzido com Argentina e México, em pós-produção; Terra Zero, sci-fi derivado da série “Oxigênio”, em fase de pós-produção; Olha Pra Elas, documentário em pós-produção; Casa Vazia, drama social em pós-produção; Human Persons, thriller em coprodução com Espanha, Panamá e Colômbia, em pré-lançamento no Brasil; Mi Mundial, drama familiar em coprodução com Uruguai e Argentina,; Comboio de Sal e Açúcar, filme de guerra, em coprodução com Portugal, França; África do Sul e Moçambique; Em 97 Era Assim comédia romântica adolescente; Central documentário,
Foi professor de realização audiovisual, produção cinematográfica e economia de produção durante 16 anos na UPF e Unisinos.
Atualmente é presidente da Fundação Cinema RS (Fundacine) e membro do Conselho Superior de Cinema.
Encontra-se preparando 3 séries de TV e 4 novos longas-metragens, envolvendo a coprodução com Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, Chile, Peru e Itália.
