


Programa RioFilme de Cursos de Qualificação para Profissionais do Audiovisual
O Programa de Cursos de Qualificação para Profissionais do Audiovisual será uma série de 5 cursos Online ao Vivo e/ou Presenciais, sobre as principais etapas da cadeia produtiva audiovisual e ministradas por experientes profissionais da nossa indústria.
Assistência de Direção / Continuidade
Instrutora: Mari Macedo

Duração: 48 horas
Data:
Conceito e importância do planejamento na produção audiovisual e o papel do Assistente de Direção, suas habilidades e ferramentas, na elaboração e execução deste planejamento para o sucesso da produção.
Conteúdo do Curso
ASSISTENCIA DE DIREÇÃO | |||
Interpretação do Roteiro e Interação com a Direção | |||
Decupagem do Roteiro para a Análise Técnica e Plano de Filmagem; | |||
Leituras de Roteiro, Ensaios, Testes de Elenco e Figurino; Preparando Ordens do Dia | |||
A Equipe de Direção e suas Funções; Interação entre a Direção e a Produção; | |||
A Função dos Assistentes no Set e na Base de Produção; Funções e | |||
Básico de MovieMagic (Scheduling); | |||
CONTINUIDADE | |||
Interpretação do Roteiro e Interação com a Direção | |||
Pré-produção: decupagem do roteiro | |||
Formulários, softwares e workflows | |||
No Set: Equipamentos de som e câmera: Informações para montagem | |||
Raccord e as posições de câmera | |||
Desprodução do set | |||
Comportamento Profissional |

Mari Macedo
Assistente de Direção e Continuísta
Trabalha há doze anos com produções audiovisuais e soma mais de trinta longas-metragens, curtas e séries.
Atua na equipe de Direção em diferentes perfis de produções. Destaques para sua participação em longas-metragens
como primeira assistente de direção em “Temporada” e “No Coração Do Mundo” (ambos produção da Filmes de Plástico) e “Mormaço”.
Como Continuísta, atuou em produções de destaques como “Um Contra Todos” (todas as quatro temporadas) para
FOX Premium, e “DOM”, para Amazon Prime.
Desde 2013, ministra aulas e oficinas de Assistência de Direção e Continuidade.
Link IMDB: https://www.imdb.com/name/nm3531520/?ref_=nv_sr_srsg_0
Maquiagem e Caracterização
Instrutora: Anna Van Steen

Duração: 40 h Online ao Vivo + 8 h Presenciais
Data:
Conteúdo do Curso
Interpretação do Roteiro e Interação com a Direção |
Técnicas de Maquiagem Profissional para Cinema e Vídeo |
Conhecimento de Materiais |
Maquiagem de Efeitos: Envelhecimento; Rejuvenescimento, entre outros. |
Estética de Maquiagem para Filmagens de Época. |
Caracterização. |
Comportamento Profissional |

Anna Van Steen
Maquiadora
Nascida em 1963, em São Paulo.
Formada no curso de maquiagem profissional, com especialização em efeitos especiais na Ècole Overlook de Paris.
Trabalha no mercado nacional e internacional desde 1986 e reúne, no site IMDB, mais de 60 títulos de projetos nos quais assina a caracterização.
Indicada 13 vezes e vencedora de 5 prêmios na categoria “Melhor Maquiagem”.
Atualmente é uma das representantes do Brasil na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Produção
Instrutor: Samantha Queiroz

Duração: 48 horas
Data:
Conteúdo do Curso
Do Roteiro ao Orçamento: O Desenho de Produção; Hierarquia das Funções de Produção | |||
Funcionamento da Base de Produção e do Set de Produção | |||
Tarefas de Equipe de Produção durante a Pré-Produção, Filmagem/Gravação e Pós | |||
Básico de MovieMagic (Budgeting) | |||
Controle da Produção e do Orçamento; Básico de Contratos de Equipes, Fornecedores | |||
Elenco; Autorizações de filmagem, locações, imagem, etc. A Segurança no Set | |||
Comportamento Profissional |

Samantha Queiroz
Produtora Executiva
Formada em Comunicação Social – Publicidade & Propaganda pela PUC/RJ em 1998, Samantha Queiroz atua há 25 anos como freelancer no mercado audiovisual, tendo exercido vários cargos de produção (Assistente de Produção, Assistente de Produção Executiva, Coordenadora de Produção e Diretora de Produção) em comerciais, documentários e filmes de longa-metragem brasileiros e internacionais em várias produtoras como: Conspiração Filmes, Zohar International, Ocean Films, Migdal, Morena Filmes, Lereby, Cinética Filmes, entre outras. Mais recentemente vem exercido o cargo de Produtora Executiva de longas-metragens como “Inverno”, “O Porteiro”, “Desapega!”, “A Porta Ao Lado”, e “Ninguém é de Ninguém”, todos com lançamento previsto para 2022.
Elétrica e Maquinária
Instrutor: Paulo Brakarz

Duração: 48 horas
Data:
Conteúdo do Curso
Básico de Elétrica e de Maquinária | |||
Normas Essenciais de Segurança: NR 10 (elétrica) e NR 35 (trabalho em altura) | |||
Descrição e Funcionamento de equipamentos: luz, refletores, filtros, maquinária, etc. | |||
Montagem e Operação: trilhos, dolly, gruas, entre outros | |||
Operação: Básico de câmera, lentes, entre outros; Temperatura de Cor | |||
Relação com Direção de Fotografia e Assistência de Direção | |||
Comportamento Profissional |

Paulo Brakarz
Diretor de Fotografia e Gaffer
Como Fotografo”Dois Filhos de Francisco” Novela “Avenida Brasil”Como Gaffer:” Brincando nos campos do senhor” e eletricista: “Opera do Malandro” Inicio em cinema ano 1978 tendo feito uns 86 longas metragens entre Maquinista ,eletricista, Gaffer e Diretor de Fotografia.
DIT e Logger
Instrutor: Bacco Andrade

Duração: 48 horas
Data:
Conteúdo do Curso
As funções de Loggers, de DITs (Digital Image Technician) e as Novas Profissões Digitais Audiovisuais | ||||||
Mídias e Novos Equipamentos Digitais na Filmagem/Gravação e na Pós; Introdução à Tecnologia NDI | ||||||
Equipamentos de Transmissão de Sinais no Set; Gerenciamento de Mídias: Softwares: Silverstack, Shotput Pro e DaVinci Resolve |
||||||
Insert, checagem, transcode, backups; Insert, Codec, Pacotes, Bit Rates, Mbps, Resolução, Pixel, RAID, SSD, entre outros; | ||||||
Interface com as Demais Funções da Pós-Produção; Dimensionamento de Equipe, dos Equipamentos | ||||||
Elaboração de Orçamentos; Controle e Relatórios do Fluxo de Trabalho Digital; Deliverables e Controle de Qualidade. | ||||||
Comportamento Profissional |

Bacco Andrade
Diretor de Fotografia e Operador de Câmera
Há 19 anos no mercado audiovisual brasileiro e internacional com experiência em Cinema, Televisão e Publicidade e sócio da Locadora Lox Camera, desde 2014.
Começou a carreira em Recife e em 2007 mudou para o Rio de Janeiro, onde foi assistente de Jacques Cheuiche, ABC em vários filmes como “Revelando Sebastião Salgado” , “Uma Noite em 67”, incluindo dois longas de Eduardo Coutinho “Moscou” e “As Canções”
Desde 2010, tem trabalhado com Walter Carvalho, ABC em diversos projetos como foquista e operador de câmera entre eles as séries “Amores Roubados” (Globo), “O Canto da Sereia” (Globo), “Narcos” (Netflix) e filmes como “Raul: O Início, o Fim e o Meio” e “O Filme da Minha Vida”, chegando a dividir a fotografia em alguns documentários como “Quanto Tempo o Tempo Tem” (Netflix) e “À Queima Roupa”.
Já fotografou diversos clipes, institucionais e campanhas e documentários como o “Estrada de Sonhos” (indicado a Melhor Fotografia Documentário Prêmio ABC 2019).
Em 2022, dirigiu a fotografia do longa-metragem de ficção “Eu sou Maria” ( Globo Filmes). Seus projetos mais recentes como operador de câmera foram o filme “Vai que Cola 2: O Começo” (Globo Filmes), a série “Tudo ou Nada: Seleção Brasileira” (Amazon Prime), a novela “Amor de Mãe” (TV Globo) e o documentário “Meu Amigo Bussunda” (Globoplay)