
Roteiro para o Audiovisual
por Ricardo Bravo

Personagem ou Estória?
Os segredos de se contar uma estória cinematograficamente vivem dentro de todos nós. Afinal, foram estórias que formataram a história com H como a conhecemos e entender como contá-las é aprender a identificar as necessidades da personagem que, como cada um de nós, convive com provações, aliados e inimigos — internos e externos — a vida inteira.
Desenvolver uma ideia para o Cinema é entender que ela é a ponta do iceberg.
É a escritura das etapas que antecedem a forma final de um roteiro que dará o desenho apropriado da estrutura narrativa mais adequada; a ordem da sequência de eventos que a compõe — sempre com a profunda colaboração da empatia, esse elemento universal da nossa espécie —, onde se vejam traços e pedaços que surpreendam a nós, os escritores, aos leitores e, se tudo der certo, ao fim e, ao público.
O Cinema produz memórias, logo, criar imagens é nossa função mais valiosa.
O mestre Alfred Hitchcock responde, em uma entrevista dada por ele a François Truffout, que só depois que a ação de cada sequência e sua função dramática e narrativa de avançar a estória estiverem evidentes, num roteiro que ele fosse filmar, é que ele então estudaria a eventual necessidade do diálogo.

No módulo prático, os estudantes irão criar e desenvolver roteiros de curtas-metragens a partir de um tema dado.
Os roteiros selecionados serão dirigidos por estudantes do curso de Direção e filmados, editados e colorizados pelas equipes das outras turmas do Programa FAZENDO FILMES PRO.
Os roteiristas selecionados terão interação com aqueles que dirigirão seus projetos.
Todos os estudantes participarão de todas as interações.
As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.
Conteúdo dos Módulos
módulo teórico ROTEIRO PARA O AUDIOVISUAL | Ricardo Bravo | h | |
1 | a narrativa audiovisual e os fundamentos na ordem dos eventos. | 2 | |
2 | começo, meio e fim. Aristóteles na estrutura narrativa. | 2 | |
3 | da ideia ao tratamento e ao roteiro: um passo de cada vez. | 2 | |
4 | a personagem, seu mundo, o seu lugar nele, e o quê que ele quer. | 2 | |
5 | o conflito, a trama, o drama, a catarse; as sinucas de bico da vida e suas saídas. | 2 | |
6 | o diálogo, a atuação e o subtexto: quando a palavra completa a ação. | 2 | |
módulo prático | Ricardo Bravo | ||
7 | identificar como o conteúdo da trama ajuda a formatar a estrutura nos filmes. | 2 | |
8 | o mundo, as circunstâncias das personagens e o que incita os acontecimentos. | 2 | |
9 | o roteiro: perceber e formatar o desdobramento da trama na forma de eventos. | 2 | |
10 | a empatia pelo protagonista, suas humanidades e desumanidades. | 2 | |
11 | o arco da cena. O começo, o meio e o fim, onde o subtexto é o protagonista. | 2 | |
12 | diálogos nascidos no processo; o tom, a paleta das falas como as cerejas do bolo. | 2 | |
horas do curso | 24 |
FORMATO
Online ao Vivo
24h – 8 sessões de 3 horas
HORÁRIO
Segundas e Quartas 17:00 às 20:00
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
Á vista R$ 1.716,,00 ou 6 x R$ 286,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
clique abaixo para verificar possíveis descontos
MATRÍCULAS
CERTIFICADO


Ricardo Bravo
Roteirista e Cineasta
Começou sua carreira como ator, mas logo voltou-se para o Roteiro e o Cinema. Em Los Angeles, estudou a iniciação à estrutura cinematográfica no Santa Monica College. Em Nova York, estudou Roteiro de Cinema na New School e, por três anos, foi assistente no New York Actor’s Studios.
Foi assistente de direção em longas-metragens de Antônio Carlos da Fontoura e Ruy Guerra, coautor de um dos episódios da série “Ciranda Cirandinha” na Rede Globo, do documentário O JAQUEIRÃO DO ZECA, e roteirista e diretor dos curtas NIFRAPO, REFERÊNCIA e CHEQUE- MATE, todos premiados em vários festivais, dentre eles os internacionais de Berlim, Havana e Tróia.
Dirigiu e escreveu ORIUNDI, com o protagonismo de Anthony Quinn e roteirizou o recente longa-metragem BEATRIZ, de Alberto Graça.
Recentemente ministrou um curso para a Rede Globo sobre a “Jornada do Herói” de Joseph Campbell e, no momento, prepara seu primeiro roteiro internacional de minissérie.