Gravando o Som no Audiovisual

por Renan Chaves

 Neste módulo serão abordados todos aspectos essenciais da captação de som direto para o audiovisual – seja para a ficção, documentário ou publicidade. Serão discutidos em profundidade o funcionamento do gravador de som, dos microfones e dos acessórios necessários para cada tipo de situação. Os estudantes aprenderão como fazer visita técnica, como determinar os equipamentos necessários para cada situação, como precificar seu trabalho, como preparar e montar os equipamentos, como se organizar para o dia da filmagem, como fazer a captação em si e como entregar o material gravado para a pós-produção.

A captação de som direto muitas vezes é negligenciada, como bem se sabe. Um bom produto audiovisual precisa de um bom som direto. Neste curso, os estudantes terão a oportunidade de melhorar a qualidade de suas obras, sejam eles já envolvidos com os departamentos de som, sejam eles oriundos dos demais departamentos ou mesmo iniciantes.

As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

Conteúdo do Curso

                                                                               GRAVANDO O SOM NO AUDIOVISUAL
Renan Chavesh
1Funcionalidades, especificidades e configurações do gravador de som 2
2Montagem e preparação dos microfones, cabos e sistemas sem fio 2
3Técnicas de microfonação e colocação de lapelas e acessórios
 2
4A visita técnica, análise de roteiro, shot list 2
    
5Gravação, monitoração, boletim de som e entrega do material bruto
 2
6A equipe de som direto na dinâmica do set de filmagem 2
  horas do curso12

FORMATO

12h – 6 sessões de 2 horas

Horários 

Terças e Quintas às 18:00

Número máximo de participantes : 20

início: 10 de Maio de 2022

INVESTIMENTO

À Vista:  R$480,00 ou 3 x R$160,00 sem juros
ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito

CERTIFICADO

Renan Chaves

Técnico de Som Direto

É doutor e mestre em som para cinema e bacharel em música pela Unicamp. Foi pesquisador-artista convidado na Indiana University (The Media School) e no Center for Documentary Research and Practice, nos Estados Unidos, e na Monash University (Arts Research Graduate School, Faculty of Arts), na Austrália. Estudou som e música na Universidad Nacional del Litoral, na Argentina. É membro do Centro de Pesquisas de Cinema Documentário (CEPECIDOC) e do Grupo de Pesquisa em Música e Sound Design aplicados à Dramaturgia. Atua na área de som e música para o audiovisual desde 2010, com experiência em todos principais departamentos: som direto, edição de som/sound design, trilha musical, ADR, Foley e mixagem.