Storyboard para o Audiovisual

por Marcus Ligocki Jr.

O storyboard é uma ferramenta capaz de amplificar a experiência do espectador, evidenciando o talento do diretor ao promover uma narrativa visual integrada e coerente, garantindo maior previsibilidade e uma melhor utilização dos recursos em todos os departamentos de uma produção audiovisual.

Marcus Ligocki Jr é diretor, roteirista e produtor, começou sua carreira como desenhista e teve a oportunidade de trabalhar diretamente com o produtor, professor da USC (Universidade do Sul da Califórnia) e consultor visual Bruce Block, autor da obra referência “The Visual Story” (A Narrativa Visual), da qual Ligocki assina o prefácio da edição brasileira.

Em tempos de alta competição e recursos limitados, o uso adequado do storyboard promete garantir os melhores resultados para seu filme ou série.  

As Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

Conteúdo do Curso

 

 módulo prático                                         STORYBOARD PARA O AUDIOVISUALMarcus Ligocki Jr.h
    
1Apresentação do curso, seus objetivos, dinâmica das aulas e materiais necessários 2
    
2O que é, para que serve e as formas de abordar o storyboard – Não, ser desenhista não é essencial 2
    
3Introdução à linguagem audiovisual 1 2
    
4Introdução à linguagem audiovisual 2 2
    
5Fundamentos do roteiro audiovisual  2
    
6Elementos visuais para a construção de narrativas 1  2
    
7Elementos visuais para a construção de narrativas 2 2
    
8Treinamento do olhar – Decupagem de cenas reais (exercícios práticos) 2
    
9Tradução de cenas reais em storyboards (exercícios práticos) 2
    
10A construção do storyboard a partir do roteiro (exercícios práticos) 2
    
11Planejamento da estrutura visual da obra por meio de gráficos 2
    
12A relação com o diretor e sua equipe 2
    
  horas do curso24

FORMATO

Online ao Vivo 24h – 12 sessões de 2h

HORÁRIO

 Terças e Quintas das 18:00 às 20:00

INÍCIO

Terça, 18 de Outubro 2022

INVESTIMENTO

À vista:  R$ 960,00 ou 6 x R$ 160,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito 

MATRÍCULAS

CERTIFICADO

Marcus Ligocki Jr.

Diretor, Produtor, Roteirista

Diretor, produtor e roteirista, tendo produzido sete longas-metragens, premiados nacional e internacionalmente. São eles: “As Vidas de Maria” (2005) e “Félix Varela” (2007) de Renato Barbieri; “Rock Brasília – Era de Ouro” (2011) de Vladimir Carvalho; “O Último Cine Drive-In” (2015) de Iberê Carvalho; “Candango – Memórias do Festival” (2021) de Lino Meireles; “Uma Loucura de Mulher” (2016), dirigido pelo próprio Ligocki e “Pureza” (2022) de Renato Barbieri.

Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, em 1991, com especialização em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, em 2003, Ligocki é sócio-fundador da produtora de filmes Ligocki Entretenimento.

Em sua atuação para o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro, coordenou a criação do curso de graduação em Cinema e Mídias Digitais do IESB (2007), em Brasília, foi consultor Sênior das duas edições do projeto “Brasília Cinematográfica” (2009 e 2010) do Ministério do Turismo, conselheiro da “incubadora de empresas culturais” do CDT – UnB, membro do Comitê Gestor do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual (2015 – 2016), membro da Câmara Técnica da ANCINE e consultor de mercado da diretoria da CONNE   – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (2018).  Foi diretor da APROCINE – Associação dos Produtores e Realizadores de Longas-Metragens do Distrito Federal (2010 – 2016), representante regional da BRAVI – Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (2015) e curador do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2019).