
Técnicas de Operação de Câmera
por Fabrício Tadeu

O curso elenca algumas das principais evoluções tecnológicas acerca da operação e do movimento de câmera para contextualizá-las em seus momentos históricos e relacioná-las com os movimentos do Cinema e do Audiovisual de suas épocas.
As aulas práticas serão sempre acompanhadas de exercícios com equipamentos de ponta, com participação individualizada “hands on” dos estudantes.
Conteúdo do Curso
TÉCNICAS DE OPERAÇÃO DE CAMÊRA | Fabrício Tadeu | h | |
1 | O Quadro fixo como origem de tudo e os primeiros cinematógrafos. | 4 | |
A composição da imagem na construção da linguagem. | |||
2 | A Invenção do travelling e os primeiros movimentos de câmera. | 4 | |
O advento do cinema sonoro e as novas dimensões do enquadramento. | |||
3 | Grua e câmera na mão: o “antes” e o “depois” dos avanços tecnológicos das duas grandes guerras. | 4 | |
Os cinemas novos e a era da câmera na mão. | |||
4 | O surgimento do steadicam: a integridade do tempo de uma ação e a imagem subjetiva em movimento | 4 | |
inseridas na linguagem clássica narrativa. | |||
As participações do foquista e do maquinista na operação da câmera. | |||
5 | A atuação de cabeças remotas, estabilizadores de câmera e drones na linguagem cinematográfica contemporânea. | 4 | |
O celular, a realidade virtual, a internet e o cinema 3D: para onde caminha o audiovisual. | |||
6 | Iniciação prática em operação de câmera: elaboração de movimentos em steadicam, | 4 | |
travellings e gruas com cabeças remotas a serem operados pelos próprios alunos. | |||
horas do curso | 24 |
FORMATO
Intensivo Presencial com 6 sessões de 4 horas – 24h
HORÁRIO
de Segunda a Sábado das 14:00 às 18:00
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
À vista: R$ 960,00 ou 6 x R$ 160,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
MATRÍCULAS
CERTIFICADO


Fabríco Tadeu
Operador de Camêra
Como Operador de Câmera – e especialista na operação de equipamentos como steadicam, cabeças remotas e similares – atuou em filmes como CIDADE DE DEUS, TRASH, TARTARUGAS NINJA: FORA DAS SOMBRAS, O TEMPO E O VENTO, BINGO: O REI DAS MANHÃS, TROPA DE ELITE 2, BRUNA SURFISTINHA, FLORES RARAS, OS MERCENÁRIOS, MALASARTES E O DUELO COM A MORTE, UNICÓRNIO, LEGALIZE JÁ, FAROESTE CABOCLO, MEU PÉ DE LARANJA LIMA, A MULHER INVISÍVEL, ÚLTIMA PARADA 174, MEU TIO MATOU UM CARA, A DONA DA HISTÓRIA, DESMUNDO, entre muitos outros.
Como Diretor de Fotografia assina os longas-metragens O MATADOR (melhor fotografia em Gramado 2017) NOITES DE REIS, STROVENGAH, PRAÇA SAENS PENA, B1 – TENÓRIO EM PEQUIM” e outros quatro projetos em fase de finalização.
Em coautoria, também assina a Direção de Fotografia de AQUARIUS (mostra competitiva em Cannes 2016), O SOM AO REDOR (melhor filme em Rotterdam 2012 e dezenas de outros prêmios) e as recentes telenovelas AMOR DE MÃE e O OUTRO LADO DO PARAÍSO.