Efeitos Visuais para Cinematografia – VFX
por Jorge Banda

A importância dos Efeitos Visuais na Cinematografia é indiscutível. Eles desempenham um papel fundamental na criação de mundos imaginários, personagens fantásticos e sequências de ação espetaculares que cativam o público. Além disso, os Efeitos Visuais também são cruciais para a resolução de desafios técnicos, como a criação de explosões realistas, cenas subaquáticas e até mesmo recriar momentos históricos com precisão.
Por meio dos Efeitos Visuais, as possibilidades cinematográficas são ampliadas. Os diretores podem dar asas à sua imaginação e realizar cenas que seriam impossíveis de serem gravadas na vida real. Os espectadores são transportados para universos incríveis e imersivos, onde tudo é possível.
Para garantir um resultado visualmente impressionante, contamos com uma equipe talentosa e especializada em Efeitos Visuais. Por trás de cada cena grandiosa ou detalhe sutil, há horas de trabalho árduo, atenção meticulosa aos detalhes e paixão pela arte do cinema.
Nosso compromisso é proporcionar aos nossos clientes uma experiência cinematográfica única, utilizando os melhores recursos em Efeitos Visuais para superar suas expectativas e elevar suas produções ao próximo nível.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.
EFEITOS VISUAIS PARA CINEMATOGRAFIA – VFX | h | ||
1 | Introdução | 2 | |
Visão geral dos efeitos visuais na indústria Cinematográfica | |||
Terminologias e conceitos essenciais | |||
Sotware e ferramentas | |||
2 | Composição Avançada | 2 | |
Técnicas de composição e rotoscopia | |||
3 | Uso avançado de máscaras e mates | 2 | |
composição de elementos em múltiplas camadas | |||
4 | Chroma Key e Green Screen | 2 | |
Configuração e iluminação para chroma key | |||
5 | Extração de detalhes e correção de borda | 2 | |
Integração realista de elementos | |||
6 | CGI e Integração 3D- Modelagem e texturização básica | 2 | |
Rastreamento de câmera e match moving | |||
7 | Integração de elementos CGI com filmagem real | 2 | |
8 | Efeitos de Partículas e Simulações | 2 | |
Simulações de fogo, fumaça e líquidos | |||
9 | Efeitos de partículas como chuva, neve e poeira | 2 | |
10 | Colaboração e Comunicação | 2 | |
Direcionamento eficaz de artistas de VFX | |||
Revisão e aprovação de shots de VFX | |||
11 | Projeto Final e Revisão | 2 | |
Planejamento e execução de um projeto de efeitos visuais | |||
12 | Revisão e feedback dos projetos | 2 | |
módulo teórico | 24 | ||
Exercícios Práticos | módulo teórico | 12 | |
horas do curso | 36 |
FORMATO
Módulo Teórico – 24h
Módulo Prático – 12h
HORÁRIO
Módulo Teórico – Online ao Vivo
Segundas e Quartas
das 19:00 às 21:00
Módulo Prático – Presencial
Sábados das 8:00 às 12:00
INÍCIO
Novembro 2023
INVESTIMENTO
Curso Completo – 36h
De R$2.571,00 por R$1.800,00 por tempo limitado ou em 6x R$300,00 ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
Módulo Teórico – 24h
De R$1.716,00 por R$1.200,00 por tempo limitado ou em 6x R$200,00 ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
descontos não cumulativos
CERTIFICADO


Jorge Banda
Supervisor de Efeitos Visuais
Atualmente supervisionando efeitos visuais em séries e novelas de renome para a TV Globo e GloboPlay, Jorge Banda é um cineasta com mais de 20 anos de experiência em produções audiovisuais. Ao longo de sua carreira, ele supervisionou mais de 19 grandes produções, que vão desde séries aclamadas como “Justiça 2”, “Filhas de Eva”, “Dois Irmãos” e “Filhos da Pátria”, incluindo a série indicada ao AMY, “Se eu Fechar os Olhos Agora”.
Graduado em Cinema, e com mestrado em Novas Mídias Digitais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com projetos em XR, possui também especialização em Gestão de Entretenimento pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Sua trajetória no mundo audiovisual começou nos anos 90, trabalhando em comerciais da coca-cola e foi um dos diretores de arte da produtora Momento Filmes, editou alguns videoclipes para a MTV e trabalhou nas séries infantis populares como “TV Colosso”, “No Mundo da Imaginação” e “Sítio do Pica Pau Amarelo” já como supervisor de efeitos visuais. Na virada do milênio, participou de projetos musicais como o reality “Fama” criando videografismo para as apresentações , incluindo a do Canecão em 2002 e participou da criação , produção e supervisão de efeitos e animações de personagens do “Xuxa Só Para Baixinhos” nas edições 1, 2, 3 e 5.
Em 1998 ganhou o prêmio de melhor curta-metragem, com sua direção e produção, no Festival internacional do Rio de Janeiro, com o filme “Semáforo”
Em 2008, co-dirigiu o longa-metragem “Segurança Nacional”, e nas últimas décadas trabalhou em dezenas de projetos para a dramaturgia na TV GLOBO como produtor e supervisor VFX.
Pioneiro em tecnologias como a virtualização de cenas na dramaturgia nacional, suas contribuições inovadoras incluem o acidente de Maysa (2007) e a novela Alto Astral (2015). Em 2017 e o Acidente de Todas as Flores (20022) inovou ao introduzir um personagem virtual na novela “Pega-Pega”: um canguru de pelúcia imaginário, criado em colaboração com Lucia Modesto, uma das principais supervisoras e gestoras de Rigging e animação da D-negative.
Desde 2020, tem focado em projetos de produção virtual e recentemente lançou o livro “PROCESSOS E METODOLOGIAS DA PRODUÇÃO VIRTUAL NO AUDIOVISUAL PARA A DRAMATURGIA: um guia prático para o mercado nacional de cinema e televisão”, tornando-se um recurso valioso para profissionais da área.