Workshop 24hs ( 8hs x 3 dias ) nos FESTIVAL DE BRASÍLIA 2019 - Novembro 22 / 23 / 24 - Investimento R$ 1,200.00

PROGRAMA

Fotografia Cinematográfica  

Para criar imagens que desenvolvem uma narrativa cinematográfica, os cineastas devem compreender e modular o movimento da câmera,  sua colocação, a composição, o foco e principalmente a iluminação. Estes são alguns dos recursos de linguagem, com os quais o diretor de fotografia conta para a construção da imagem de um filme. 

Este  workshop  consistirá  de  atividades  práticas,  sustentadas pelos  principais fundamentos teóricos  utilizados pelos diretores de fotografia em seu trabalho.

Também abordaremos  aspectos da história da fotografia cinematográfica que criem um contexto de trabalho para as atividades praticas a serem desenvolvidas pelos participantes ao longo do workshop.  

O workshop ocorrerá ao longo de 3 dias,  divididos da seguinte forma:

Dia 1 – Manhã:

Conceitos Fotográficos  Fundamentais

Teoria da Luz –  Desenhos da Iluminação

Como analisar a Cinematografia de um filme.

Escolas e estilos fotográficos.

Elaboração de um pequeno roteiro a ser registrado no Dia 2.

Dia 1 – Tarde :

Exercício prático : Iluminação da Figura Humana com câmera aberta. Experimentando diferentes desenhos de iluminação.

Planejamento da filmagem.

Dia 2 – Manhã:

A relação entre o Diretor de Fotografia e o Diretor. Diretor de Fotografia e Direção de Arte . Diretor de Fotografia e sua equipe.

Critérios para escolha da câmera digital. Potencialidades e Limitações.

Dia 2 – Tarde :

Filmagem do roteiro elaborado composto de cenas de: 

Interior dia

Exterior dia

Hora Mágica

Interior Noite

Exterior Noite

Dia 3 – Manhã:

A  pós-produção digital

Dia 3 – Tarde :

Correção de cor e visionamento do trabalho realizado. 

Nossas turmas terão no máximo 22 estudantes, sendo que 2 vagas para bolsas de Inclusão Social

Outros Eventos

Atenção!

Pré-Matriculas abertas

 
 
 
 


Workshop - 24 hs

Workshops organizados em várias regiões do Brasil

 
 
 
Lauro Escorel, ABC - Direção de Fotografia

Lauro Escorel, ABC

Diretor de Fotografia

É formado em química pela PUC-Rio. Em 1997, fundou o Museu Virtual de Arte brasileira, primeiro projeto da internet brasileira a receber o patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras através da Lei Rouanet.  O Museu Virtual foi fértil na promoção e produção de eventos de arte durante os anos de 1997 a 2002. O projeto foi pioneiro na utilização da web para projetos criativos, durante o seu desenvolvimento Matteo trabalhou em parceira com vários artistas na criação de obras virtuais incluindo Rubens Gerchman, Mauricio Bentes e Arthur Omar. Trabalhou também em projetos digitais para Jenny Holzer e Peter Greenaway. 

Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de projetos , incluindo anos formativos nos grupos de tecnologia da Walt Disney Company e Discovery Channel Europe. Matteo há anos se dedica à promoção de novas tecnologias e difusão de conhecimento. Matteo Moriconi é  Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual e Diretor do VFXRIO evento anual sobre tecnologia, entretimento digital, visual effects e inovação  já na sua quinta edição. A missão da  Associação Brasileira de Tecnologia Visual é promover a industria e as empresas que se dedicam aos efeitos visuais, realidade virtual, realidade aumentada e computação gràfica, para quaisquer plataformas, na condição de produtora ou desenvolvedora. Em 2018 Matteo colaborou na curadoria de inovação da Rio2C, responsável por trazer ao Brasil grandes artista, visionários e especialistas que pensam, vivem e criam a inovação tecnologica no mundo.