Adrian Teijido, ABC, sobre o AINDA ESTOU AQUI

Bastidores do longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles

Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva, o filme Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva, mãe e ativista que enfrenta o desaparecimento forçado do marido durante a ditadura militar no Brasil. Com direção de Walter Salles, o longa foi aclamado imediatamente após sua estreia na 81ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, e mais tarde conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional na 97ª cerimônia da Academia — o primeiro Oscar da história do cinema brasileiro.

Em parceria com a Panavision Paris, responsável pelo fornecimento do pacote de câmeras e lentes, Salles e o diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC, criaram estilos visuais distintos para os dois períodos retratados no filme — os anos 1970 e os anos 2000 —, todos enquadrados no formato 1.85:1. Para os anos 1970, Teijido utilizou lentes Panavision Primo acopladas a uma câmera Aaton Penelope, filmando em 35mm (3-perf) com o negativo colorido Kodak Vision3 500T 5219. Já nas cenas ambientadas nos anos 2000, o diretor de fotografia optou por uma Arricam LT com lentes Leitz Summilux-C e o negativo Kodak Vision3 200T 5213.

Na entrevista a seguir, Teijido comenta sua colaboração com Salles e compartilha as referências e motivações por trás da atmosfera intimista do filme.

Panavision: Como surgiu o encontro com Walter Salles e sua entrada no projeto?

Adrian Teijido, ABC: Fui indicado ao Walter pelo diretor Sergio Machado, que havia sido seu assistente de direção. Além disso, contei com o grande apoio da Conspiração Filmes.

AINDA ESTOU AQUI 4

Como você descreveria a estética visual do filme?

Teijido: Com Walter, decidimos que o público precisava acreditar naquela família. Por isso, optamos por uma abordagem naturalista, construída por subtração — sem embelezamentos ou pirotecnias visuais. A intenção era criar uma atmosfera íntima, capaz de transportar o espectador para dentro daquela casa.

Houve alguma referência visual específica que serviu de inspiração?

Teijido: Walter me presenteou com um livro do pintor dinamarquês Vilhelm Hammershøi. Aqueles quadros foram referências fundamentais para decidirmos como filmar a casa. Como o próprio Walter diz, este é um filme sobre ausências.

O que motivou a escolha das lentes específicas para cada período?

Teijido: Era essencial que o público sentisse a diferença entre os anos 1970 e os anos 2000. Na primeira parte do filme, usei lentes Panavision Primo. Já na segunda parte, optei pelas Summilux-C da Leitz. Queria que os anos 2000 parecessem mais limpos e iluminados.

AINDA ESTOU AQUI 3

Por que escolher a Panavision para este projeto?

Teijido: Cresci como diretor de fotografia na América do Sul. Estar aqui hoje, trabalhando com a Panavision, é a realização de um sonho.

O que te inspirou a seguir carreira como diretor de fotografia?

Teijido: Desde criança, sou fascinado por fotografia — cheguei a montar um laboratório de revelação em preto e branco. Nós, diretores de fotografia, somos contadores de histórias visuais. É fascinante provocar emoções no público por meio das imagens que criamos.

Posts relacionados

Comunicação Inclusiva foto
Notícias
Affonso Beato

Comunicação Inclusiva no Audiovisual

A presença de pessoas dissidentes no audiovisual brasileiro, pessoas trans, não binárias,
negras, indígenas, pessoas com deficiência, periféricas e de classe baixa, ainda é marcada por
um duplo movimento: a inclusão simbólica e a exclusão estrutural

Leia mais »
PRE ESTREIA CURTAS 25Q1
Notícias
Affonso Beato

Pré-estreía Curtas 25Q1

No próximo domingo, dia 31 de agosto, acontece um momento especial para os alunos, ex-alunos e todos os apaixonados por cinema: a Pré-Estreia dos curtas produzidos no primeiro quadrimestre de 2025

Leia mais »
Oficina Globo Assitentes
Notícias
Affonso Beato

Globo abre inscrições para Oficina

Estão abertas, até o dia 6 de julho, as inscrições para a Oficina de Formação de Assistentes Audiovisuais, promovida pela Globo. A iniciativa é voltada exclusivamente para mulheres de todas as idades que tenham interesse em atuar no setor audiovisual.

Leia mais »