roteiro

Roteiro

Curso Trimestral - 96 hs - Presencial

CURSO DE ROTEIRO PARA CINEMA E TV

Aqui você vai ver a sua história virar um roteiro e o seu roteiro virar um filme.
Ao longo do curso, os alunos vão ter a oportunidade de realizar um curta metragem nas Casas Casadas, baseado em suas próprias histórias e com toda a assistência técnica e profissional das outras areas ABC Cursos (Atuação, Arte, Cinematografia,Som , Edição).

Nossas aulas unem teoria e prática, atravessando as etapas da produção de um roteiro cinematográfico: Da ideia inicial, premissa ao argumento.
Da escaleta ao desenvolvimento de sequências e diálogos para o formato final.

Registro e propriedade intelectual.

Utilização de softwares para escrita acoplado à produção. Este curso é indicado para aqueles que estejam iniciando e/ou já tenhamalguma experiência profissional, que queiram se capacitar nesta especialização,escalar seu nível profissional ou aperfeiçoar seu nível existente.

GRADE CURRICULAR

RoteiromatériaInstrutor(a)hs
Modelos e métodos de análise de roteiro ROT1Julia de Abreu6
Elementos do roteiroROT2Julia de Abreu6
Estrutura do RoteiroROT3Julia de Abreu2
Desenvolvimento de PersonagensROT4Julia de Abreu4
Cena e diálogoROT5Julia de Abreu4
Narrador e ponto de vistaROT6Julia de Abreu4
Gêneros narrativosROT7Julia de Abreu4
Roteiro para SeriesROT8Dani Reule6
Narrativas InterativasROT9Dani Reule6
Roteiro e Propriedade IntelectualPRD3Gilberto Toscano2
História do Roteiro no CinemaHIS4Hernani Heffner, ABC4
    
Exercícios PráticosROT0Juan Jullian48
    
Total de Horas  96

Nossas turmas terão no máximo 24 estudantes, sendo quatro vagas para bolsas de Inclusão Social

FORMATO

Trimestral – 12 semanas – 96 hs

  4 horas x 2 vezes  por semana

Segundas e Quartas das 18:00 às 22:00h

Início previsto: 1 Junho 2020

Local: Casas Casadas

 
 

EXIGÊNCIAS

16 anos completos

 Aprovado pela Direção de Ensino

INVESTIMENTO


valor:  3 x R$ 1.150,00

Á Vista com 5% de Desconto
até
22 de Maio de 2020

Parcelado em 3 vezes sem juros como Pagamento Recorrente

Parcelado com seu Cartão de Crédito

Sócio da ABC com 25% de Desconto

Ex-Aluno da ABC Cursos com 10% de Desconto

 

Outros Eventos

Oficina - 40 hs

As Oficinas de Aperfeiçoamento são programas de 40 horas (8 horas x 5 dias) ou 24 horas  (8 horas x 3 dias), com aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores especializados com larga e comprovada experiência profissional.

Essas Oficinas poderão ser ministradas em qualquer região do Brasil, desde que os grupos de locais nos contactem para organizá-las

Atenção! - Vagas Limitadas

 

Matriculas abertas !

Garanta sua Vaga 

 
 
 
 
 


Intensivo - 24 horas

 

Intensivos organizados em várias regiões do Brasil

 
 
 
Julia de Abreu - Roteiro

Julia de Abreu

Roteirista, Socióloga, Pesquisadora e Produtora

Roteirista dos seguintes filmes de longa-metragem: FONTE DA SAUDADE (1987) e SOMBRAS DE JULHO (1994), à época assinando Julia Altberg.  AMORES POSSÍVEIS (colaboração,1999), CELESTE & ESTRELA (2002) e VENDO OU ALUGO (2012),MARCIA HAYDÈE (2018) e MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS (2017).

Para TV fez o roteiro da série MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO (Canal Brasil,1998) e pesquisa de 90 ANOS DO CINEMA BRASILEIRO (TV Manchete, 1987); roteiro dos programas ACORDA ANOTNIO MARIA e O PODER JOVEM, HISTÓRIA DA UNE (TVE, 1995), além de argumentos para o programa VOCÊ DECIDE (TV Globo, 1993-1994).

Produtora-associada dos filmes AMORES POSSÍVEIS, MENINAS CAZUZA E OS SONHOS ROUBADOS, de Sandra Werneck; VIDA DE MENINA de Helena Solberg;  CELESTE & ESTRELA e VENDO OU ALUGO, de Betse de Paula;  O SAL DA TERRA de Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders.

De 2007 a 2011 integrou a equipe do Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como consultora para elaboração de projetos culturais, captação de recursos e curadoria artística, incluindo shows de MPB, concertos de música clássica, peças teatrais, mostra de filmes ambientais, exposições, projetos de memória e digitalização de acervos de artistas brasileiros.

Juan Jullian - Roteiro

Juan Jullian

Autor, roteirista e internacionalista

Juan Jullian é formado em Relações Internacionais pela PUC-Rio, onde recebeu o prêmio Gerson Moura de excelência e pós-graduando em Escrita Criativa pela Universidade Santa Úrsula.

 É autor do romance “Querido Ex, (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)”. A obra alcançou a marca de 23.000 exemplares vendidos, ficando por mais de cem dias no topo do ranking da categoria na Amazon e será relançada pela Galera Record, selo jovem do Grupo Editorial Record, que também encomendou uma sequência para 2020.

Como roteirista, participou do Laboratório de Narrativas Negras da Rede Globo com a FLUP, desenvolvendo argumentos para o audiovisual na Casa dos Roteiristas da Globo. É integrante da plataforma Carreira Literária, especializada na formação e profissionalização de novos autores.

Dani Reule - Roteiro

Dani Reule

Roteirista, Jornalista, Mestre em Comunicação e Informação

É roteirista da série ‘Baile de Máscaras’ (da produtora Giros para a TV Cultura) e do longa ‘Na Batalha’ (Raccord Produções; roteiro finalista do FRAPA 2017) e foi colaboradora do autor Marcílio Moraes na série ‘Pigmaleão do Brejo’ (Rede Record). Teve curtas de sua autoria apresentados em festivais nacionais e é criadora e roteirista da sitcom ‘Uma vida de Zenilde’ (Tambellini Filmes).

Foi professora dos cursos de Cinema e Produção Audiovisual da Universidade Estácio de Sá e é professora de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na ECDD-Infnet, na AIC e na pós-graduação em Roteiro da FACHA, além de ter seu próprio curso de desenvolvimento de projeto para série.

Ministrou workshops de roteiro no Rio WebFest (2017) e de narrativas interativas no VFX-Rio (2019). Foi também palestrante em duas edições do Festival de Roteiro Audiovisual do Rio – ROTA, em que também trabalhou como consultora dos laboratórios de Desenvolvimento de Argumentos de Longas-metragens (2018) e de Projetos de Séries (2019), e na Semana do Audiovisual Primeiro Plano de Juiz de Fora (2019).