roteiro

Roteiro

Curso Trimestral - 96 hs - Presencial

CURSO DE ROTEIRO PARA CINEMA E TV

Aqui você vai ver a sua história virar um roteiro e o seu roteiro virar um filme.
Ao longo do curso, os alunos vão ter a oportunidade de realizar um curta metragem nas Casas Casadas, baseado em suas próprias histórias e com toda a assistência técnica e profissional das outras areas ABC Cursos (Atuação, Arte, Cinematografia,Som , Edição).

Nossas aulas unem teoria e prática, atravessando as etapas da produção de um roteiro cinematográfico: Da ideia inicial, premissa ao argumento.
Da escaleta ao desenvolvimento de sequências e diálogos para o formato final.

Registro e propriedade intelectual.

Utilização de softwares para escrita acoplado à produção. Este curso é indicado para aqueles que estejam iniciando e/ou já tenhamalguma experiência profissional, que queiram se capacitar nesta especialização,escalar seu nível profissional ou aperfeiçoar seu nível existente.

GRADE CURRICULAR

Roteiro matéria Instrutor(a) hs
Modelos e métodos de análise de roteiro  ROT1 Julia de Abreu 6
Elementos do roteiro ROT2 Julia de Abreu 6
Estrutura do Roteiro ROT3 Julia de Abreu 2
Desenvolvimento de Personagens ROT4 Julia de Abreu 4
Cena e diálogo ROT5 Julia de Abreu 4
Narrador e ponto de vista ROT6 Julia de Abreu 4
Gêneros narrativos ROT7 Julia de Abreu 4
Roteiro para Series ROT8 Dani Reule 6
Narrativas Interativas ROT9 Dani Reule 6
Roteiro e Propriedade Intelectual PRD3 Paula Vergueiro
2
História do Roteiro no Cinema HIS4 Hernani Heffner, ABC 4
       
Exercícios Práticos ROT0 Dani Reule
48
       
Total de Horas     96

Nossas turmas terão no máximo 24 estudantes, sendo quatro vagas para bolsas de Inclusão Social

FORMATO

Trimestral – 12 semanas – 96 hs

  4 horas x 2 vezes  por semana

Segundas e Quartas das 18:00 às 22:00h

Início previsto: 27 Julho 2020

Local: Casas Casadas

 

EXIGÊNCIAS

16 anos completos

 Aprovado pela Direção de Ensino

INVESTIMENTO

valor:  3 x R$ 1.150,00

Á Vista com 5% de Desconto
até
20 de Julho de 2020

Parcelado em 3 vezes sem juros como Pagamento Recorrente

Parcelado em até 10 vezes com seu Cartão de Crédito

Sócio da ABC com 25% de Desconto

Ex-Aluno da ABC Cursos com 10% de Desconto

Outros Eventos

Oficina - 40 hs

As Oficinas de Aperfeiçoamento são programas de 40 horas (8 horas x 5 dias) ou 24 horas  (8 horas x 3 dias), com aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores especializados com larga e comprovada experiência profissional.

Essas Oficinas poderão ser ministradas em qualquer região do Brasil, desde que os grupos de locais nos contactem para organizá-las

Atenção! - Vagas Limitadas

 

Matriculas abertas !

Garanta sua Vaga 

 
 
 
 
 


Intensivo - 24 horas

 

Intensivos organizados em várias regiões do Brasil

 
 
 
Julia de Abreu - Roteiro

Julia de Abreu

Roteirista, Socióloga, Pesquisadora e Produtora

Roteirista dos seguintes filmes de longa-metragem: FONTE DA SAUDADE (1987) e SOMBRAS DE JULHO (1994), à época assinando Julia Altberg.  AMORES POSSÍVEIS (colaboração,1999), CELESTE & ESTRELA (2002) e VENDO OU ALUGO (2012),MARCIA HAYDÈE (2018) e MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS (2017).

Para TV fez o roteiro da série MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO (Canal Brasil,1998) e pesquisa de 90 ANOS DO CINEMA BRASILEIRO (TV Manchete, 1987); roteiro dos programas ACORDA ANOTNIO MARIA e O PODER JOVEM, HISTÓRIA DA UNE (TVE, 1995), além de argumentos para o programa VOCÊ DECIDE (TV Globo, 1993-1994).

Produtora-associada dos filmes AMORES POSSÍVEIS, MENINAS CAZUZA E OS SONHOS ROUBADOS, de Sandra Werneck; VIDA DE MENINA de Helena Solberg;  CELESTE & ESTRELA e VENDO OU ALUGO, de Betse de Paula;  O SAL DA TERRA de Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders.

De 2007 a 2011 integrou a equipe do Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como consultora para elaboração de projetos culturais, captação de recursos e curadoria artística, incluindo shows de MPB, concertos de música clássica, peças teatrais, mostra de filmes ambientais, exposições, projetos de memória e digitalização de acervos de artistas brasileiros.

Dani Reule - Roteiro

Dani Reule

Roteirista, Jornalista, Mestre em Comunicação e Informação

É roteirista da série ‘Baile de Máscaras’ (da produtora Giros para a TV Cultura) e do longa ‘Na Batalha’ (Raccord Produções; roteiro finalista do FRAPA 2017) e foi colaboradora do autor Marcílio Moraes na série ‘Pigmaleão do Brejo’ (Rede Record). Teve curtas de sua autoria apresentados em festivais nacionais e é criadora e roteirista da sitcom ‘Uma vida de Zenilde’ (Tambellini Filmes).

Foi professora dos cursos de Cinema e Produção Audiovisual da Universidade Estácio de Sá e é professora de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na ECDD-Infnet, na AIC e na pós-graduação em Roteiro da FACHA, além de ter seu próprio curso de desenvolvimento de projeto para série.

Ministrou workshops de roteiro no Rio WebFest (2017) e de narrativas interativas no VFX-Rio (2019). Foi também palestrante em duas edições do Festival de Roteiro Audiovisual do Rio – ROTA, em que também trabalhou como consultora dos laboratórios de Desenvolvimento de Argumentos de Longas-metragens (2018) e de Projetos de Séries (2019), e na Semana do Audiovisual Primeiro Plano de Juiz de Fora (2019).