Quem somos

A ABC Cursos de Cinema, braço educacional da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, foi idealizada como um Centro de Excelência e Inovação. Ciente de sua missão, vai muito além da oferta de cursos, sendo ativa em ações de Inclusão Social.

Os cursos de Cinema das instituições de ensino superior carecem de ensino técnico adequado, porque por lei, não poderm contratar profissionais experientes sem diploma de pós-graduação. A ABC Cursos de Cinema preenche esta lacuna, oferecendo aos seus estudantes uma oportunidade única de vivenciar, na prática, a experiência da produção de projetos cinematográficos, sob orientação de um corpo docente de associados da ABC e profissionais experientes, reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro, sendo suas aulas, por definição, verdadeiras Master Classes.

Atenta às reais demandas do Mercado Audiovisual, com uma formação de alta qualidade e desenvolvimento prático das habilidades criativas e técnicas, a ABCCC tem como foco não só a experiência dos seus instrutores, mas também as necessidades concretas dos seus estudantes. Com um olhar inovador para as formas de ensinar e inserir estudantes no mercado de trabalho, os programas de formação e aperfeiçoamento da ABCCC contemplam todas as etapas do fluxograma cinematográfico, desde a criação de um roteiro até a entrega de um produto audiovisual.

Ao se engajar na produção dos exercícios fílmicos realizados nos cursos do Programa Fazendo Filmes PRO, o estudante recebe certificação de participação nas produções e, com isso, poderá ter maior facilidade na obtenção do registro profissional do trabalho audiovisual (DRT).

Equipe

Beato ASC 100 100px

Affonso Beato, ASC, ABC

Diretor de Ensino​

Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Oscars), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, da qual foi Fundador e Presidente e, nos últimos 13 anos, vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA, onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa.

Em 2018, foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA.

https://variety.com/gallery/best-teachers-in-entertainment-film-tv/beato/

Foi Diretor de Assuntos Culturais da extinta EMBRAFILME e primeiro Presidente da extinta Fundação do Cinema Brasileiro.

Como Diretor de Fotografia,  trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodóvar – TUDO SOBRE MINHA MÃE, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Stephen Frears – A RAINHA , Mike Newell, AMOR EM TEMPO DE CÓLERA , Walter Salles Jr. – ÁGUA NEGRA, Carlos Diegues – DEUS É BRASILEIRO e Glauber Rocha – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, entre outros 53 longas-metragens.

Roberto Faissal, ABC

Roberto Faissal, ABC

Diretor Executivo

Diretor de Fotografia, Conselheiro da Associação Brasileira de Cinematografia, que presidiu no biênio 2007/2008 e fundou em 2000, Roberto Faissal é também Sócio-Diretor da CINEMAR, que correaliza o projeto ABC Cursos de Cinema.

A CINEMAR – W. Faissal Produções Artísticas e Comunicações Ltda – é uma Produtora fundada em dezembro de 1996, atuante em produção de conteúdo com Séries realizadas para os canais Globosat, TV Brasil e para o Canal Brasil, via FSA e Coprodução. É também prestadora de serviços para toda a cadeia produtiva do audiovisual em sua especialidade: imagens subaquáticas.

A CINEMAR também tem em seu CV a produção de várias edições de Semanas ABC no Rio e SP, sendo a mais recente em 2018, com a presença de Vittorio Storaro, com sua exposição ESCREVER COM A LUZ,  celebrando os 70 anos do MAM Rio e Master Classes na Cinemateca do MAM e TV Globo. ESCREVER COM A LUZ foi homenageado com o Prêmio da Associação de Críticos Cinematográficos como o melhor evento cinematográfico em 2019.

Cezar Moraes, ABC - Diretor de Fotografia

Cezar Moraes, ABC

Coordenador Técnico

Diretor de Fotografia. Carioca, nascido em 1954, foi fotógrafo de filmes de sucesso de público como XUXA REQUEBRA (1999), de Tizuka Yamasaki, XUXA POP STAR (2000), de Tizuka Yamasaki e Paulo Sérgio Almeida, XUXA E OS DUENDES (2001), quando foi o pioneiro na utilização da tecnologia HDTV no Brasil, e XUXA E OS DUENDES 2 – NO CAMINHO DAS FADAS (2002), ambos de Paulo Sérgio Almeida e Rogério Gomes.

Foi também Diretor de Fotografia de vários filmes estrelados por Renato Aragão, entre eles, SIMÃO, O FANTASMA TRAPALHÃO (1998), de Paulo Aragão e DIDI – O  CUPIDO TRAPALHÃO (2003), de Paulo Aragão.

Adriana Brokman

Adriana Brockmann

Coordenadora Geral

Formada em Letras pela UCS – Universidade de Caxias do Sul – RS e Cinema pela Estácio de Sá – RJ.

Iniciou sua Carreira no Cinema, como Secretária de Produção do Filme O QUATRILHO, (Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996). Trabalhou na Produções Artísticas Dez, de Daniel Filho, como Secretária de Produção e, por 17 anos, na TV Globo, como Assistente de Produção, Secretária de Núcleo e Continuísta.

Foi Assistente Pessoal do Ex-Ministro e Embaixador Luiz Felipe Lampreia.

Foto Leo

Leo Rissin

Coordenador de Marketing

Estudante de Graduação em Administração com ênfase em Marketing e Domínio Adicional em Tecnologias e Mídias Digitais na PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez os Cursos de Introdução ao Cinema e TV e Cinematografia na ABC Cursos de Cinema. 

Trabalhou como voluntário no Festival do Rio, em 2019, nas áreas de produção e relacionamento. Nas filmagens de Curtas nas Casas Casadas, já exerceu as funções de assistente de produção, operador de câmera, assistente de câmera, making of e still.

FFF

Fernanda Santana

Coordenação de Ensino

Bacharel em Direito. Graduanda em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA) do Instituto de História da UFRJ.

Na ABC Cursos de Cinema, foi aluna dos cursos Introdução ao Cinema e TV, Roteiro para Séries e Produção de Elenco. Escreveu o curta-metragem O Despertar de Anita, filmado em 2020.

Conselho Consultivo

Inclusão Social

Tide Borges, ABC

Ação Social

Pedro Dannemann

Carreiras

Denise Garrido

Inovação Tecnológica

Prof. Luiz Velho, Phd. - IMPA

Design

Majú Nunes

Corpo Docente

Parcerias

Contribuiçõea ao Site

Webpage Design –  Affonso Beato

Análise de Sistema e Programação Chico Nogueira e Luiz Paulo de Andrade

Vídeo da Landpage Carlos Eduardo Hypolito