realização

O CINECLUBE CASAS CASADAS é  uma união de esforços de várias organizações que existem em torno de um sentimento em comum:

O Amor pelo Cinema

O CINECLUBE CASAS CASADAS será constituido de Sessões Diversas e Inclusivas, apresentando:

– Sessão CINECLUBE FORCINE dedicada exclusivamente à apresentação do Cinema Estudantil Brasileiro, com projeção e discussão com os autores Online ao Vivo.

– Sessão CINECLUBE RIOFILME apresentando e discutindo os títulos de suas Co-Produções.

– Sessão CINECLUBE CAVÍDEO dedicada ao Cinema Brasileiro Hístórico.

– Sessão CINECLUBE WALTER LIMA Jr. dedicada aos Clássicos do Cinema Mundial.

– Sessão CINECLUBE HSU CHEIN dedicado a discussão de Filmes Brasileiros Conteporaneos.

– Sessão CINECLUBE CULTNE apresentando obras ao Cinema Brasileiro Negro.

– Sessão CINECLUBE BURACO  usando um arquivo de 800 títulos – curador Márcio Melges.

– Sessão CINECLUBE ELAS dedicado a discussão de Filmes feitos por Mulheres.

O CINECLUBE CASAS CASADAS será totalamente GRATUITO e acontecerá às Segunda-Feiras de forma híbrida, com uma reunião presencial numa sala da ABC Cursos de Cinema, acoplado com um encontro que será transmitido Online ao Vivo para todos os amantes de Cinema  que se inscreverem.

Essas Sessões serão  programadas, divulgadas por todos esses grupos de forma conjunta e apresentadas às Segunda-Feiras presencialmente e transmitidas Online ao Vivo por nossa plataforma TEAMS.

Nossa intenção é inaugurar em breve com a apresentação de 6 curta-metragens, produzidos pelos de nossas turmas presenciais da ABC Cursos de Cinema em 2020.

Quem somos

forcine logo

FORCINE - Forum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual

O Forcine congrega e representa de forma permanente as instituições, profissionais e estudantes brasileiros dedicados ao ensino de Cinema e Audiovisual.

cavideo logo

CAVÍDEO - Locadora e Produtora

Locadora especializada em filmes de arte que depois virou tambem produtora e distribuidora. Já organizou mais de 450 mostras de filmes nesses ultimos 15 anos e ajudou a fundar cerca de 30 cineclubes no Rio de Janeiro. Como produtora já fez cerca de 300 filmes entre curtas, medias e longas. Acabou de inaugurar nas CASAS CASADAS o ESPAÇO CULTURAL CAVIDEO que disponibiliza seu acervo em dvd gratuitamente.

Walter Lima Jr.

Walter Lima Jr.

Diretor Cinematográfico

Jornalista, crítico, cineasta, roteirista, professor, diretor teatral, começou sua carreira no cinema como assistente de Adolfo Celi (no inacabado MARAFA) e Glauber Rocha em DEUS E DIABO NA TERRA DO SOL, onde também foi co-roteirista.

Estreou como diretor cinematográfico em 1965 com MENINO DE ENGENHO, baseado em José Lins do Rego ganhando todos os prêmios para um filme brasileiro neste mesmo ano e logo em seguida realizou BRASIL ANO 2000 (Urso de Prata no Festival de Berlim). Em cinco décadas dividiu seus trabalhos entre o jornalismo televisivo (Globo Repórter) e o cinema (NA BOCA DA NOITE, A LÍRA DO DELÍRIO, JOANA ANGÉLICA, piloto para a série de televisão nunca realizada O GESTO HISTÓRICO, CHICO REI, INOCÊNCIA, ELE, O BOTO, O MONGE E A FILHA DO CARRASCO,  A OSTRA E O VENTO, UM CRIME NOBRE, OS DESAFINADOS, e ATRAVÉS DA SOMBRA, (entre outros, curtas ou documentários).

É um dos mais premiados diretores cinematográficos brasileiros.

foto Caví Borges

Caví Borges

Diretor e Produtor Cinematográfico

Fundador da Cavideo locadora, referencia dos cinéfilos cariocas que depois se tornou tambem produtora e distribuidora.

Como diretor já realizou 15 longas, 52 curtas, 5 webséries e 7 séries de tv ganhando 178 premios em festivais nacionais e internacionais.

Como produtor  já realizou 72 longas, 154 curtas, 9 webséries, 12 séries de TV e varios clipes, videodanças e videoartes.

Seu longa CIDADE DE DEUS 10 ANOS DEPOIS foi exibido em mais de 60 festivais internacionais e hoje se encontra disponivel na NETFLIX em 130 países.

Hsu Chien - Direção Cinematográfica

Hsu Chien

Diretor Cinematográfico

Nascido em Taiwan, em 1967, vive no Brasil, no Rio de Janeiro, desde 1970. Se formou em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Começou como Assistente de Direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 70 longa-metragens como Assistente de Cineastas de sucesso, entre eles: Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo Salles, Rosane Svarztman e Roberto Santucci.

Hsu Chien dirigiu mais de 8 curtas-metragens, recebendo mais de 20 prêmios em Festivais brasileiros e internacionais. Entre os prêmios, destaque para Melhor curta de ficção em 2015 por “Flerte”, no Grande Prêmio da Academia de Cinema Brasileiro, e melhor curta no LABRF 2015.

Em 2014, foi convidado para dirigir uma série no Multishow, “Por isso eu sou Vingativa”. No mesmo ano, foi convidado por Miguel Falabella e a diretora geral Cininha de Paula para dirigir na Rede Globo, dois seriados: ‘Sexo e as negas” e “Pé na cova”.

Em 2017 dirigiu seu primeiro longa-metragem: “Ninguém entra ninguém sai”, baseado em conto de Luis Fernando Veríssimo e distribuído pela Imagem Filmes.

Em 2019 dirigiu seu segundo longa-metragem, “Quem vai ficar com Mario?”, com distribuição da Paris Filmes e Warner, com lançamento previsto para 2020.

Silvia Gangemi, ABC

Diretora de Fotografia

Me formei em Design Gráfico pela Puc-Rio. Trabalhei com artes plásticas, fiz cursos de pintura, inclusive em Londres. 
 
Trabalho com cinema há mais de 20 anos, sempre no departamento de fotografia. Fui foquista por 17 anos, quando tive a oportunidade de trabalhar com Diretores de Fotografia consagrados, como Jacques Cheuiche, Walter Carvalho, Affonso Beato, , Adrian Teijido, Nonato Estrela, Zé Bob, Pedro Farkas, entre muitos outros. 
 
Hoje trabalho como Diretora de Fotografia e Operadora de Câmera. Fiz mais de 60 longas/séries. Muitos se encontram no meu IMDB.

Entre os trabalhos como Diretora de Fotografia, destaco “OBS-Orquestra Brasileira de Sapateado”, em que ganhamos o prêmio “Hollywood International Independent Documentary Awards” em Hollywood, 2018, e “Enfim, Júlia”, Premio Melhor Promo Júri Popular no Festival Internacional de Televisão, 

Sou socia da ABC desde 2001, e atualmente faço parte de seu Conselho.

Também faço parte do Grupo de Trabalho (GT) da ABC Rio contribuindo para as Master Classes que ocorreram no Rio no MAM, incluindo a do Vitorio Storaro.