O programa FORMAÇÃO BÁSICA é composto por cursos avulsos, desenvolvidos especialmente para estudantes que estão ingressando no mercado Audiovisual, ou pessoas de outras áreas, com interesse em se aproximar da produção audiovisual.
Os cursos foram concebidos com o propósito do ensino de princípios básicos, visando a construção de uma base de conhecimento sólida para que o estudante incorpore o repertório necessário para começar a acompanhar um set de filmagem, ou seguir seus estudos em cursos de aperfeiçoamento.
O Programa está dividido em cursos teóricos e práticos, para que cada estudante possa adequar melhor às suas necessidades de formação, de acordo com sua disponibilidade de tempo e financeira.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |||
titulo | autor | ano | editor |
A HISTORY OF THE NON-FICTION FILM | BARNOW, Eric | ||
A OBRA DE ARTE NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA | BENJAMIN, Walter | 2012 | Porto Alegre. Editora Zouk |
CINEMA WORKSHOP | WILSON, A | 1983 | 4a Ed. California, A.S.C. Holding Corp |
DE CALIGARI A HITLER | KRAKAUER, Siegfried | ||
DOCUMENTARY – A HISTORY OF THE NON-FICTION FILM | Barnow | ||
FILM STYLE AND TECHNOLOGY: HISTORY AND ANALYSIS | SALT, Barry | 2009 | Londres: Starword |
HOW TO READ A FILM | James Monaco | ||
HOW TO READ A FILM: THE ART, TECHNOLOGY, LANGUAGE, HISTORY, AND THEORY OF FILM AND MEDIA | MONACO, J | 2009 | New York, Oxford University Press |
IL CINEMA COME TRADUZIONE. DA UN MEDIUM ALL’ALTRO: LETTERATURA, CINEMA, PINTTURA | DUSI, Nicola. | 2003 | Torino, Utet Diffusione Srl |
IL FILM – EVOLIZIONE ED ESSENZA DI UN’ARTE NUOVA | BALÁZS, Béla. | 1952 | Torino, Piccola Biblioteca Einaudi |
MASTER SHOTS, VOLUME 2: 100 WAYS TO SHOOT GREAT DIALOGUE SCENES | KENWORTHY, Christopher | 2012 | Michael Wiese Production, Studio City, CA |
MASTER SHOTS, VOLUME 3: THE DIRECTOR’S VISION: 100 SETUPS, SCENE AND MOVES FOR YOUR BREAKTHROUGH MOVIE | KENWORTHY, Christopher | 2013 | Michael Wiese Production, Studio City, CA |
NARRATIVA VISUAL | Bruce Block | ||
NARRATIVA VISUAL:CRIANDO A ESTRUTURA VISUAL PARA CINEMA, TE E MÍDIAS DIGITAIS | BLOCK, Bruce | 2010 | Editora Campus |
NUM PISCAR DE OLHOS | MURCH, Walter. | 2004 | Rio de Janeiro. Jorge Zahar |
O DILEMA DIGITAL: QUESTÕES ESTRATÉGICAS NA GUARDA E NO ACESSO A MATERIAIS CIMEMATOGRÁFICOS DIGITAIS SCIENCE AND TECNOLOGY COUNCIL | CINEMATECA BRASILEIRA / AMPAS | 2007 | Edição Brasileira: Cinemateca Brasileira. AMPAS |
PRÉ-CINEMA E PÓS CINEMA | MACHADO, Arlindo | 2007 | Campinas-Sp, Papirus Editora |
SINTAXA DA LINGUAGEM VISUAL | DONDIS, Donis A | 2007 | São Paulo, Martins Fontes |
TECHNIQUES OF THE OBSERVER | CRARY, Jonathan | 1992 | Massachusetts, The Mit Press |
THE FILMMAKERS HANDBOOK: A Comprehensive Guide For The Digital Age (Revised and Updated Edition) | ASCHER, Steven e PINCUS, Edward | 1999 | New York, Plume Books |
THE REALITY OF ILLUSION: AN ECOLOGICAL APPROACH TO COGNITIVE FILM THEORY | ANDERSON, Joseph D | 1998 | Carbondale. Southern Illinois University Press |
THE STORY OF FILM | COUSINS, Mark. | 2011 | Ed Pavilion |