O programa FORMAÇÃO BÁSICA é composto por cursos avulsos, desenvolvidos especialmente para estudantes que estão ingressando no mercado Audiovisual, ou pessoas de outras áreas, com interesse em se aproximar da produção audiovisual. 

Os cursos foram concebidos com o propósito do ensino de princípios básicos, visando a construção de uma base de conhecimento sólida para que o estudante incorpore o repertório necessário para começar a acompanhar um set de filmagem, ou seguir seus estudos em cursos de aperfeiçoamento.

O Programa está dividido em cursos teóricos e práticos, para que cada estudante possa adequar melhor às suas necessidades de formação, de acordo com sua disponibilidade de tempo e financeira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS   
tituloautoranoeditor
A HISTORY OF THE NON-FICTION FILMBARNOW, Eric  
A OBRA DE ARTE NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA BENJAMIN, Walter2012Porto Alegre. Editora Zouk
CINEMA WORKSHOPWILSON, A19834a Ed. California, A.S.C. Holding Corp
DE CALIGARI A HITLERKRAKAUER, Siegfried  
DOCUMENTARY – A HISTORY OF THE NON-FICTION FILMBarnow  
FILM STYLE AND TECHNOLOGY: HISTORY AND ANALYSISSALT, Barry2009Londres: Starword
HOW TO READ A FILMJames Monaco  
HOW TO READ A FILM: THE ART, TECHNOLOGY, LANGUAGE, HISTORY, AND THEORY OF FILM AND MEDIAMONACO, J2009New York, Oxford University Press
IL CINEMA COME TRADUZIONE. DA UN MEDIUM ALL’ALTRO: LETTERATURA, CINEMA, PINTTURADUSI, Nicola. 2003Torino, Utet Diffusione Srl
IL FILM – EVOLIZIONE ED ESSENZA DI UN’ARTE NUOVABALÁZS, Béla. 1952Torino, Piccola Biblioteca Einaudi
MASTER SHOTS, VOLUME 2: 100 WAYS  TO SHOOT GREAT DIALOGUE SCENESKENWORTHY, Christopher2012Michael Wiese Production, Studio City, CA
MASTER SHOTS, VOLUME 3: THE DIRECTOR’S VISION: 100 SETUPS, SCENE AND MOVES FOR YOUR BREAKTHROUGH MOVIEKENWORTHY, Christopher2013Michael Wiese Production, Studio City, CA
NARRATIVA VISUALBruce Block  
NARRATIVA VISUAL:CRIANDO A ESTRUTURA VISUAL PARA CINEMA, TE E MÍDIAS DIGITAISBLOCK, Bruce2010Editora Campus
NUM PISCAR DE OLHOSMURCH, Walter. 2004Rio de Janeiro. Jorge Zahar
O DILEMA DIGITAL: QUESTÕES ESTRATÉGICAS NA GUARDA E NO ACESSO A MATERIAIS CIMEMATOGRÁFICOS DIGITAIS SCIENCE AND TECNOLOGY COUNCILCINEMATECA BRASILEIRA / AMPAS2007Edição Brasileira: Cinemateca Brasileira. AMPAS
PRÉ-CINEMA E PÓS CINEMAMACHADO, Arlindo2007Campinas-Sp, Papirus Editora
SINTAXA DA LINGUAGEM VISUALDONDIS, Donis A2007São Paulo, Martins Fontes
TECHNIQUES OF THE OBSERVERCRARY, Jonathan1992Massachusetts, The Mit Press
THE FILMMAKERS HANDBOOK: A Comprehensive Guide For The Digital Age (Revised and Updated Edition)ASCHER, Steven e PINCUS, Edward1999New York, Plume Books
THE REALITY OF ILLUSION: AN ECOLOGICAL APPROACH TO COGNITIVE FILM THEORYANDERSON, Joseph D1998Carbondale. Southern Illinois University Press
THE STORY OF FILMCOUSINS, Mark. 2011Ed Pavilion