Dia da Matemática Aplicada

O evento “Dia da Matemática Aplicada reuniu visitantes, entre jovens, famílias, graduandos e pós-graduandos, nesta terça-feira (27) na sede do IMPA, no Jardim Botânico. O evento apresentou o trabalho desenvolvido pelos principais laboratórios do instituto na área de matemática aplicada, com palestras de pesquisadores do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) e do Fluid (Laboratório de Dinâmica de Fluídos).

Durante a manhã, os visitantes conheceram as possibilidades de ensino e pesquisa da área e as apresentações institucionais dos laboratórios. O pesquisador Roberto Imbuzeiro falou sobre possibilidades de pós-graduação e áreas de atuação no mercado de trabalho e no universo acadêmico. “O IMPA é um ambiente diferente. Aqui produzimos ciência no mais alto nível”, destacou. Atualmente, o instituto conta com 46 pesquisadores, três cientistas de projetos e 130 estudantes de pós-graduação de tempo integral. Além disso, recebe jovens de todo o Brasil para o curso de graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação no IMPA Tech, na zona portuária do Rio de Janeiro.

A programação contou com apresentações dos pesquisadores Luiz Velho, Pavel Petrov e do cientista de projetos Lucas Nissenbaum. Os palestrantes falaram sobre o Visgraf, Fluid e Centro Pi, respectivamente. 

Velho defendeu a integração do mercado de trabalho com a pesquisa, especialmente no cenário de rápida evolução tecnológica. “Quem faz matemática aplicada, não necessariamente precisa ficar na vida acadêmica. É possível ir para a sociedade, fazer trabalhos aplicados em empresas, ou até mesmo trabalhos artísticos. E quem faz matemática no IMPA, consegue combinar essas duas coisas: ficar na vida acadêmica e estar na sociedade e nas empresas”, disse.

Os visitantes também conheceram projetos do Instituto realizados em parceria com o setor produtivo. “O Centro Pi faz uma integração com indústrias, ONGs e com o governo, sempre desenvolvendo soluções inovadoras e pesquisas a partir de problemas reais. Trabalhamos com IA, com otimização, estatística, computação gráfica, com dinâmica de fluidos e várias outras ideias para construir soluções para nossos parceiros”, disse Nissenbaum

ärea de atuação IMPATEK

Ao longo da tarde, alunos de doutorado do IMPA compartilharam os bastidores do desenvolvimento de alguns trabalhos, como o Projeto Chuvas Rio de Janeiro. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura da cidade, o projeto combina dados meteorológicos em tempo real e algoritmos avançados de aprendizado de máquina capazes de antecipar eventos climáticos extremos com até três horas de antecedência. A iniciativa foi detalhada por Leonardo Voltarelli.

Já o Projeto Biomas, realizado em parceria com o Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente), foi apresentado por Rodrigo Schuller. A partir da integração de imagens de satélite, machine learning e visão computacional, o método permite detectar automaticamente alterações na cobertura florestal da Amazônia.

O evento marcou a primeira visita do jovem Kaio Kristian, 17 anos, ao IMPA. Morador de Nova Iguaçu e ex-aluno do CIEP 324 Mahatma Gandhi, o jovem dá aulas particulares de matemática básica há 3 anos. “Sempre tive facilidade com a disciplina, então quis adaptar o que eu sabia para ajudar no ensino da matemática. Hoje, pesquiso muito sobre a área e estar aqui hoje é uma oportunidade incrível, estou abrindo a mente para novas possibilidades”, disse.

José Antônio Teixeira, carioca de 53 anos, é engenheiro civil e possui licenciatura em Física e Matemática. Ao lado da esposa e da filha, participou do evento em família e elogiou o trabalho do Instituto. “Ano passado estivemos no IMPA Portas Abertas e gostamos bastante. Sou fascinado pelo trabalho do IMPA e estarei aqui sempre que puder. Esses eventos são importantes para difundir e desmistificar a matemática, facilitando não só o aprendizado da disciplina, mas também de outras áreas. Entendo a dificuldade com a matemática, mas ela não deve ser um bicho de sete cabeças”, disse.

O pesquisador do IMPA Augusto Gerolin, a aluna de pós-doutorado Erika Ortiz e o doutorando Márcio Marques também fizeram apresentações abordando temas como transporte ótimo de massa, estocasticidade espontânea e modelagem da propagação acústica. Confira a transmissão completa do evento, disponível no canal no YouTube do IMPA

IMPA mestrado

Posts relacionados

Vera Steaming
Notícias
Affonso Beato

Steaming Estatal

O lançamento da plataforma de streaming governamental Tela Brasil, em pleno primeiro trimestre de 2026, traz à tona um debate

Leia mais »
Matemática Aplicada
Notícias
Affonso Beato

Dia da Matemática Aplicada

O evento “Dia da Matemática Aplicada” reuniu visitantes, entre jovens, famílias, graduandos e pós-graduandos, nesta terça-feira (27) na sede do IMPA, no Jardim Botânico.

Leia mais »
Industria AV
Notícias
Affonso Beato

Indústria Audiovisual: O Cenário em 2025

A presença de pessoas dissidentes no audiovisual brasileiro, pessoas trans, não binárias,
negras, indígenas, pessoas com deficiência, periféricas e de classe baixa, ainda é marcada por
um duplo movimento: a inclusão simbólica e a exclusão estrutural

Leia mais »
Comunicação Inclusiva foto
Notícias
Affonso Beato

Comunicação Inclusiva no Audiovisual

A presença de pessoas dissidentes no audiovisual brasileiro, pessoas trans, não binárias,
negras, indígenas, pessoas com deficiência, periféricas e de classe baixa, ainda é marcada por
um duplo movimento: a inclusão simbólica e a exclusão estrutural

Leia mais »