A ABC Cursos de Cinema inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS
ABCCC inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS nas filmagens de seus curta metragens e seuscursos práticos.
A História da Cinematografia tem como raiz especificamente a Fotografia, no contexto das Artes Visuais.
Para tal temos que entender como nós humanos começamos a ver o Mundo Real, a Imagem Real e a Imagem Virtual e depois como começamos a representá-las.
Começo da Percepção Visual e a Revolução do Cognitivo
Segundo o livro Sapiens: Uma Breve Historia da Humanidade de Yuval Noah Harari, o Homo Habilis data de mais de 2 milhões de anos e quando seu cérebro atingiu um volume cúbico de 14000cc, após deixar de ser herbívoros, há cerca de 200 mil anos, passou a ser Homo Sapiens.
Ali vivíam em cavernas, protegidos da agressividade animal. Um dia notaram que um fino buraco em uma das paredes deixava entrar um faixo de luz, que quando projetado em outra parede, produzia uma imagem do exterior invertida verticalmente, vivenciando, pela primeira vez, a transformação da Imagem Real em Imagem Virtual e os elementos físicos que mais tarde nos dariam a invenção da Câmara Escura e da Câmera Fotográfica e Cinematográfica.
Essas imagens estando também em movimento nos mostrariam o caminho para que, muitos anos depois, existisse a Cinematografia.
Pensando no início da Arte Visual, sabemos, por meio da Arqueologia, que a mais antiga representação da Pintura, chamada de Panle de las Manos, foi encontrada em El Castillo na Espanha e data de 40.000 anos medidos usando o método uranium-thorium dating.
Outra importante descoberta arqueológica foi no Sul da França, onde alguém, há 35.000 anos, empunhou um carvão e começou a copiar animais nas rochas das cavernas de Chavet, como mostrado no excelente filme em 3D de Werner Herzog, CAVE OF FORGOTTEN DREAMS, de 2010.
Desde aquele momento, através dos séculos, artistas visuais se dedicaram a copiar a realidade com animais, paisagens, retratos e cenas do cotidiano, somando suas expressões ao simples realismo.
As diferenças entre as interpretações dos mesmos temas mostraram a riqueza e a importância do subjetivismo humano, apresentando suas diferentes percepções da realidade material.
Se além de expressar sua subjetividade, o arista tem como função criar o novo ou original, saber o que existe é importante para que não voltemos a inventar a roda. Daí a importância de estarmos sempre examinando a História das Artes Visuais, como fonte de inspiração e nosso aperfeiçoamento artístico.
Mozi, um filósofo chinês, foi o primeiro a descrever em detalhes os princípios da Câmera Obscura.
Essa técnica de reprodução visual foi usada por muitos pintores para a cópia fiel da realidade, como mostrada no livro SECRET KNOWLEDGE de David Hockney.
Mais tarde, o fenômeno da Câmera Obscura inspira a Invenção da Fotografia.
Este post é parte de uma série que vai abranger semanalmente da Câmara Obscura até os equipamentos digitais atuais.
ABCCC inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS nas filmagens de seus curta metragens e seuscursos práticos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 7 – é o últimos dos posts que analizaram a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 6 – é um dos posts que analisam semanalmente a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 5 – é um dos posts que analisam semanalmente a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 3 – é um dos posts que analisam a evolução dos equipamentos e processos analógicos e digitais.