A  Estética na Cinematografia

por Affonso Beato, ASC, ABC

O Diretor de Fotografia como artista, vive num constante dilema em seu trabalho operacional entre a criação estética e as aplicações tecnológicas. Este curso se concentra na primeira.

Apresento como guia de conteúdo, o método Análise da Imagem Cinematográfica, desenvolvido por mim, nos meus 15 anos de Ensino no ArtCenter Collge of Design,  usado tanto para a criação de imagens quanto para a interpretação de trabalhos existentes. Para tal usaremos como exemplo, uma seleção de 24 títulos de longa-metragens cujas cinematografias foram consagradas. Usaremos esses títulos para os estudantes exercitarem o método de Análise.

As aulas são gravadas e postas à disposição por 48h para quem perdê-las. PDFs fornecidos após cada aula.

Conteúdo do Curso

                                                    A ESTÉTICA NA CINEMATOGRAFIAAffonso Beato, ASC, ABCh
    
0Encontro e Apresentação do Programa do Curso  
 Dilema ? Estética x Tecnologia   
    
1Apresentação do Método de Análise da Imagem Cinematográfica  
 Como vemos os filmes – forma sintética – Gestalt e forma anaítica com os 13 Elementos de Cinematografia 2
 24 Filmes relacionados com os 13 Elementos de Cinematografia  
 Percepção Humana x Percepção das Camêras – Estética e Arte  – deifnições filosóficas  
    
2FORMATO DA TELA – LAWRENCE OF ARABIA 2
    
3O PLANO – ENTER THE VOID 2
 ENQUADRAMENTO – THE INNOCENTS – THE HAUTING  
    
4ILUMINAÇÃO – BLADER RUNNER 2
 CONTRASTE – SEVEN  
    
5COR – IN THE MOOD OF LOVE – AMELIE 2
    
6FOCO – PROFUNDIDADE DE FOCO – CITZEN KANE 2
    
7LENTES – BARRY LYNDON 2
    
8EFEITOS VISUAIS VFX – 2001 A SPACE ODISSEY 2
    
9ÂNGULOS – REQUIEM FOR A DREAM 2
    
10MOVIMENTO – 1917 2
    
11LOOK – A Cinematografia Conteporânea – Rodger Deakins – Emmanuel Lubelski –  2
 Roger Deakins, ASC,BSC – THE MAN WHO WASN’T THERE – O BROTHER ART O – 1917  
 Emmanuel Lubelski, ASC, AMC – Y TU MAMA TAMBIEM – CHILDREN OF MEN – GRAVITY – THE REVENANT  
 Hoyte Van Hoitman, ASC, NSC – THINKER TAYLOR SOLDIER SPY – HER DUNKIRK  
    
12A Cinematografia Brasileira e para onde vamos 2
 O começo – Edgar Brasil – LIMITE  
 O Cinema Novo – Affonso Beato, ASC, ABC – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO  
 A Retomada – Walter Carvalho, ABC – MADAME SATà 
 Presente – Lula Carvalho, ASC, ABC – TROPA DE ELITE
Adrian Tejido, ABC – MARIGHELA 
Adriano Goldman, ASC, ABC – XINGÚ
  
  horas do curso24

FORMATO

24h – 12 sessões de 2 horas

HORÁRIO

 Terças – 17:00 às 19:00

INÍCIO

1Registre seu interesse elhe avisaremos do início do curso

INVESTIMENTO

Á vista por  R$ 1.716,00  ou 6 x R$ 286,00 sem juros ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito 

descontos fixos não cumulativos

CERTIFICADO

Affonso Beato, ASC, ABC - Direção de Fotografia

Affonso Beato, ASC, ABC

Diretor de Fotografia

Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Oscars), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, da qual foi Fundador e Presidente e, nos últimos 13 anos, vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA, onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa.

Em 2018, foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA.

https://variety.com/gallery/best-teachers-in-entertainment-film-tv/beato/

Foi Diretor de Assuntos Culturais da extinta EMBRAFILME e primeiro Presidente da extinta Fundação do Cinema Brasileiro.

Como Diretor de Fotografia,  trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodóvar – TUDO SOBRE MINHA MÃE, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Stephen Frears – A RAINHA , Mike Newell, AMOR EM TEMPO DE CÓLERA , Walter Salles Jr. – ÁGUA NEGRA, Carlos Diegues – DEUS É BRASILEIRO e Glauber Rocha – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, entre outros 53 longas-metragens.