A ABC Cursos de Cinema inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS
ABCCC inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS nas filmagens de seus curta metragens e seuscursos práticos.
Existe uma dualidade patente na formação profissional do(a) Diretor(a) de Fotografia. Considerando a Cinematografia uma Arte Visual, seus produtos são eminentemente estéticos, porém a produção é feita dentro de um contexto tecnológico. Esse paradoxo entre a arte e a tecnologia exige uma formação ampla e equilibrada.
Enquanto a formação artística requer estudos da História da Arte, Pintura, Fotografia e Cinema, o(a) Diretor(a) de Fotografia também precisa dominar a Física da Luz, Geometria da Iluminação, Câmera Cinematográfica e processos analógicos e digitais.
O desequilíbrio na formação pode gerar consequências graves na carreira. A capacidade de conceber planos, texturas e iluminação está intrinsecamente ligada à formação artística, mas sem o conhecimento técnico necessário para ajustar os parâmetros da câmera, elaborar workflows digitais e compreender a ciência da Cor, a qualidade final do projeto audiovisual pode ser comprometida. É fundamental que o(a) Diretor(a) de Fotografia tenha habilidades tanto artísticas quanto técnicas.
No entanto se o(a) profissional tiver somente uma formação tecnológica, pode deixar a desejar sua participação no desenho do look final do projeto e não entender as aspirações estéticas da direção e da produção e ser classificado como um simples “nerd” nas entrevistas de contratação ou na condução dos sets de filmagem.
Para tal, há anos, venho desenhando e aperfeiçoando os cursos abaixo, nos quais disserto sobre esses temas e aconselho vocês a considerarem em sua formação.
Essa matéria também foi apresentada e discutida em minha MasterClass abaixo.
ABCCC inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS nas filmagens de seus curta metragens e seuscursos práticos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 7 – é o últimos dos posts que analizaram a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 6 – é um dos posts que analisam semanalmente a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.