davinci lanterna mágica

História da Tecnologia Cinematográfica parte 2

Da Pintura à Projeção de Imagens

Não posso e não devo me deter aqui à Historia da Pintura e sua importância histórica, e como ela enriqueceu a Humanidade, mas o que acho importante no entanto é comentar que até a invenção da Fotografia, a maior parte dos artistas visuais tinham um compromisso em reproduzir com a maior fidelidade possível o Real, tendo criado o Realismo como fator de aceitação e qualificação artística.

O Realismo foi um fator qualificador importante até a Invenção da Fotografia, o que causou uma revolução artística com o nascer do Modernismo. A Fotografia tirou do pintor a função da cópia do Real.

Primeiras projeções

No século XV, Leonardo da Vinci descreve, por seus extraordinários desenhos, a câmara escura, uma caixa escura com uma lente frontal e uma fonte luminosa atrás, a primeira proposta histórica de projeção de imagens.

Em 1659, foi criada a Lanterna Mágica.

Athanasius Kircher lanterna mágica

A Lanterna Magica projetava slides ou pinturas translúcidas aplicadas numa placa de vidro.

Dando atenção às imagens do slide apresentado, podemos ver que há planos e uma narrativa anedótica.

Seria um dos primeiros Filmes? Seria o começo do Cinema?

As primeiras projeções de imagem com público começam por volta de 1660, com a Lanterna Mágica de Athanasius Kircher, sendo usada com grande sucesso em Paris.

Em 1838, antes mesmo da invenção da Fotografia, o matemático inglês, Sir Charles Wheatstone (1802 – 1875), produziu o Estereoscope e o primeiro Estereopar, iniciando a Estereografia, vulgarmente conhecida como Fotografia 3D e, mais tarde, Cinematografia 3D.

Estereoscope óculos

Desde sua invenção, Estereopares foram produzidos em muitas formas.

O Estereopar foi feito com duas imagens em 2D, um pouco diferentes uma da outra, colocadas no Estereoscope, de uma forma que cada olho via sua respectiva imagem, causando a esteriopsia, a sensação que promove volume e profundidade da imagem em nossos cérebros.

Estereoscope Torre Eifel

Desde então, a Estereografia vem tentando melhorar objetos tridimensionais e nossa realidade visual, imitando o processo da visão humana.

Estereoscope in Paris

Este post é parte de uma série que vai abranger semanalmente da Câmara Obscura até os equipamentos digitais atuais.

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