Arri Alexa

História da Tecnologia Cinematográfica parte 6

A Cinematografia Eletrônica Digital

A criação do computador e da tecnologia digital, depois da Segunda Guerra Mundial, desenvolveu imensamente a telefonia e criou uma revolução nas comunicações mundiais.

Nos anos 70, os militares norte-americanos liberaram a ARPANET para as universidades americanas e logo seriam criados a Internet e o e-mail.

Somente nos anos 2000, o Cinema foi se adaptando às câmeras de televisão e o sistema fotoquímico foi dando lugar às câmeras cinematográficas digitais.

Em 2002, a Thompson criou a câmera Viper FilmStream que produzia imagens com sensores CCD, formato HD e imagens Log e produziu importantes cinematografias nos filmes COLATERAL, de Michael Mann e O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON, de David Fincher.

COLLATERAL
o-curioso-caso-de-benjamin-button

Com parceria com a Sony, usando sua câmera F900, a Panavision cria, em 2005, sua primeira câmera cinematográfica digital chamada Genesis, com um sensor CCD, que produzia imagens no formato HD (1920×1080 pixels) num espaço de cor Panalog.

Com ela foram produzidos muitos longas-metragens e a parceria foi também a personagem do drama empresarial financeiro que causou a separação das duas empresas.

Em 2008, a ARRI lança a Arriflex D-20, primeira câmera digital, com sensor CMOS, HD, RGB 4:4:4, introduzindo a tecnologia Bayer e produzindo imagens no formato RAW, uma verdadeira revolução.

Arri D20

Três anos depois, a D-20 foi substituída pela D-21, com a qual fotografei a série MAYSA: QUANDO FALA O CORAÇÃO, escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim e indicada ao Emmy, introduzindo a Cinematografia Digital nas telenovelas da TV Globo.

D-21 Arri
MAYSA

Na NAB Show 2005, em Las Vegas, foi anunciada a câmera RED One, a primeira em 4K, que logo popularizou-se no mercado, com um desenho inovador e compacto, fazendo seus concorrentes repensarem seus modelos.

Em abril de 2010, a Arri lançou a Arri Alexa, que, com uma grande aceitação, passou a ser usada na produção de longas-metragens de alto valor de produção.

Vários modelos foram produzidos, como a Alexa XT, ST e M e Alexa 8K, todas entregando a tecnologia ArriRaw. Sua ampla aceitação é devida à alta qualidade de sua imagem – uma das mais parecidas com a produzida por negativos fotoquímicos – e a facilidade em configurá-la.

Arri Alexa

Em 24 de fevereiro de 2015, a Arri anunciou a Alexa Mini, uma câmera compacta com o mesmo sensor das outras câmeras Alexa, cartões CFast 2.0, 200 FPS e gravação em resolução 4K.

No Carnaval de 2013, eu tive o privilégio de testar as primeiras câmeras Sony CineAlta F65, oferecidas para a TV Globo e, logo depois, usei duas na fotografia do longa-metragem O TEMPO E O VENTO, de Jayme Monjardim. Esse foi o primeiro longa com imagens em 4K, rodadas sem S-Log, com a profundidade de cor de 16 bits e pós-produzidas com a tecnologia.

Sony F65
O TEMPO E O VENTO

Este post é parte de uma série que abrangeu semanalmente da Câmara Obscura até os mais avançados equipamentos digitais atuais.

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